terça-feira, 25 de outubro de 2022

SUSTENTABILIDADE

EXPLOSÃO DO NORD STREAM

CONSEQUÊNCIA AMBIENTAIS 


Vários pesquisadores estão investigando a possibilidade de as explosões nos gasodutos Nord Stream tenham causado danos ambientais em face dessas explosões terem rompido os oleodutos no Mar Báltico e ter ocorrido nas proximidades da ilha dinamarquesa de Bornhholm, uma área onde agentes de guerra química armazenados foram despejados em 1947 como parte da desmilitarização da Alemanha no pós-guerra.

O certo é que cerca de 32.000 toneladas de armas químicas, contendo 11.000 toneladas de agentes ativos de guerra química, foram descartadas no local, conforme informa Hans Sanderson, cientista ambiental da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

É evidente que, com a ação do tempo, o envoltório de metal que protege o material descartado, já apresenta sinais de corrosão, permitindo, por via de consequência que o seu conteúdo esteja contaminando o sedimento circundante.

A grande preocupação desses pesquisadores está voltada para o fato de que e a expulsão violenta de metano existente no oleoduto rompido possa prejudicar a biodiversidade marinha. Os contaminantes incluem o isótopo radioativo césio-137, produtos químicos retardadores de chamas chamados éteres difenílicos polibromados e metais pesados, incluindo mercúrio, cádmio e chumbo.

Embora os resultados das pesquisas sobre os possíveis danos causados pelo vazamento do Nord Stream vão demorar a preocupação é especialmente gerada pelo fato de que este é um sedimento, altamente poluído, se disperse no ambiente marinho, causando um grave dano ambiental.

Fonte:  Nature News - 21 October 2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário