quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Tecnologia - Bases de lançamento de veículos espaciais.

TECNOLOGIA

BASES DE LANÇAMENTO DE VEÍCULOS ESPACIAIS 


Após o lançamento do famoso Sputinik I pela Rússia, em 4 de outubro de 1957, uma avalanche de artefatos foi lançada ao espaço, entre eles, um considerável volume de satélites, montagem da Estação Espacial Internacional (ISS) e agora em construção a estação espacial chinesa Tiangong (Palácio Celestial – em chines).

Para esses projetos, são necessários bases destinadas ao lançamento de veículos espaciais. Após o famoso Sputinik I que partiu da base de Baikonur (Rússia) uma infinidade delas foram construídas, valendo registrar que, junto com a base de Cabo Canaveral , essas eram as únicas inicialmente disponíveis.

Porém, com os avanços das tecnologias, a divulgação de muitas pesquisas e a importância da “ocupação do espaço sideral” como uma força estratégica e geopolítica, as bases de lançamento se proliferaram.

No mapa adaptado daquele produzido pela Visual Capitalist, são mostradas todas as bases operacionais de lançamento de veículos espaciais distribuídas por todo o planeta.

Vale registrar que a nossa a base de Alcântara (Maranhão), por ser proximal à linha do Equador, apresenta uma grande vantagem competitiva para os VLS (Veículos Lançadores de Satélites) em face de promover uma economia de 30% no combustível utilizado para o lançamento de satélites.  Mais uma vantagem que desponta no nosso Brasil!

Fonte da figura ; Visual Capitalist (2022).




Nenhum comentário:

Postar um comentário