sábado, 19 de fevereiro de 2022

 Drogas e Pandemia


Não há dúvidas que a pandemia influenciou consideravelmente o consumo de medicamentos controlados (tarja preta), assim como o consumo de drogas ilícitas!

Como sempre afirmo, ciência e tecnologia são facas de dois gumes!

Nesse pormenor, a engenharia genética e a bioquímica evoluíram substancialmente com, por exemplo, o desenvolvimento de drogas ilícitas pesadas e mesmo a manipulação genética, como foi o caso da canabis que foi potencializada mediante engenharia genética.

Devido à problemas relacionados ao isolamento, onde a resistência psíquica de muitos fica bastante fragilizada, procurar compensações mediante o uso de drogas não lícitas é uma forma de fuga em face da baixa capacidade de resistência e resiliência do ser humano o que, segundo minha ótica, é bastante compressivo.

A sociedade moderna comprime o indivíduo para dentro de uma “bolha midiática” na qual o sucesso dever ser obtido a qualquer preço; basta examinar as mídias sociais e os “sucessos” de seus personagens. Afinal, ninguém ousa dizer do seu momento real e de suas fragilidades como ser humano!  Postagem das mais diversas em “baladas” ou ambientes extremamente sofisticados, escondem uma realidade gritante e bem diferente daquela vivenciada por esses personagens.

Daí a fuga, diante da constatação de uma realidade bem diferente daquela produzida com efeitos especiais nas mídias sociais! O choque entre o real e o imaginário provoca, inevitavelmente, um desconforto abissal!

Em muitos casos, a solução desse desconforto é no âmbito legal, como por exemplo, a procura de um terapeuta, o que é salutar! Porém, em muitos casos, ela é procurada da forma danosa! Para mitigar essa dor profunda do seu “eu interior” foge, tal qual um prisioneiro de si mesmo, em busca de horizontes diferenciados. Nesse sentido, as drogas são a principal porta de entrada para um caminho, muita das vezes, sem volta!

Por exemplo, o Munich Security Repor - 2022 informa que a droga - Fentanil - inicialmente utilizada como “arma” no famoso incidente do Teatro de Moscou em 2002 (42 chechenos armados tomaram posse do teatro resultando na morte de pelo menos 170 pessoas, onde muitas vítimas fatais foram motivadas pela inalação do Fentanil), vem sendo utilizada para efeitos recreativos e prosperando em larga escala!

Nos EUA, por exemplo, as autoridades estão bastante preocupadas pois, o uso de drogas ilícitas, entre elas o Fentanil, elevou-se exponencialmente e passou a ser considerado um caso grave de saúde pública! Da mesma forma, houve um crescimento elevado de morte. Só ano de 2021 morreram 100 mil americanos por overdose!

Será que vivemos em universos paralelos?
Não chegou a hora de um repensar da nossa sociedade diante da pressão consumista e a “compra” da felicidade a qualquer custo?

Nota: Esse artigo também foi publicado no Linkedin



Nenhum comentário:

Postar um comentário