quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

DNA - Benefícios e Perigos!

 DNA - Benefícios e Perigos!


Depois que o presidente Macron se recusou a realizar o teste para detenção de uma possível contaminação do SAR-CoV-2, como exigência do governo russo, o mesmo acontecendo com o chanceler alemão Olaf Scholz, muita especulação passou a circular nas mídias sociais!

Uma das postagens mais constrangedoras foi uma foto de sua reunião com Putin, na Rússia, onde o mesmo ficou em uma mesa de 6 metros de comprimento, objetivando distanciamento máximo entre os dois presidentes.

Será que o presidente da França e o chanceler alemão estavam com receios de que, através da coleta do material para exame da Covid-19, os russos descobrissem detalhes do seus respectivos DNA’s?

É plausível pois, lembro-me da obra de Tim  Weiner – “Legados de Cinzas” que conta com detalhes os mais diversos fracassos de operações da CIA. Uma das passagens, ele relata uma ação da CIA destinada a desviar o sistema de esgoto do vaso sanitário do apartamento onde Brejnev estava hospedado, então premier russo, quando se encontrava em Paris para uma conferência, com objetivo de, coletando material, descobrir detalhes da sua saúde!

Com os avanços nas pesquisas do DNA, após a descoberta da sua estrutura molecular, uma dupla hélice, em trabalho colaborativo realizado pelo famoso quarteto: James Watson, Francis Crick, Maurice Wilkins e Rosalind Franklin; muitas novas tecnologias foram desenvolvidas. Hoje é possível delinear traços genéticos de uma pessoa, assim como descobrir possíveis ocorrência de doenças, como foi o caso da atriz Angelina Jolie que decidiu realizar uma mastectomia dupla, em função dos resultados de exames que detectaram grande probabilidade de ela contrair câncer!

Uma das áreas que utiliza bastante essa tecnologia é a área forense. Peças de roupas, amostras de sangue, até bituca de cigarro pode permitir, após a análise dos técnicos forenses, desvendar diversos crimes. Ocorreu uma ampliação desse processo através dos denominados “bancos de DNA”.

Assim, a exemplo da tecnologia de reconhecimento facial, comparando diversos dados do material coletado em uma cena de crime, por exemplo, e acessando o banco de DNA, será possível encontrar o autor do evento, desde que o seu DNA esteja arquivado no banco consultado.

Uma das técnicas que vem sendo utilizadas com bastante sucesso é a denominada edição de genoma, como a técnica CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats), tecnologia de edição de genoma que permite identificar genes de interesse, no DNA de qualquer espécie, e modificá-lo de acordo com as necessidades da pesquisa.

Agora imaginemos uma determinada população que tenha um gene específico. O que pode ser feito com isso? Bom, segundo Piers Millet, um especialista em guerra biológica, há possibilidades de se aerossilizar um editor de genoma que elimine um gene específico dessa população. Segundo ele, essa é uma atividade passiva pois a população alvo passa a inspirar e retroativamente alterar o DNA daquela população alvo!

Como tenho dito, a ciência e a tecnologia é uma faca de dois gumes, tanto serve para o bem da humanidade como também para malefícios dos mais diversos.

Nota: Esse material também foi publicado no Linkedin em 17/02/2022.



Nenhum comentário:

Postar um comentário