quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Cadeias globais de suprimentos em alerta!

 CADEIAS GLOBAIS DE SUPRIMENTOS EM ALERTA!




A recente paralização do Porto de Ningbo na China, ocorrida em 10/01/2021, em face de um novo surto de SARS-Cov-2, está preocupando os diversos atores das cadeias globais de suprimentos.
A preocupação das autoridades está voltada para a possibilidade de repetição do mesmo pesadelo ocorrido em 2021, quando as cadeias globais de suprimentos sofreram verdadeiros colapsos.

O porto de Ningbo está localizado em Ningbo e Zhoushan, na costa do Mar da China Oriental, na província de Zhejiang, ao sul da baía de Hangzhou e é considerado terceiro maior porto do mundo de acordo com Lloyds Lists - One Hundred Ports (2020).

No ano passado, a paralização desse porto, acabou acarretando o congestionamento de um grande volume de navios porta-contêineres que se encontravam esperando fora dos porto.

Essa nova paralização, já está provocando, a exemplo de semelhante acontecimento no ano passado, um grande impacto dado que os navios que se deslocavam para Ningbo, passaram a ser direcionados para o porto de Xangai. 

É claro que esse redirecionamento vai ter reflexo e um “efeito dominó” já é esperado, a exemplo do ocorrido em 2021, que causou problemas de suprimentos em vários setores industriais, paralisando as cadeias produtivas, elevando os custos e impactando de forma severa a inflação que contagiou todo o planeta.

Nota: Esse artigo foi publicado no Linkedin em 21/01/2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário