segunda-feira, 15 de novembro de 2021

 

TRANSAÇÕES FINANCEIRAS
O setor financeiro precisa ter um olhar diferenciado para os idosos!


Não restam dúvidas que a transformação digital trouxe enormes benefícios, não só para as empresas, como também para toda a sociedade em geral.

Um dos setores que mais acelerou esse processo, ou melhor foi forçado, é o setor financeiro, muito especialmente com objetivo de maximizar a velocidade das transações financeiras principalmente em face de uma inflação galopante, como, por exemplo, a tão histórica e conhecida inflação brasileira.

Ao lado do cyber progresso que nos visita a cada instante, também caminha à passos largos, o cibercrime!

Já relatei aqui, em diversas oportunidades, a verdadeira “guerra” que é diariamente travada entre os cibercriminosos e os especialistas em segurança digital das empresas. Mesmo assim, ocorrem problemas como várias empresas, como vem noticiando a grande mídia, devido ao golpe que sofreram!

Importante observar que, apesar de vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados, os vazamentos continuam escancarados e informações de todas as ordens, muitas delas com um vasto número de dados dos arquivos hackeados (CPF, endereços, telefones, parentes, idades etc. etc.). É importante lembrar sempre que, assim como as instituições financeiras são guardiãs dos nossos recursos financeiros, as demais empresas também são guardiãs dos nossos dados e devem ser fortemente penalizadas por qualquer tipo de “vazamento”!

Como escrevi aqui, a cada dia, os ataques são extremamente sofisticados, mediante o uso dos mais diversos artifícios criativos encetados pelos criminosos do ciberespaço: engenharia social, sites clonados, boletos bancários falsos etc. etc.

Obvio que, ao final, o grande prejudicado é o usuário, dado que, em um país como o nosso, há uma extensa batalha junto a prestadora do serviço (banco, instituições financeiras etc.) para reaver a pecúnia subtraída ilegalmente, através dos inúmeros golpes aplicados aos cidadãos. Em muitos casos, o usuário dos serviços terá que contratar um advogado e mover uma ação de perdas e danos contra a prestadora de serviços. Será devido a uma “análise estatística” do tipo: “deixa reclamar, muitos desistem em face da demora na solução do caso !”.

Porém, vale um registro importante: O Banco Central, através de seu site (www.bcb.gov.br) , na aba “acesso à informação” è “fale conosco” e “Reclamação contra instituição financeira” tem se mostrado um guardião do interesse dos cidadãos e merece aqui meus maiores elogios!

Agora, ponha-se no lugar de um idoso, em sua maioria pouco afeito ao uso dessa parafernália eletrônica que manejamos hoje, como um “mestre da navegação”.

Em sua maioria, utilizam o celular para trocar mensagens felizes entre os seus familiares, recebendo fotos dos netinhos e, nesse contexto, muito distantes dos perigos gerados pelo uso desavisado desses equipamentos, como por exemplo: recebimento de mensagens falsas gerada por um cibercriminoso que, acessando o Facebook, capturou uma foto do netinho ao lado da avó e “comprou” da web, arquivo de dados hackeados de diversos clientes de alguma empresa!

Fatalmente, essa geração linda, charmosa e maravilhosa, que viveu em outro tempo, onde os acontecimentos fluíam na velocidade de uma valsa, bem ao estilo Danúbio Azul, têm grande dificuldade para se adequarem ao moderno “Heave Metal” ou ao “Rock Pauleira”!

Já passou da hora para as instituições financeiras, onde os golpes são mais visados, a deixar um pouco a sua avareza e ter sensibilidade para um problema tão presente hoje!

Não forçando “goela à baixo” uma tecnologia para aqueles que têm dificuldades de lidar com ela, afinal são de outra geração; lembrando que muitos deles moram sozinhos e, apesar de viverem um vida mais espartana, são possuidores de bons recursos financeiros!

Atenção, diretores de instituições financeiras e o pessoal de TI delas, a hora é agora!

Vocês também vão envelhecer! Aliás o Brasil é o País com maior taxa de envelhecimento populacional do planeta!

O tempo é implacável!

Portanto, “mãos à obra” com obstinação e criatividade; afinal de contas a tecnologia já está disponível!

 Nota: Esse artigo também foi disponibilizado no linkedin, na página do autor.




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