TRANSAÇÕES FINANCEIRAS
O setor financeiro precisa ter um
olhar diferenciado para os idosos!
Não restam dúvidas que a transformação digital trouxe enormes
benefícios, não só para as empresas, como também para toda a sociedade em
geral.
Um dos setores que mais acelerou esse processo, ou melhor foi
forçado, é o setor financeiro, muito especialmente com objetivo de maximizar a
velocidade das transações financeiras principalmente em face de uma inflação
galopante, como, por exemplo, a tão histórica e conhecida inflação brasileira.
Ao lado do cyber progresso que nos visita a cada instante,
também caminha à passos largos, o cibercrime!
Já relatei aqui, em diversas oportunidades, a verdadeira
“guerra” que é diariamente travada entre os cibercriminosos e os especialistas
em segurança digital das empresas. Mesmo assim, ocorrem problemas como várias
empresas, como vem noticiando a grande mídia, devido ao golpe que sofreram!
Importante observar que, apesar de vigorar a Lei Geral de
Proteção de Dados, os vazamentos continuam escancarados e informações de todas
as ordens, muitas delas com um vasto número de dados dos arquivos hackeados
(CPF, endereços, telefones, parentes, idades etc. etc.). É importante lembrar
sempre que, assim como as instituições financeiras são guardiãs dos nossos
recursos financeiros, as demais empresas também são guardiãs dos nossos dados e
devem ser fortemente penalizadas por qualquer tipo de “vazamento”!
Como escrevi aqui, a cada dia, os ataques são extremamente
sofisticados, mediante o uso dos mais diversos artifícios criativos encetados
pelos criminosos do ciberespaço: engenharia social, sites clonados, boletos
bancários falsos etc. etc.
Obvio que, ao final, o grande prejudicado é o usuário, dado
que, em um país como o nosso, há uma extensa batalha junto a prestadora do
serviço (banco, instituições financeiras etc.) para reaver a pecúnia subtraída
ilegalmente, através dos inúmeros golpes aplicados aos cidadãos. Em muitos
casos, o usuário dos serviços terá que contratar um advogado e mover uma ação
de perdas e danos contra a prestadora de serviços. Será devido a uma “análise
estatística” do tipo: “deixa reclamar, muitos desistem em face da demora na
solução do caso !”.
Porém, vale um registro importante: O Banco Central, através
de seu site (www.bcb.gov.br) , na aba “acesso à informação” è “fale conosco” e “Reclamação contra
instituição financeira” tem se mostrado um guardião do interesse dos cidadãos e
merece aqui meus maiores elogios!
Agora, ponha-se no lugar de um idoso, em sua maioria pouco
afeito ao uso dessa parafernália eletrônica que manejamos hoje, como um “mestre
da navegação”.
Em sua maioria, utilizam o celular para trocar mensagens felizes
entre os seus familiares, recebendo fotos dos netinhos e, nesse contexto, muito
distantes dos perigos gerados pelo uso desavisado desses equipamentos, como por
exemplo: recebimento de mensagens falsas gerada por um cibercriminoso que,
acessando o Facebook, capturou uma foto do netinho ao lado da avó e “comprou”
da web, arquivo de dados hackeados de diversos clientes de alguma empresa!
Fatalmente, essa geração linda, charmosa e maravilhosa, que
viveu em outro tempo, onde os acontecimentos fluíam na velocidade de uma valsa,
bem ao estilo Danúbio Azul, têm grande dificuldade para se adequarem ao moderno
“Heave Metal” ou ao “Rock Pauleira”!
Já passou da hora para as instituições financeiras, onde os
golpes são mais visados, a deixar um pouco a sua avareza e ter sensibilidade
para um problema tão presente hoje!
Não forçando “goela à baixo” uma tecnologia para aqueles que
têm dificuldades de lidar com ela, afinal são de outra geração; lembrando que
muitos deles moram sozinhos e, apesar de viverem um vida mais espartana, são
possuidores de bons recursos financeiros!
Atenção, diretores de instituições financeiras e o pessoal de
TI delas, a hora é agora!
Vocês também vão envelhecer! Aliás o Brasil é o País com
maior taxa de envelhecimento populacional do planeta!
O tempo é implacável!
Portanto, “mãos à obra” com obstinação e criatividade; afinal
de contas a tecnologia já está disponível!
Nota: Esse artigo também foi disponibilizado no linkedin, na página do autor.
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