quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Burocracia e Transformação Digital

 BUROCRACIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL


É impressionante como várias empresas que, adentrando num processo de transformação digital, continuam a manter os sistemas burocráticos anteriores.

A foto apresentada é um exemplo típico, ocorrido em uma operadora de serviços de saúde.

Ao realizar uma consulta médica ou mesmo um procedimento complementar, o sistema exige que o usuário acesse o aplicativo da operadora com objetivo de obter um “token” de autorização da consulta/procedimento complementar a ser realizado.

Essa autorização (“token”) é gerada e transmitida diretamente para o smartphone do usuário, logo validando o processo, dado que o referido equipamento tem seu registro na própria operadora e o usuário para acessar o aplicativo deverá digitar uma senha!

Daí, além desse processo aparentemente simples e eficaz, a operadora exige do prestador do serviço, a impressão de “Guia de Autorização” (ver na foto) que deverá ser preenchida com todos os dados do usuário, para então ser assinada por ele!

Então pergunto: por que digitalizar processos sem simplificar a burocracia?

É o mesmo tema que relatei aqui: dois soldados da infantaria inglesa permaneciam em seus postos durante um exercício da tropa, numa demonstração para a rainha da Inglaterra.

Questionado o motivo daqueles soldados permanecerem sem qualquer atuação, após uma rigorosa investigação a resposta surgiu: quando a infantaria usava cavalos, esses soldados eram responsáveis por cuidar dos animais, evitando a sua fuga.

A transformação digital chegou, nas pelo visto, nada mudou!

Nota: Este artigo também foi publicado no linkedin em 11/11/2021



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