BUROCRACIA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
É impressionante como várias empresas que, adentrando num
processo de transformação digital, continuam a manter os sistemas burocráticos
anteriores.
A foto apresentada é um exemplo típico, ocorrido em uma
operadora de serviços de saúde.
Ao realizar uma consulta médica ou mesmo um procedimento
complementar, o sistema exige que o usuário acesse o aplicativo da operadora
com objetivo de obter um “token” de autorização da consulta/procedimento
complementar a ser realizado.
Essa autorização (“token”) é gerada e transmitida diretamente
para o smartphone do usuário, logo validando o processo, dado que o referido
equipamento tem seu registro na própria operadora e o usuário para acessar o
aplicativo deverá digitar uma senha!
Daí, além desse processo aparentemente simples e eficaz, a
operadora exige do prestador do serviço, a impressão de “Guia de Autorização”
(ver na foto) que deverá ser preenchida com todos os dados do usuário, para
então ser assinada por ele!
Então pergunto: por que digitalizar processos sem simplificar
a burocracia?
É o mesmo tema que relatei aqui: dois soldados da infantaria inglesa
permaneciam em seus postos durante um exercício da tropa, numa demonstração
para a rainha da Inglaterra.
Questionado o motivo daqueles soldados permanecerem sem
qualquer atuação, após uma rigorosa investigação a resposta surgiu: quando a
infantaria usava cavalos, esses soldados eram responsáveis por cuidar dos
animais, evitando a sua fuga.
A transformação digital chegou, nas pelo visto, nada mudou!
Nota: Este artigo também foi publicado no linkedin em 11/11/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário