domingo, 2 de julho de 2023

 Carros Elétricos (EV) – Trocando seis por meia dúzia!

Parte I – Mobilidade Urbana.

A indústria automobilística esgotou a sua capacidade de inovação, considerando seus projetos ainda centrados nos veículos à combustão interna. Isso decorre, diante das novas tecnologias, em face de diversos problemas, começando pela sua complexa mecânica de funcionamento (motores, caixa de câmbio, embreagens etc.) e geração de resíduos poluentes pela queima de combustíveis fósseis.

Nesse pormenor, os carros elétricos são mais “enxutos” pois não necessitam dessa mecânica tão complexa, porém necessitam de componentes voltados para operação através do uso da eletricidade. Sua engenharia é bem mais simplificada comparativamente aos carros movidos à combustíveis fósseis que, desde o seu projeto original, não sofreram alterações significativas em seus sistemas de combustão interna!

Mas, nessa equação frenética de transformação do consumo mediante o seu redirecionamento para veículos elétricos, apenas ganhamos em termos de mecânica e funcionalidade mais simplificada, porém não resolveremos os problemas da mobilidade urbana!

De um lado, consideremos as questões da mobilidade urbana, especialmente nas denominadas cidades inteligentes (Smart Cities). Seus requisitos impõe uma massiva operação coordenada com o uso, em larga escala, da tecnologia da informação e comunicação e, em um contexto mais ampliado, o uso da denominada internet das coisas (IoT – Internet of Things) mediante utilização de sensores e monitoramento, como GPS, câmera, Bluetooth, Wi-Fi, etc.

De outro lado, o uso de carros elétricos nas Cidades Inteligentes, teoricamente resolveria o problema relacionado à poluição ambiental, mas não solucionaria o problema da mobilidade urbana em face da elevada “poluição” de veículos se deslocando nos espaços urbanos!

A solução virá, segundo a minha ótica, mediante um perfeito sincronismo dos transportes urbanos de alta eficiência (Trens, ônibus elétricos, VLT etc.) interligados via IoT e uso de um aplicativo específico de tal forma que qualquer cidadão, utilizando esse aplicativo, poderá se deslocar de um ponto a outro da cidade de forma precisa e cronometrada com definições dos horários de cada uma das alternativas de transporte destinadas a levar esse cidadão ao seu destino.

A simples troca de veículos movidos à combustão interna por veículos elétricos resultará em situações semelhantes a ocorrida nos grandes centros urbanos, onde os usuários desses veículos se depararam com problemas: engarrafamentos, espaços para estacionamento bem escassos etc.

Simplesmente trocar os carros movidos à combustão interna por veículos elétricos, será o mesmo que trocar seis por meia dúzia, quando estamos tratando da mobilidade urbana!

Voltaremos ao tema em uma próxima postagem !

Nenhum comentário:

Postar um comentário