domingo, 2 de julho de 2023

Veículos Elétricos (EV) - Parte II
Baterias e outros problemas.

Na parte I desse tema, postada nessa plataforma no dia 29/06/2023, abordamos as questões relacionadas aos veículos elétricos sobre a ótica de seu impacto na mobilidade urbana, dentro de uma perspectiva do uso desses veículos da mesma forma que são utilizados hoje os veículos movidos a combustíveis fósseis, não resolvendo, por via de consequência, os problemas da mobilidade urbana, em face da manutenção do processo atual que resulta em grandes congestionamentos, dificuldades de espaços para estacionamentos, assim como lentidão no fluxo de veículos etc.

Nessa postagem vamos tratar de outros aspectos operacionais que, em sua maioria, não são abordados quando estamos falando dos carros elétricos. A começar pela sua bateria que é produzida por diversos fabricantes que utilizam várias composições químicas na sua fabricação, levando, por via de consequência a uma abordagem complementar quanto ao seu descarte

De um lado, se o seu descarte ocorrer em aterros sanitários comuns, os metais pesados existente nessas baterias podem vazar para o solo e a água, contaminar os ecossistemas e os recursos hídricos; além da própria decomposição das baterias que podem resultar na liberação de gases tóxicos na atmosfera; representando um risco para o ecosistema.

De um outro, a infraestrutura de reciclagem é um aspecto central, visto que a reciclagem de baterias de íon-lítio resulta em um processo complexo e caro, exigindo tecnologias específicas para recuperar os materiais (lítio, cobalto, níquel e chumbo) de forma eficiente e segura

Outro ponto importante a considerar refere-se as fontes de suprimentos do lítio, escasso na natureza, encontrado em maior escala na República Democrática do Congo (RDC), onde a mineração artesanal ocorre em condições perigosas e vem provocando a poluição ambiental e contaminação das fontes de água locais, em face do uso de produtos químicos, como ácidos e solventes, na sua extração, assim como cobalto e níquel - elementos cruciais na produção de baterias presentes em carros elétricos.

Quanto a recarga dos veículos elétricos é importante registar que ela vai requerer uma logística de suprimentos bem estruturada para definir as localizações das estações de recarga e sua normatização. No Brasil, por suas dimensões continentais, a demanda para a instalação desses postos vai depender da demanda por veículos elétricos nas diversas regiões o que poderá ser um fator impeditivo da circulação desses veículos em todo o território nacional.

Enfim, não restam dúvidas de que os veículos elétricos apresentam grandes vantagens sobre os atuais veículos movidos a motores que utilizam combustíveis fósseis. Segundo a minha ótica, a principal questão relativa a expansão no uso dos veículos elétricos está na arquitetura de um planejamento adequado para a sua implantação, numa abordagem macro do problema.

 

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