domingo, 9 de julho de 2023

Riscos Geopolíticos e Fragilidade 

das Cadeias de Suprimentos. 


O projeto de uma cadeia de suprimentos para a indústria eletrônica, não nasce de um simples planejamento executado em uma mesa de trabalho. É um longo desafio que perpassa por uma miríade de eventos, entre eles as negociações das mais diversas como os parceiros de negócios, assim como a estruturação de um sistema de controle de qualidade que garanta um suprimento adequado e permanente destinados a abastecer as linhas de produção de componentes e equipamentos eletrônicos e de comunicação.

 

Nesse contexto, os Estados Unidos por exemplo, ficaram dependentes de certos insumos básicos originários da China, por exemplo, os caças americanos F-16 e F-35 dependem de suprimentos chineses. Entre vários deles temos as denominadas Terras Raras, cujos elementos são muito utilizados na indústria de alta tecnologia, devido as suas propriedades específicas como: ductilidade, maleabilidade, baixa dureza, magnetização, condutividade térmica e elétrica.

 

Por exemplo, o germânio é utilizado na fabricação de semicondutores, lentes de câmeras e microscópios, ligas metálicas, assim como são usados principalmente para redes de comunicação por fibra ótica e sistemas de visão noturna por infravermelho; valendo lembrar que cêrca de 50% dos sistemas eletrônicos utilizados na indústria militar dependem fortemente desse insumo. O gálio por sua vez, é conhecido pelo seu baixo ponto de fusão e é utilizado na construção de circuitos integrados e dispositivos optoeletrônicos como diodos de laser e diodos LED empregados em monitores de computador, celulares, notebooks etc.

 

A China detém o maior volume de gálio e germânico do planeta, sendo estimado que 97% das terras-raras estejam localizadas na Ásia, onde 2/3 delas se encontram na China que é responsável por 87% da comercialização desses insumos, colocando a República Popular da China em uma posição privilegiada e estrategicamente bem-posicionada no suprimento desses elementos.

 

Em 1º de julho deste ano (2023) o Ministério do Comércio da China informou que a partir dessa data, as empresas que desejam exportar germânio e gálio precisarão obter uma licença especial! Tal atitude está sendo considerada por muitos analistas como uma possível retaliação após Estados Unidos e Europa ter colocado restrições para a exportação de chips para a China.

 

Os lockdowns provocados pela pandemia mostraram de forma clara a necessidade de redirecionamento das cadeias de suprimentos “offshoring” ,  buscando novas estratégias de abastecimento de insumos e produtos, e nesse caso preferindo a produção “reshoring”,  “nearshoring” ou “friendshoring”  ; porém essa decisão não ocorre em um "passe de mágica". Muitas vezes, demanda um bom tempo para a absorção desse novo processo, suas características e seus desdobramentos.

 

"A logística desempenha um papel crucial na guerra. O suprimento adequado de tropas e recursos é essencial para o sucesso."

Carl von Clausewitz (Da Guerra).




 


Nenhum comentário:

Postar um comentário