quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Computadores Quânticos – que ameaças eles trazem?

Computadores Quânticos

Que ameaças eles trazem?



As primeiras pesquisas teóricas sobre computadores quânticos datam da década de 1920 e 1930 e foram baseados em trabalhos realizados por físicos e matemáticos, sendo que em 1935 o físico alemão Max Born publicou os primeiros trabalhos sobre o tema.

Embora as demonstrações teóricas indicassem que esses computadores seriam viáveis, foi somente em 1985 que o físico canadense David Deutsh mostrou a sua viabilidade prática por ter construído o primeiro computador quântico. Eles funcionam com uma lógica baseada na teoria quântica e utilizam os denominados qubits (ou bits quânticos), em contrapartida os computadores que hoje são tão corriqueiros em nossas aplicações sejam no lazer ou no trabalho, que utilizam bits para armazenar e processar informações.

Aberto o leque de possibilidades para a tecnologia dos computadores quânticos, as pesquisas na área vêm se expandindo exponencialmente, através de vários grupos em todo o planeta, que procuram aprimorar essa tecnologia para torná-la mais potentes assim com ampliar suas aplicações.

Vários países em todo o planeta vem realizando uma verdadeira corrida “armamentista” para melhorar o seu desenvolvimento entre eles: EUA, China, Rússia, Japão, Comunidade Europeia etc. Dominar essa nova tecnologia é deter uma poderosa máquina, assim como bem explicitou Vladimir Putin ao falar sobre os avanços a Inteligência Artificial quando, em 2017, afirmou:  "quem se tornar líder na IA terá o controle mundial", na computação quântica não será diferente!

Além da elevada velocidade para resolver problemas complexos, embora ainda estejamos engatinhando nessa área, uma das grandes preocupações está relacionada à criptografia existente atualmente, dada a facilidade com que um computador quântico tem para “quebrá-la” rapidamente. Baste citar um exemplo: a criptografia RSA de 2048 bits, um algoritmo de criptografia assimétrica desenvolvido por Ron Rivest, Adi Shamir e Leonard Adleman em 1977, daí o seu nome que utiliza as iniciais de seus criadores, é muito utilizada nas assinaturas digitais, assim como para criptografar informações sensíveis, como senhas, informações financeiras, dados médicos, criptomoedas, como o Bitcoin etc.

Segundo alguns estudos, quebrar uma chave RSA de 2048 bits pode levar algumas poucas horas, se a tarefa for realizada em um computador quântico; porém se utilizarmos um computador tradicional, ela seria executada em milhões de anos! É um pesadelo que se aproxima.

O fato é que não podemos deter os avanços da tecnologia. O que devemos fazer é buscar meios mais seguros para operar com ela, sob pena de sermos engolidos, tal qual um tsunami que avança ferozmente deixando um rastro de destruição. Aqui, a lição pode ser construída a partir da Teoria da Evolução das Espécies de Darwin, como escrevi no artigo que postei nesse espaço virtual, quando tratei da GPT-3: “ou evoluímos em um processo adaptativo ou seremos tragados por ele”!

O vídeo do link abaixo apresenta de forma bastante didática os principais conceitos básicos dos computadores quânticos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário