quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Guerras e Tecnologias – Histórias de James Bond.

 Guerras e Tecnologias – Histórias de James Bond.



Nenhum País é uma ilha no campo da ciência e da tecnologia!

Hoje as cadeias globais de suprimentos, expostas diante dos conflitos geopolíticos e pandemias, destacaram o nível de dependência de diversos países no que se refere à alimentos, produtos em geral e especialmente itens de alta tecnologia, indispensáveis para a operação das máquinas de defesa de diversos governos.

Recentemente, por exemplo, foi descoberto que os caças americanos F-35, produzidos pela Lockheed Martin, continham componentes de fabricação chinesa. Diante desse pesadelo o Pentágono suspendeu a entrega de novos caças adquiridos na Lockheed.

O pesadelo se transformou em um “filme de terror” quando o Departamento de Defesa dos EUA descobriu que 825 caças, entregues desde 2003, possuíam um imã de fabricação chinesa e utilizado nas unidades de energia auxiliar dessas aeronaves!

O conflito entre a Rússia e a Ucrânia, é outro caso contundente! Por exemplo, o drone russo Orlan-10, conhecido com “os olhos e os ouvidos do exército russo” que foram abatidos pelos ucranianos, permitiu que esses os desmontassem num processo de “engenharia reversa”.

Nessa investigação descobriram que vários dos componentes utilizados na sua fabricação pela STC (Special Technology Center) em São Petersburgo, eram de origem americana, japonesa, holandesa e suíça!

As fragilidades das cadeias globais de suprimentos postas à prova diante dos recentes eventos, acabaram levando a um maior controle na exportação de componentes estratégicos nos mais diversos países, assim como a imposição de severas restrições para os fabricantes desses itens, que passam a estar sujeitos à responsabilidades criminais, na hipótese de violação do controle de exportação.

A alternativa que vem sendo utilizada é o uso de “intermediários” estratégicos, e a situação beira as películas de James Bond, como foi o caso de Kazdan, também conhecido como Alex Stanton, que possui cidadania russa e americana.

Mediante a sua empresa Ik Tech que funcionava em sua residência, entregou à Rússia no período de 2018 à 2021, diversos componentes estratégicos no valor total de US$ 2,2 Milhões. Em fevereiro deste ano ele foi preso sob a alegação de contrabandear itens militares para a Rússia.

Diante de um cenário mais dramático, quando nos deparamos com países com pouco desenvolvimento tecnológico, como o Brasil, por exemplo, que é dependente de satélites para rastear suas áreas, sistema de telecomunicação, computadores, telefones etc. , duas vertentes abrem espaço nesse contexto: a dependência tecnológica e a exposição da sua soberania!

Só os paranoicos sobrevivem” -  Andrew S. Grove, ex-presidente da Intel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário