GERENCIANDO UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS
NA PONTA
DOS DEDOS
Já tratamos neste Blog, em postagem realizada em 17/10/2013, que a convergência de mídias, ou seja, as facilidades geradas pela possibilidade de
acesso as informações a partir de qualquer dispositivo móvel (notebooks, tablets ou smartphones)
ou fixo (desktop) é uma realidade que
está revolucionando a forma de gerenciar uma cadeia de suprimentos.
A facilidade que hoje temos em acessar as informações que necessitamos,
quando necessitamos, independente do local onde estamos e a multiplicidade de
veículos de acesso que temos disponíveis tornou um elemento fundamental, nos
dias de hoje, para que executivos e empresas estejam à frente dos mercados,
deixando a concorrência “comendo poeira”!
Atividades como: gerenciamento das redes globais suprimentos,
planejamento das operações, comunicação em todos os níveis, acompanhamento dos
mercados em tempo real, acompanhamento dos pedidos dos clientes etc., são
elementos indispensáveis, entre tantos outros, para que se possa atuar em um
contexto de grande e aceleradas mudanças.
Essas mudanças não operam tão somente em termos do mercado, mas também
estão presentes nas novas tecnologias que surgem na produção, nos processos e
no manuseio de informações.
O grande desafio do “hoje” é estar hiperconectado com todas essas
tecnologias para gerar maior crescimento, minimizar a concorrência e criar
valor para o cliente.
Hoje a meta de qualquer empresa deve estar focada em superar o seu
concorrente em termos de qualidade de seus produtos e serviços, velocidade para
atender as exigências do mercado, formação de redes de suprimentos confiáveis, flexibilidade
operacional e preços competitivos.
A equação de um crescimento bem sucedido é traduzida em uma formula
“mágica” que explicitamos a seguir :
Crescimento
= (velocidade + controle + previsibilidade) x Inovação
Figura 2 – Equação do crescimento
Para que o sucesso visite permanentemente uma empresa será necessário que
ela opere utilizando uma estratégia centrada em sua cadeia de suprimentos, como
estrutura primordial para que obtenha ganhos e amplie seu mercado.
Para que isso venha a acontecer, além de estar devidamente municiada com
o apoio da tecnologia da informação através das facilidades que ela permite em
termos de uso de dispositivos móveis e fixos para a obtenção de informações de
apoio a decisão em tempo real, há que demandar um esforço conjunto para operar
um processo colaborativo mais amplo traduzido numa envoltória de colaboradores
internos e externos.
Fonte:
Supply Chain News Bite – Supply Chain Graphic of the Week: 4D Collaboration at Under Armour –
www.scdigest.com/ - acesso: 01/05/2014.
Improve supply chain collaboration with your supply
chain partner - www.logility.com/ - acesso: 01/05/2014.
Neinburg, Bil – in 4D Collaboration at Under Armour –
Atlanta (2014) Logility Conference.
Future
Guidance – A FSN & Oracle White
Paper - FSN Publishing Limited 2008.
Paulo Sérgio Gonçalves é
engenheiro, M.Sc. em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, professor do
IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
- Administração de estoques – Teoria e Prática em coautoria de E.Scwember – Editora Interciência.
- Administração de Materiais – 4ª. edição – Editora Campus/Elsevier.
- Logística e Cadeia de Suprimentos – O essencial – Editora Manole.
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