PORTO DE ROCHA – URUGUAI
Com a nossa infraestrutura sem sincronismo e capenga,
o Governo brasileiro pretende investir US$ 400 milhões em um porto no Uruguai !
Em
entrevista publicada no Jornal República, o presidente do Uruguai, José Mujica
informou que o Brasil pretende investir US$ 400 milhões na construção de um
porto de alto calado (grande profundidade). Segundo o ministro de transportes
do Uruguai, em breve será realizada um licitação para o desenvolvimento do
projeto do porto.
Esse porto
será construído em Rocha.
Rocha está
na estrada principal de Montevidéu para a fronteira com o Brasil.
Sua
localização e proximidade do Brasil estão indicadas na figura a seguir.
Para o
Uruguai será de um grande efeito estratégico visto que o País está precisando
de um novo porto de águas profundas o que viabilizará a atracação de navios de
até 180 mil toneladas.
Segundo estimativas iniciais está previsto que esse
porto deverá movimentar a partir do ano de 2025, cerca de 87,5 milhões de
toneladas, mais do que a soma dos terminais de Paranaguá e do Rio Grande.
No Brasil
os nossos portos do Sul só permitem a atracação de navios de até 78 mil toneladas.
Além disso, esse o Porto de Rocha ficará em mar aberto evitando-se assim
problemas no que se refere aos das águas da Bacia do Prata. - a bacia do Prata
desenvolve-se por uma extensão de 3,1 milhões de km2 sendo compartilhada por
Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai .
O
desenvolvimento de um marco legal e institucional para a utilização das águas
da Bacia do Prata começou na segunda metade dos anos 60 e é gerenciado pelo Comitê
Intergovernamental Coordenador dos
Países da Bacia do Prata (CIC).
A polêmica
está bem delineada em entrevista do presidente do Conselho de administração da
LOGZ - Logística do Brasil para a reportagem de Batista e Oliveira do Jornal o
Globo: “Este é um projeto quase secreto,
não temos informações. No Brasil, o governo não coloca dinheiro nos portos, o
setor está travado, mas o governo estuda apoiar um porto no país vizinho que,
sem a burocracia brasileira, tende a ser mais competitivo do que nossos portos.
Vemos empresários com temor de investir em terminais sem saber o que será este
projeto“.
E ainda,
como explicou Wilen Manteli, presidente da Associação Brasileira de Terminais
Portuários: "Nada contra os
uruguaios terem o seu porto, mas se a construção for apoiada pelo BNDES
estaremos financiando a criação de um porto concentrador de cargas no país
vizinho que fará concorrência direta aos portos da região Sul do Brasil".
Há duas
possibilidades quanto à presença do financiamento brasileiro nesse projeto, de
um lado através de recursos do BNDES, de outro mediante o Fundo de Convergência
Estrutural do MERCOSUL (Focem).
Caso o
projeto do Porto de Rocha venha se concretizar correremos riscos de a nossa área portuária perder
parte da exportação de grãos e minérios que poderão ser deslocadas para o novo
porto que terá maior potencial de carga com navios de grandes capacidades além
de se tornar mais competitivo e menos burocrático!
Fonte:
· Entidades criticam eventual apoio do BNDES a construção de Porto no
Uruguai http://www.revistaintermarket.com.br/materia.php?id=18057 – acesso 19/04/2014.
Questões do Porto do Rocha - http://ciespleste.com.br - acesso 18/04/2014.
Depois do porto de Cuba dinheiro brasileiro bancará obras na Bolívia e no Uruguai - Folha Centro Sul http://folhacentrosul.com.br - acesso 20/04/2014
Nó logístico - Porto de águas turbulentas no Uruguai - O Globo - Caderno de Economia - pagina 33 de 20/04/2014.
Apoio a super porto do Uruguai pode tirar carga de terminais brasileiros - Globo online - http://oglobo.globo.com/economia - acesso 20/04/2014
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Paulo Sérgio
Gonçalves é engenheiro, M.Sc. em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ,
professor do IBMEC/RJ e autor das
seguintes obras didáticas:
Administração de Estoques – Teoria e Prática, em
coautoria de E. Schwember – Editora Interciência;
Administração de Materiais – 4ª. Edição –
Editora Campus/Elsevier;
Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial
– Editora Manole.
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