segunda-feira, 3 de abril de 2023

Automação, Emprego e Renda.

Automação, Emprego e Renda.


Nos primórdios da revolução industrial, um movimento tomou corpo na Inglaterra entre os anos 1811 e 1812 e foi denominado de Movimento Ludita. Esse movimento reunindo um grande número de trabalhadores contrários aos avanços tecnológicos que começaram a surgir, com maior intensidade, à época, protestavam veemente contra a substituição de seus postos de trabalho por máquinas!

A revolta desses trabalhadores, preocupados com a perda de seus empregos, acabou produzindo um levante que resultou na destruição de vários teares das fábricas inglesas, num debalde ato para impedir os avanços das tecnologias.

Hoje, deparamo-nos com uma situação bastante peculiar, em face dos avanços consideráveis das tecnologias de automação e robótica, agora com sistemas de inteligência artificial (AI) embarcada, tornando as máquinas e equipamentos muito mais poderosos por suas autonomias funcionais nas operações, especialmente na manufatura.

Por exemplo, como comentamos aqui, em postagem anterior, FANUC, uma das maiores empresas fabricantes de robôs industriais, em especial destinados à indústria automotiva, não possui, em sua fábrica localizada no Japão, empregados destinados às operações fabris. Nessa fábrica, robôs fabricam robôs, cujas fábricas dessa natureza são conhecidas como “Light out Manufacturing”, não há iluminação nem sistema de climatização, visto que em seu interior só operam robôs que são revisados nas manutenções preventivas devidamente programadas.

“Do ponto de vista econômico financeiro, a fabricação com luzes apagadas (Light out Manufacturing), após altos investimentos, em face do uso intensivo da automação, robótica, tecnologia da informação e comunicação, resulta em menores custos operacionais por dispensar o uso de mão-de-obra, reduzir as perdas e de os erros humanos.” (op. cit. Gonçalves – 2019).

Esse exemplo retrata bem o momento no qual nos encontramos hoje, diante dos consideráveis avanços das tecnologias de automação, robótica e o Chat GPT que agora, em preparo a sua quinta versão (GPT-5) a ser lançada ainda neste ano de 2023, promete, segundo seus criadores, aproximar-se da tão sonhada AIG ou seja da Inteligência Artificial Geral!

Indiscutivelmente, esse trio tecnológico (automação, robótica e inteligência artificial) vai subtrair um grande volume de postos de trabalho. Por exemplo, estudos realizados pelo Goldman Sachs destacam que os últimos avanços da AI podem levar à automação de 25% da mão de obra dos EUA e da zona do Euro, (op.cit. Strauss – 2023), representando a perda de trabalho de 300 milhões de pessoas !

O estudo ainda segue mostrando que, somente na criação de conteúdos indistinguíveis da produção humana, poderá resultar em um incremento do PIB anual em 7% ! Afinal, a produtividade é a mola mestra que opera nos sistemas autômatos, robóticos e de inteligência artificial.

Dentro desse espectro, a inteligência artificial tem grande potencial para promover mudanças consideráveis e sensíveis, tanto na estrutura do trabalho quanto na renda das pessoas!

Embora esse trio tecnológico (automação, robótica e inteligência artificial), acabam por criar novas forma de trabalho, fica claro que o gradiente de incremento de geração de novos postos laborais serás significativamente inferior ao da dispensa de trabalhadores!

Apenas como exemplo, listamos um grupo de profissionais que se encontram em alto riscos de serem dispensados, em face da inserção massiva da inteligência artificial nas empresas e nas operações sem geral: operadores de telemarketing, motoristas, trabalhadores das linhas de produção, caixas de supermercado, advogados, funcionários administrativos, criadores de conteúdos, jornalistas, publicitários, contadores, auditores etc. A lista vai crescendo na medida em que novas descobertas no uso das AI´s se apresentam viáveis para cada tipo de serviço laboral !

O “canto das sereias” de que os trabalhadores serão liberados de tarefas rotineiras para a realização de trabalhos de maior valor agregado é uma falácias, visto que, além do que expusemos acima quanto aos gradientes de novos empregos x dispensa de antigos postos de trabalho; com as inteligência artificiais generativas (Chat GPT, por exemplo), nem todos serão aproveitados, pois cada vez mais, as exigência laborais para o novos postos de trabalho irão necessitar de um maior nível intelectual, assim como uma excelente formação acadêmica.

Com bem escreveu, Joseph Stiglitz, Nobel de Economia (2001), em artigo publicado na revista Scientific American (2020): “Ficar feliz porque o PIB mundial está subindo é tão absurdo quanto porque é um índice totalmente obsoleto. Uma única pessoa poderia monopolizar esse aumento enquanto o resto da humanidade viveria na miséria.”

Do mesmo modo, o sociólogo italiano Domenico De Massi, destaca que “o crescimento econômico sem emprego — a capacidade de produzir cada vez mais bens e serviços com cada vez menos trabalho humano — é uma das tendências do mundo do trabalho”, cujo incremento na digitalização e automação foram, em grande medida, impulsionados pela pandemia e os seguidos lockdowns!

Diante desse quadro, nada agradável, uma pergunta permanece no ar: “O que fazer com essa volumosa massa de desempregado, diante os avanços das tecnologias?” Teremos o tão falado “Programa de Renda Mínima”, aclamado por Klaus Schwab e seu Fórum Econômico Mundial, dentro do seu projeto do Great Reset, no qual não teremos nada, mas seremos felizes? É uma verdadeira ironia para com o ser humano!

O certo é que, o desemprego em massa vai provocar, inevitavelmente uma queda ou ruptura completa na renda das pessoas e diante desse quadro nefasto, teremos, por via de consequência uma drástica redução no consumo impactando de forma significativa as economias em todo o planeta, além é claro de empurrar muitas famílias para o topo da miséria! Nesse contexto, é sempre bom lembrar que “a fome é uma péssima conselheira”!

Além de uma moratória já configurada em documento “Pause Giant AI Experiments: An Open Letter” e assinado por mais de 2953 pesquisadores, cientistas e especialistas e pessoas de relevância internacional (dados até 02/04/2023), como por exemplo Elon Musk e tantos outros; temos que repensar os processos, não como os luditas, mas criando mecanismos para a inserção da automação operando em apoio ao ser humano, como por exemplo a RPA (Robotic Process Automation) assistida, onde os robôs trabalham sob supervisão humana, complementando as tarefas, caso contrário poderemos correr o risco de um processo de autofagia com a degradação do ser humano, aumento da fome e da pobreza e mesmo, a destruição da nossa espécie !

Fontes:

Gonçalves, P. S. in Light out Manufaturing – 15/09/2019. https://professorgoncalves.blogspot.com/2019/09/light-out-manufacturing.html  

Strauss, D. - in Generative AI set to affect 300mn Jobs acros major economies – Financial Times – March 27, 2023.  

Stiglitz, J. in GDP Is the Wrong Tool for Measuring What Matters - https://www.scientificamerican.com/article/gdp-is-the-wrong-tool-for-measuring-what-matters/ - August 1, 2020.

Carrança, T. in Crescimento sem emprego veio para ficar', diz sociólogo italiano Domenico De Mais - BBC News Brasil em São Paulo – 21/12/2021.

Pause Giant AI Experiments: An Open Letter - https://futureoflife.org/open-letter/pause-giant-ai-experiments/ - acesso: 02/04/2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário