sábado, 18 de março de 2023

Geração GPT´s - Empregos em riscos!

Geração GPT´s - Empregos em riscos!

 


Embora a comunidade em geral já começa a falar do GPT-4, lançado na terça-feira (14/03/2023) e segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, suas potencialidades são tão incríveis, destacando: ele pode entender imagens, é multimodal, ou seja, pode “ver” e processar prompts de imagens como textos e embora não possa produzir imagens por conta própria, ele é capaz de descrevê-las, contextualizá-las e entendê-las.

Ainda segundo o CEO, ele ainda está limitado a respostas de textos, porém dará respostas mais precisas às perguntas formuladas pelos usuários. Ele tem 40% mais probabilidade de produzir respostas mais assertivas do que o GPT-3, sendo mais criativo e “capaz de lidar com instruções muito mais sutis do que o GPT-3”, a firma Altman.

Se o recém lançado GPT-4 já está causando verdadeiro frenesi por sua capacidade de processamento e elaboração de tarefas das mais distintas, permitindo, por via de consequência, que seja explorado com maior profundidade em todas as suas potencialidades, imaginem o que acontecerá com as novas versões que surgirão, cada vez mais sofisticadas e aprimoradas, num processo bem conhecido de “melhorias contínuas”, o seu “irmão mais velho”, o GPT-3 já causa grandes preocupações com campo da empregabilidade!

Nesse sentido a revista Insider procurou vários especialistas para indicarem quais seriam as profissões que se encontram em riscos com o advento do GPT-3. O resultado foi a compilação de uma vasta gama de atividades laborais que podem ser interrompidas com o uso de ferramenta da AI generativa, como o badalado GPT-3; entre elas programadores de computadores, engenheiros de softwares, assistentes jurídicos, criadores de conteúdos, jornalistas, analistas de mercado, contadores, designers gráficos, analistas financeiros etc.

Os funcionários na Amazon, por exemplo, afirmaram que o ChatGPT faz um bom trabalho ao responder perguntas de suporte ao cliente, assim como para elaborar documentos de treinamento e responder perguntas sobre estratégia corporativa, porém é preciso ter cautela dado que ele poderá gerar desinformação ao responder de forma incorreta uma pergunta.

Por conta desses deslizes praticados por essas AI´s generativas, as quais como todo produto, serão recursivamente melhoradas, várias críticas ferozes têm surgido dos ferrenhos lutadores ao estilo Luditas, em pleno século XXI, que só fazem é criticar essas tecnologias, esquecendo-se de que, tal qual um tsunami, elas chegaram para ficar e crescerão mediante ondas constantes de aprimoramento. Basta lembrar que hoje já estamos na era do GPT-4. Outros mais poderosos surgirão. É apenas uma questão de tempo!

E nesse sentido, temos que pensar nesses avanços tecnológicos como ferramentas para o aumento de produtividade e melhor qualidade laboral, em vez de uma mera substituição de postos de trabalho, abrindo um leque de oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades mediante treinamentos especializados!

 Fonte:

Nolan, B. in OpenAI's GPT-4 has arrived. From its accuracy to its beefed-up fight against 'evil,' here are the 5 things you need to know about how the upgraded chatbot differs from GPT-3.5. Insider – Mar 15, 2023

Sindhu Sundar, S and Mok, A. in Sam Altman unveils the hotly anticipated GPT-4, an AI model he says 'can pass a bar exam and score a 5 on several AP exams' Insider - Mar 14, 2023.

Sander, S. in If you still aren't sure what ChatGPT is, this is your guide to the viral chatbot that everyone is talking about – Insider – Mar 01, 2023.



Nenhum comentário:

Postar um comentário