sábado, 5 de março de 2022

Bloqueio logístico imposto à Rússia.

 BLOQUEIO LOGÍSTICO IMPOSTO À RÚSSIA.

Um pequeno relato do caos que está se formando!

A invasão da Ucrânia perpetrada pela Rússia acabou provocando uma decisão da União Europeia que resultou na sua retirada do sistema Swift de transações internacionais. Esse sistema viabiliza o pagamento e a transferência de recursos entre empresas de diferentes países. É claro que essa proibição é uma via de mão dupla: tanto a Rússia quanto os demais países sofrerão as consequências!

O escopo desse bloqueio se estendeu em diversas frentes: fechamento do espaço aéreo para aviões russos, o que significa que nenhuma aeronave russa terá possibilidade de realizar pousos em vários países (ver mapa - áreas vermelhas).

Do mesmo modo, a Boeing e a Airbus suspenderam o fornecimento de peças de manutenção para as aeronaves, assim como está requisitando a devolução das aeronaves alugadas por empresas russas.

A Fedex, UPS e DHL suspenderam as entregas de pacotes para a Rússia.

No campo do transporte marítimo a situação também se agrava visto que a Maerks, uma das maiores empresas de transporte, assim como a MSC , suspenderam o fluxo para a Rússia.

Aliado a essa torrente de restrições, por exemplo, petroleiros de propriedade da empresa russa Sovcomflot, cujo destino era o Canadá, estão sendo desviados.

Segundo a gCaptain (03/mar/2022), em face dos bloqueios dos portos, os navios russos estão sendo direcionados para a Ásia e o caos começa a se formar e em todas as direções no que se refere as Cadeias de Suprimentos, diante do teatro de guerra na Ucrânia.

A exemplo da pandemia que provocou elevação dos custos logísticos e promoveu a ascensão de uma inflação a nível mundial, o custo de contratação de navios já atingem a patamares nunca imaginados,  como aconteceu com o aluguel de contêineres durante os lockdowns provocados pela pandemia.

Por exemplo, um navio tanque para entregar um milhão de barris de petróleo russo para a Itália, a partir do porto de Novorossiysk , um dos maiores portos da bacia do Mar Negro, agora está custando US$ 3,5 milhões (op.cit. gCaptain), um ganho de 300% em relação a um afretamento antes da crise na Ucrânia!

E certo de que as consequências desse desastroso evento produzirão efeitos em todas as direções! Em nosso país, basta citar o caso dos adubos e fertilizantes, tão essenciais para a nossa produção agrícola, considerando que 23% deles são importados da Rússia. (ComexStat -02/03/2022).

O que percebemos é que as Cadeias de Suprimentos estão ficando cada vez mais complexas e globalizadas e, por via de consequência, os riscos de ruptura vem aumentando consideravelmente!

Diante desse quadro, restam duas alternativas no campo da análise dos riscos logísticos: as operações de mitigação e as operações de contingenciamento, em especial, diante do quadro atual de tensões geopolíticas em todas as direções!

Mas isso é conversa para outra postagem!




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