quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Malha ferroviária brasileira - Um entrave logístico.


MALHA FERROVIÁRIA BRASILEIRA.

Um entrave logístico.


Como mencionado em postagem anterior, a greve dos caminhoneiros abriu a cortina do teatro da infraestrutura logística brasileira, mostrando de forma clara e insofismável a sua fragilidade, entre outros fatores, a elevada concentração dos transportes ser realizado via modal rodoviário!

Essa greve trouxe à tona um velho problema que o Brasil atravessa: apesar de ter dimensões continentais, persiste de forma totalmente equivocada em manter sua malha de transporte altamente concentrada em um único modal: o modal rodoviário que, apesar de ter maior flexibilidade operacional, não é adequado para grandes distâncias!

Enquanto países como o Canadá, China, Rússia, Estados Unidos e União Europeia trabalham buscando reduzir os custos logísticos de transporte, através de investimentos em infraestrutura que minimizem esses custos e maximize a utilidade dos recursos aportados na modernização da infraestrutura, o Brasil, um país de dimensões continentais, na contramão, projeta o direcionando da maior parcela dos recursos para implementar e expandir as rodovias.

Apesar do lardeado Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e mesmo o denominado Programa de Investimentos em Logística, apresentados em sofisticados relatórios multicoloridos, muitas das obras neles configuradas não deslancharam e outras tantas se destacaram, não pela sua eficiência operacional, mas  em face dos escândalos de corrupção delas resultantes, noticiados nos principais periódicos, no país e no exterior!
  
Figura 2- Corredores Logísticos de Exportação (Soja e Milho).
Fonte: Ministério dos Transporte - ENEAX - 2018.

O exame da figura 2, que apresenta os principais corredores logísticos destinados à exportação da soja e do milho, permiti ter uma exata percepção de como a nossa infraestrutura logística sofre de uma grave crise, em face da sua assimetria da nossa matriz de transporte dado que 65% dela está concentrada modal rodoviário!

Na figura 3 apresentamos um estudo retratando a densidade do transporte ferroviário - quilômetros de infraestrutura ferroviária por mil quilômetros quadrados - comparando essa densidade com outros países. Vale destacar, nessa figura, que a China, no período de 2011 \ 2014, mais do que duplicou a sua infraestrutura nesse modal; enquanto o Brasil continua na "lanterninha" nesse grupo amostral !


Figura 3 - Densidade do Transporte Ferroviário.

Fonte: CNT/Rezende, F. (2017).

Uma outra abordagem refere-se a extensão da nossa malha ferroviária. Hoje possuindo uma extensão de 30.576 quilômetros, opera com bitolas variáveis (distância entre os dois trilhos), que oscila entre 0,60 metros à 1,435 metros; dificultando assim a interligação entre rotas ferroviárias e mesmo a flexibilidade operacional no transporte por esse modal.

Importante observar que em sua extensão atual, a malha ferroviária também inclui a malha urbana e trens turísticos ou culturais. Vale registrar, para nossa decepção, que a malha existente em 1940 atingia um total de 34.252 quilômetros! Ou seja, regredimos nesse ambiente, especialmente em função da desativação de trechos não viáveis economicamente!

Estudos realizados por Vivacqua, ainda nos idos de 2014, apontavam que, levando em consideração os corredores ferroviários de Carajás, Norte-Sul, Ferronorte e Centroleste, e num horizonte de 25 anos, o país economizaria R$ 130 bilhões em manutenção das rodovias e R$ 30 bilhões em acidentes!

Os reflexos do lado empresarial envolvem as economias em fretes que poderiam atingir R$ 800 bilhões de reais. Além disso, o país economizaria R$ 600 bilhões em óleo diesel, melhorando como efeito resultante, o impacto ambiental com a redução do uso de combustíveis fósseis!

Outra avaliação de extrema relevância está relacionada ao volume de investimentos  em logística, realizados em relação ao PIB; via comparação com outros países, como mostra a figura 4.



Figura 4 – Investimentos nos modais de transporte em relação ao PIB
Fonte: Ministério dos Transporte (ENAEX – 2018)/ O Globo
Como podemos observar na figura 4, os investimentos no modal ferroviário foram praticamente insignificantes, não retratando a real necessidade para a nossa infraestrutura. Representando em 2015, um pífio percentual de 0,07% do nosso PIB !

Por um lado, como explanado em postagens anteriores e segundo estudos realizados Frischtak e Mourão, o Brasil para recuperar a sua infraestrutura, terá que investir, uma média de 4,15% do PIB anualmente e durante 20 anos! De outro, vale destacar, como bem mostrou Velloso no Forum Nacional (Agosto/2018), a ocorrência de uma queda acentuada dos investimentos públicos em relação ao PIB. O resultado é a impossibilidade de que sejam realizadas melhorias significativas na nossa infraestrutura!

Diagnóstico elaborado pelo IPEA, que retrata as principais dificuldades para o uso mais efetivo do transporte ferroviário, apresenta os seguintes pontos:
  • Indisponibilidade de rotas;
  • Baixa flexibilidade das operações
  • Baixa velocidade no transporte
  • Reduzida disponibilidade de vagões
A entrega das ferrovias para a iniciativa privada ainda esbarra em dificuldades, muitas das quais relacionadas a questões regulatórias, entre elas:
  • "Falta de clareza quanto à obrigatoriedade de investimentos em ampliação da prestação do serviço de transporte pelas concessionárias;
  • Pouca garantia de retorno dos investimentos realizados pelas concessionárias;
  • Baixo poder de atuação da agência reguladora em questões de interconexão de malha ferroviária, devido à assimetria de informações entre as concessionárias e destas com a agência;
  • Impossibilidade do o poder concedente requisitar a devolução de trechos ferroviários subutilizados, para posterior concessão a outras empresas".
Obvio que a mera ampliação das ferrovias não é o suficiente. Delas vem a reboque: a necessidade de uma infraestrutura de apoio operacional, disponibilidade de locomotivas e vagões, localização de pátios, operações de intermodalidades integradas etc.

Para que o leitor conheça um exemplo de plano logístico integrado, apresentamos abaixo o link da plataforma logística da Comunidade Valenciana:
https://www.youtube.com/watch?v=JiWtWnKll2s
No nosso País, o inferno logístico já é, de longa data, percebido pelos empresários: dificuldades para o escoamento de produtos, elevada carga tributária, excessiva burocracia etc.; levando invariavelmente a uma perda considerável da competitividade . E assim, continuamos "como dantes. no quartel de Abrantes !".

Fonte:

VIVAQUA, P.A – in Transporte e Desenvolvimento – Um binômio inseparável – Academia Nacional de Engenharia. (2014)

Rezende, F. in Panorama das Ferrovias Brasileiras – CNT (2017).

ENAEX 2018 – Painel VI – Fatores pra ampliar a eficiências em transporte, reduzir custos de logística e elevar a competitividade. Debatedores: Povia, M; Rodrigues Jr.M; Bella Filho, J.D; Barbosa, M.; Souza, C.L; Paes, F.S. e Torkashi, A. Moderador: Pires, J.

IPEA – Transporte ferroviário no Brasil – Comunicado IPEA n° 50 (2010).

Frischtak, C.R; MOURâo, J. in O Estoque de Capital de Infraestrutura no Brasil: Uma abordagem setorial – Painel: Desafios da Nação – (Agosto/2017). 

VELLOSO, R, - in Previdência Pública e Infraestrutura: A saída para o Brasil - Forum Nacional (Seção Especial) - Painel I - 23/08/2018.


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