LOGÍSTICA
4.0
O
avanço na utilização de novas tecnologias como computação móvel, uso massivo de
sensores, hiperconectividade envolvendo a internet das coisas, conectividade
entre veículos, assim como visibilidade em tempo real da cadeia de suprimentos,
dos veículos em movimento e centros de distribuição, acabaram impulsionando a
logística transformando-a, a exemplo da indústria, na denominada logística 4.0.
Figura 2 – Indústria 4.0
Fonte: Fraunhofer – Workshop – Platforms for
connected Factories of the Future
Fazendo uma pequena retrospectiva, a indústria 4.0 (Figura 2) nasceu de um projeto estratégico de alta tecnologia do Governo Alemão, que promove a informatização da manufatura e envolve a utilização da inteligência artificial (AI – Artificial Intelligence), robótica, máquinas controladas por computadores e o uso massivo de impressora 3 D ; que passaram a fazer parte do cotidiano das empresas que pretendem estar na vanguarda dessa nova revolução industrial.
Uma
primeira apresentação da indústria 4.0 aconteceu na Feira de Hannover, no ano
de 2011 quando foi anunciada a denominada quarta revolução industrial que tem
como plataforma o uso da tecnologia da informação nos processos industriais.
Figura 3 – Interconectividade da Cadeia de
Suprimentos
Fonte: Gonçalves, P.S. – Logística – Slides.
A reboque dessa nova revolução industrial está a logística que tem que atender à novos desafios em tempo e performance adequados à uma nova realidade que se impõe tanto a nível de exigência dos clientes, quanto na eficácia de efetuar entregas em prazos cada vez mais curtos.
Essa mudança de processos e tecnologias, que se tornou uma exigência a nível
mundial, combina velocidade do fluxo de bens e serviços que circulam nas
cadeias de suprimentos com as drásticas reduções no ciclo de
produção e mesmo no ciclo de vida dos produtos, em face dos acelerados avanços
tecnológicos que vem acontecendo, muito especialmente com o uso das denominadas tecnologias de ponta como a robótica, a microeletrônica entre tantas outras.
Essa
nova tendência recebeu um grande impulso em
face dos desdobramentos que passaram a acontecer, inicialmente com a denominada
internet das coisas (IoT – Internet of
Things) e que mais recentemente transformou-se na denominada internet
de tudo (IoE), como mostra a figura 4.
Figura 4 - Interligação entre dados, processos,
pessoas e coisas.
Fonte: DHL (2015).
A Internet de Tudo (IoE) é totalmente baseada em redes e na tecnologia RFID (Radio Frequency Identification) que permite a interação entre dispositivos e equipamentos mediante uma comunicação sem fio. Nos diversos dispositivos e equipamentos são implantados uma grande variedade de sensores sem fio (wireless), permitindo assim que eles se comuniquem entre si e com uma rede de computadores.
Em
função da tecnologia RFID e comunicação sem fio, está ocorrendo uma massiva
interconectividade entre dispositivos eletrônicos criando assim uma nova era na
qual gradativamente todos os dispositivos e equipamentos passam a ser interconectados, como
mostra a Figura 5 e Figura 6.
Figura 5 – Internet das Coisas e Logística.
Fonte: DHL (2015).
O
leitor interessado poderá acessar o link abaixo o qual trata mais
detalhadamente das aplicações da internet das coisas na logística:
http://professorgoncalves.blogspot.com.br/2017/06/como-internet-das-coisas-automacao-e.html
Dentro
desse enfoque, a denominada Logística 4.0 (Figura 6) envolve a automação, a inovação e
melhorias contínuas nas cadeias de suprimentos através do uso intensivo de novas tecnologias que são potencializadas através de aplicações que utilizam o
denominado Big Data (massivo
volume de dados) e a computação em nuvem (Cloud
Computing).
Figura 6 – Logística 4.0 e Internet de
tudo.
Fonte: Fonte: Fraunhofer – Workshop – Platforms for
connected Factories of the Future
Em um cenário de hiperconectividade aliado a uma alta inserção de tecnologias, ocorrerá a possibilidade de autonomia das operações dos sistemas interligados, muito especialmente em função da automação em larga escala com o uso de interfaces de inteligência artificial embarcada.
Tratando-se
de um mundo globalizado, a Logística 4.0 envolve a coordenação e distribuição
da produção, dentro dos espaços geográficos, controlando e aperfeiçoando a
produção, movimentação, armazenagem e a distribuição dos insumos e produtos em
um mundo cada vez mais hiperconectado.
Essa
verdadeira guinada na logística, em vendo impulsionada, entre outros fatores, em
face das elevadas mutações no fluxo de pessoas e de bens, em todo o mundo e que
tem reflexos imediato na mobilidade e na logística de bens, que em sua inteireza deverá estar preparada para vencer desafios geográficos, temporais e gerenciais.
Esses
desafios se tornam cada vez mais complexos considerando as projeções da ONU para
2030 que projeta, para as denominadas megacidades (mais de 10 milhões de
habitantes), a possibilidade de chegar a abrigar até 40 milhões de pessoas, em um mundo cada vez mais dinâmico e competitivo.
Óbvio
que essa tendência de concentração urbana resultará em enormes implicações
logísticas, em especial, nas questões relacionadas à mobilidade urbana e distribuição física em grandes centros. Esses desafios logísticos se agigantarão, levando-se em conta os problemas relacionados à denominada última milha !
Com
uma arquitetura de dados em nuvens será possível alcançar um maior ganho operacional
através da otimização dos processos e maximização da utilidade no uso de matérias
primas e insumos, mão de obra, movimentação e transporte de materiais,
mobilidade etc.
O foco na Logística 4.0 acaba
produzindo vantagens significativas, entre elas:
- Redução das perda de ativos – principalmente levando-se em conta que a detecção de um problema com o produto e a sua solução é reduzida em função da hiperconectividade;
- Economias no transporte – visto a possibilidade de monitorar a frota de veículos, assim como promover reduções de custos em face da otimização e melhorias na roteirização do transporte e utilização eficiente dos veículos;
- Eficiência no processo de armazenagem – com a redução das perdas motivadas pelo armazenamento inadequado e monitoramento inadequado de cargas especiais (caso de produtos perecíveis que necessitam de uma armazenagem especial), assim como monitoramento dos estoques em tempo real;
- Etc
Fontes:
Eliece
in Logística in Logística 4.0: o futuro é agora – disponível em https://www.ellecelogistica.com.br/logistica-4-0-o-futuro-e-agora - acesso (01/05/2018);
PRESTEX
in Logística 4.0: o que é e quais os
benefícios para as empresas – disponível em https://www.prestex.com.br/logistica-4-0-o-que-e-e-quais-beneficios-para-as-empresas - acesso (01/05/2018).
Portogente
in Logística 4.0 – disponível em https://portogente.com.br/noticias/dia-a-dia/91467-logistica-4-0
Peters
Junior, J. in Logística 4.0: a tecnologia pode reduzir custos e aumentar a
satisfação do consumidor – disponível em https://www.ecommercebrasil.com.br/logistica-4-0-tecnologia
-pode-reduzir-custos-e-aumentar-satisfacao-do-consumidor/ - acewsos: 01/05/2018.
Macaulay,
J. ; Buckalew, L; ChungL – in Internet of Things in Logístics – DHL (2015).
Fraunhofer
– Workshop – Platforms for connected Factories of the Future – 2015.
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