sexta-feira, 20 de junho de 2014

Plataformas Logísticas

PLATAFORMAS LOGÍSTICAS


Plataformas logísticas são espaços geográficos onde há uma grande concentração de operações que visam oferecer uma estrutura operacional destinada a melhorar o fluxo de bens e serviços, aumentando assim a produtividade e a competitividade das empresas.
Geralmente uma plataforma logística é dotada de zonas destinadas a diversos empreendimentos e possui uma infraestrutura com um bom elenco de alternativas, entre elas, as facilidades de se utilizar diversos modais de transporte.
O conceito de plataforma logística não é novo. Surgiu na França, na década de 60, como consequência da utilização de novos métodos para o gerenciamento das operações logísticas.
De um modo geral, essas plataformas podem ser classificadas dentro de diversos critérios, entre eles, o foco na atividade primordial. Assim há plataformas destinadas a grandes centros urbanos (Plataformas Urbanas), plataformas destinadas ao apoio nas operações portuárias (Plataformas Portuárias), plataformas regionais destinadas a facilitar e reorganizar o fluxo logístico entre diversas regiões (Plataformas Regionais) e também aquelas destinadas a aumentar a dinâmica do comércio exterior.
Um belo exemplo de plataforma logística é o da Plataforma Logística da Comunidade de Valencia, na Espanha, que pode ser visualizada através do vídeo do link indicado a seguir:


Em geral, uma plataforma logística ideal é apoiada por uma tríade de atividades operacionais, destinadas a atender uma gama de usuários e envolve:

  • Serviços de apoio caracterizado por áreas de recepção, acomodação,  estacionamentos, praça de alimentação, serviços alfandegários, agentes de viagens,  entre tantos outros;
  • Operadores logísticos com serviços de afretamento, armazenagem, distribuição, assessoria aduaneira e comercial, transporte e distribuição;
  • Transportes - envolvendo os diversos modais: aéreo rodoviário, ferroviário e marítimo e operações de transporte multimodais.

Os usuários típicos das plataformas logísticas estão indicados na figura 2, a seguir:

Figura 2 – Usuários das Plataformas Logísticas
Adaptado de Gama (2011)

No Brasil, a primeira plataforma logística desenhada com esse objetivo é a denominada Plataforma Logística Multimodal de Goiás que está em construção e se encontra localizada na cidade de Anápolis, considerada o "Trevo do Brasil" pelas facilidades naturais de integração com os centros de consumo do País, além de ser a principal cidade industrial e centro logístico do Centro-Oeste brasileiro.
Esse espaço geográfico também abriga centenas de pequenas médias e empresas.  A figura 3 apresenta a modelagem dessa plataforma.

Figura 3 – Plataforma Logística de Anápolis – Goiás
Fonte: Governo de Goias (2013)

Ha várias modalidades de plataformas logísticas no Brasil, entre elas, podemos citar: o Centro de Logística Integrada de São Paulo, a Plataforma Logística da Região Amazônica Ocidental (constituída dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) em andamento; o Terminal Portuário de Pacém que pretende se transformar em uma plataforma logística e aonde se encontra uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE); Aguiarnópolis no Estado de Tocantins, Juazeiro na Bahia, Paranaguá no Rio Grande do Sul, onde se encontra localizado o maior porto exportador de produtos agrícolas do País.
 A globalização impactou consideravelmente a logística e as questões territoriais e, por via de consequência, o uso de plataformas logísticas passou a ser uma tendência mundial. 
O suporte logístico é essencial para o fluxo de bens e, portanto, há necessidade de reunir condições para que as empresas mantenham uma elevada competitividade internacional. Isso só poderá acontecer com a integração dos serviços através de plataformas logísticas que venham a atender aos requisitos operacionais exigidos por diversas empresas e que permita um alto grau de flexibilidade operacional nas operações logísticas.

Fontes:
Dubke, A. F ; Ferreira, F.R.N; Pizzoltao, N. D in Plataformas logísticas: características e tendências – XXIV Encontro Nacional de Engenhara de Produção – Florianópolis – 2004;

Bocovis, M.M.C – in Estudo comparativo das plataformas logísticas europeias x brasileiras – II Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste  de educação tecnológica – 2007.

Lopes, D – in Plataformas logística no Brasil – o caso dos Ecopátios – in Os caminhos da Engenharia Brasileira – São Paulo – maio de 2012.

MOPTC – Portugal Logístico - Rede Nacional de Plataformas Logísticas – Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicação .

Governo de Goias – Audiência Pública – Platafomras Logística Multimodal de Goiás – novembro de 2013;

Gama, J.N.B – in Plataforma Logística – Instrumento importante  para maior eficiência logística dos Portos Brasileiros – O caso do Porto de Santos – Governo Federal - Secretaria dos Portos – dezembro 2011
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Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro, M.Sc. em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, professor do IBMEC/RJ e  autor das seguintes obras didáticas:
  • Administração de Estoques – Teoria e Prática, em coautoria de E. Schwember – Editora Interciência;
  • Administração de Materiais – 4ª. Edição – Editora Campus/Elsevier;
  • Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial – Editora Manole.

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