quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

INOVAÇÃO E LOGÍSTICA – Estratégias do Google.

INOVAÇÃO E LOGÍSTICA – Estratégias do Google

De um lado é inquestionável o volume de informações que o Google dispõe a respeito do tráfego nas redes e seus algoritmos robóticos que, explorando e minerando os mais diversos serviços online, tais como: redes sociais, youtube, e-mails etc., acabam perfilando usuários e elaborando seus perfis com objetivos comerciais, é claro. Não há almoço grátis!
De outro, em 2010 o Google fez nascer secretamente uma nova ramificação denominada de Google X (veja detalhes no link: http://www.youtube.com/watch?v=4i3oKEg6o9g) com objetivo de criar projetos inovadores, objetivando trazer para o mercado tecnologias radicais: tais como o Google Glass (veja uma demonstração no link: http://www.youtube.com/watch?v=JSnB06um5r4), o carro inteligente do Google (veja uma demonstração no link http://www.youtube.com/watch?v=3plGzxnrnJk), Project Loon, Space Elevators, entre tantos outros . Todos supersecretos até chegar ao mercado!
Os projetos criados no Google X, são inspirados em grandes centros de inovação tais com o Laboratório da Bell (http://www.alcatel-lucent.com/bell-labs ) e o centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, denominado de Xerox PARC (Xerox Palo Alto Research Center - http://www.parc.com/ ).
Esses projetos receberam um apelido muito interessante: moonshots que, numa tradução literal, significa “um tiro na direção da lua!”. Ou seja, querem sair da mesmice e criar uma revolução na inovação. Como diz o seu cientista chefe Astro Teller: “ quanto mais as ideias parecer terem saído de um filme de  ficção científica, melhor!”
Para este ano de 2013, os investimentos em inovação deverão superar sete bilhões de dólares americanos e não é sem razão que o Google é considerado um caso notório de obsessão pela inovação.  O mantra do Google X é estar sempre à frente na corrida tecnológica!
A motivação é muito clara: sem inovação as empresas tende ao declínio e, em se tratando de áreas vinculadas a tecnologia de ponta, seguramente o ciclo de vida desses produtos no mercado é curtíssimo! A preocupação nesse sentido é grande em todas as empresas. Para termos uma ideia, uma pesquisa realizada pela PwC (PricewaterhouseCoopers) divulgada em setembro desse ano, mostrou que 93% das empresas consultadas em 25 países (foram consultadas 1.800 empresas em 30 segmentos de mercado) consideram que a inovação é a principal fonte para o aumento das receitas dessa empresas nos próximos anos.
Mergulhado de cabeça em projetos inovadores O Google também se preocupa com a logística de suprimento para seus projetos. Nesse sentido vem adquirindo diversas empresas com, por exemplo, empresas especializadas na fabricação de lentes que se comportam como olhos humanos, fabricante de braços robóticos de alta sensibilidade, capazes de produzir movimentos sofisticados e sutis; fabricante de rodas para equipamentos pesados etc.
 Toda essa estratégia de suprimentos tem um fim bem específico: garantir a continuidade no fornecimento dos componentes e insumos que farão parte de seus projetos inovadores e acima de tudo, manter o domínio exclusivo das tecnologias de produção desses componentes.
Como essa estratégia de suprimentos o Google pretende vencer todos os entraves unindo inovação tecnológica à logística de suprimentos, garantido assim produtos inovadores e, praticamente, tal qual a Apple quando lançou seus equipamentos com a tecnologia de “tela de retina”, oferecer produtos inovadores e singulares ao mercado!
Paulo Sérgio Gonçalves é MsC em engenharia de produção e autor de três obras didáticas:
Gestão de Estoques - Teoria e Prática - Ed. Interciência - em coautoria com E. Shwember.
Administração de Materiais - 4a. Edição - Editora Campus/Elsevier.
Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Ed. Manole.

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