INOVAÇÃO E LOGÍSTICA – Estratégias do Google
De um lado é inquestionável o volume de informações que o
Google dispõe a respeito do tráfego nas redes e seus algoritmos robóticos que,
explorando e minerando os mais diversos serviços online, tais como: redes
sociais, youtube, e-mails etc., acabam
perfilando usuários e elaborando seus perfis com objetivos comerciais, é claro.
Não há almoço grátis!
De outro, em 2010 o Google fez nascer secretamente uma nova
ramificação denominada de Google X (veja detalhes no link: http://www.youtube.com/watch?v=4i3oKEg6o9g)
com objetivo de criar projetos inovadores, objetivando trazer para o mercado
tecnologias radicais: tais como o Google Glass (veja uma demonstração no link:
http://www.youtube.com/watch?v=JSnB06um5r4), o carro inteligente do Google (veja uma demonstração no link http://www.youtube.com/watch?v=3plGzxnrnJk), Project Loon,
Space Elevators, entre tantos outros . Todos supersecretos até chegar ao
mercado!
Os projetos criados no Google X, são inspirados em grandes centros
de inovação tais com o Laboratório da Bell (http://www.alcatel-lucent.com/bell-labs
) e o centro de pesquisa da Xerox em Palo Alto, denominado de Xerox PARC (Xerox Palo Alto Research Center -
http://www.parc.com/ ).
Esses projetos receberam um apelido muito interessante: moonshots que, numa tradução literal, significa “um tiro na direção da lua!”. Ou seja, querem sair da mesmice e criar
uma revolução na inovação. Como diz o seu cientista chefe Astro Teller: “ quanto mais as ideias parecer terem saído de
um filme de ficção científica, melhor!”
Para este ano de 2013, os investimentos em inovação deverão
superar sete bilhões de dólares americanos e não é sem razão que o Google é
considerado um caso notório de obsessão pela inovação. O mantra do Google X é estar sempre à frente na
corrida tecnológica!
A motivação é muito clara: sem inovação as empresas tende ao
declínio e, em se tratando de áreas vinculadas a tecnologia de ponta,
seguramente o ciclo de vida desses produtos no mercado é curtíssimo! A preocupação nesse
sentido é grande em todas as empresas. Para termos uma ideia, uma pesquisa
realizada pela PwC (PricewaterhouseCoopers)
divulgada em setembro desse ano, mostrou que 93% das empresas consultadas em 25
países (foram consultadas 1.800 empresas em 30 segmentos de mercado) consideram
que a inovação é a principal fonte para o aumento das receitas dessa empresas
nos próximos anos.
Mergulhado de cabeça em projetos inovadores O Google também
se preocupa com a logística de suprimento para seus projetos. Nesse sentido vem
adquirindo diversas empresas com, por exemplo, empresas especializadas na
fabricação de lentes que se comportam como olhos humanos, fabricante de braços
robóticos de alta sensibilidade, capazes de produzir movimentos sofisticados e
sutis; fabricante de rodas para equipamentos pesados etc.
Toda essa estratégia
de suprimentos tem um fim bem específico: garantir a continuidade no fornecimento
dos componentes e insumos que farão parte de seus projetos inovadores e acima
de tudo, manter o domínio exclusivo das tecnologias de produção desses componentes.
Como essa estratégia de suprimentos o Google pretende vencer
todos os entraves unindo inovação tecnológica à logística de suprimentos,
garantido assim produtos inovadores e, praticamente, tal qual a Apple quando
lançou seus equipamentos com a tecnologia de “tela de retina”, oferecer produtos
inovadores e singulares ao mercado!
Paulo Sérgio Gonçalves é MsC em engenharia de produção e autor de três obras didáticas:
Gestão de Estoques - Teoria e Prática - Ed. Interciência - em coautoria com E. Shwember.
Administração de Materiais - 4a. Edição - Editora Campus/Elsevier.
Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Ed. Manole.
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