sábado, 23 de abril de 2011


BUSCANDO MINHA ENCOMENDA
 A crescente demanda de produtos adquiridos pelos web sites provocaram uma verdadeira revolução nos sistemas de atendimento os usuários desses produtos.
Como o processo de compra via internet é muito rápido, o usuário dos sistemas de compras online , investem-se numa sensação idêntica quanto ao prazo para o recebimento do produto adquirido!
Ocorre que as grandes metrópoles estão cada vez mais congestionadas de pessoas, edificações e veículos! O tráfego urbano tornou-se lento, dificultoso e caótico. Não a certeza em relação ao prazo de entrega indicado!
Um simples acidente colateral em uma via pública ou mesmo em um túnel que corta a cidade, objetivando melhorar o fluxo de veículos, promove um caos local que se propaga, tal qual, o denominado “efeito dominó”!
Alguma alternativa para solucionar o problema para o envio dos produtos adquiridos pelos usuários via internet, vem sendo estudadas ao longo dos últimos anos. Utilização de motoboys ou mediante a contratação dos serviços de entregas rápidas, em muitos casos utilizando-se dos serviços dos Correios (SEDEX e SEDEX 10).
Mesmo o ECT, antes um modelo de eficiência operacional, caiu no descrédito, a ponto de sofrer intervenção direta do Governo em face dos péssimos serviços que vinham sendo prestados e mesmo em face da avalanche de reclamações dos usuários! Troca de diretores, redirecionamento estratégico estão sendo realizados, porém, não há perspectivas de resultados imediatos.
Aliado aos problemas já elencados fulcrado as questões das grandes metrópoles encontra-se o denominado problema da última milha! Esse é uma nova equação inserida no contexto dos estudos da denominada logística urbana! Esse problema se reveste de caráter elevadamente oneroso para a empresa responsável pela entrega dos produtos nos endereços indicados pelos usuários. A dificuldade aqui está relacionada a efetivamente encontrar no destino final, uma pessoa que possa recepcionar o produto encomendado.
Num transito metropolitano caótico, não a garantias de entregas com hora certa! Nesse sentido um verdadeiro jogo de dados é construído: será que no horário em que o entregador chegar ao local da entrega indicado pelo comprador existirá alguém para recepcioná-lo para receber produto? Quando a resposta é afirmativa, tudo ocorre dentro do programado e o cliente ficará satisfeito! A missão foi cumprida e a meta do pedido certa na hora certa se fez presente!
Mas isso é uma raridade especialmente quando o problema é abordado sob a ótica das grandes metrópoles! Nestas, a janela de tempo para a entrega, qual seja, o tempo decorrido entre o momento em que o entregador se desloca para fazer a entrega e  o seu recebimento, foi alongado para o denominado “horário comercial”, ou seja , das 8:00 horas até as 18:00 horas! É o que denominados de pedido certo com hora de entrega incerto!
A situação ficou ainda mais complexa a partir do momento em que as autoridades municipais passaram a restringir a circulação de veículos de entregas nos grandes centros urbanos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, os veículos de entregas só podem circular a partir das 10:00 horas da manhã, o que impõem sérios problemas para os distribuidores que fazem entregas em toda a região do Grande Rio.
Em São Paulo, a alternativa de final de placa, impar e par, para o tráfego dia sim e dia não, impões um ociosidade compulsória na frota de veículos de cerca de 25 %!
Algumas soluções criativas estão em processo de implantação. Na Espanha por exemplo, aproveitando-se do desenho das vias que formam cruzamentos, foi possível elaborar um plano em que, no subterrâneo de um dos vértices do cruzamento, foi criado um pequeno depósito de mercadorias destinado a atender as necessidades dos varejistas proximais. Esse depósito é reabastecido no período noturno.
Assim, quando um varejista necessita repor o estoque de uma determinada mercadoria, ele o faz através desse pequeno depósito, transportando assim, uma pequena quantidade dela, suficiente para atender a sua demanda, sem entretanto causar transtornos a circulação de veículos e nem ser importunado pelas autoridades por movimentar cargas em horários proibidos.
Não há soluções mágicas!
Hoje, visto que, gradativamente, as atividades no campo estão em elevado processo de automação, decapitando, por via de conseqüência, um grande número de empregos, vem ocorrendo um fenômeno bem conhecido que é a migração dos trabalhadores das áreas rurais para as grandes cidades. O resultado imediato é que as grandes metrópoles acabam sendo sufocadas pela exaustão e mesmo falência dos serviços básicos indispensáveis tais como: abastecimento de água, energia elétrica, transporte, lazer e segurança pública!
O caos se propaga em todas as direções, resultando em situações incontroláveis e de difícil gestão do espaço urbano, aumento da violência urbana, grande dispêndio de tempo para um cidadão se deslocar de um ponto a outro de uma metrópole,  o que acaba se refletindo num grande impacto na qualidade de vida dos metropolitanos.
A mente humana tem uma grande capacidade criativa e portanto, um elenco de soluções surgirá com o objetivo de melhorar o atendimento as exigências dos clientes, reduzir a poluição ambiental (menor emissão de gases poluentes e redução do ruído nas vias públicas) e melhorar, consideravelmente, a qualidade de vida do cidadão metropolitano permitindo uma circulação mais otimizada por uso de transporte coletivo para atender ao fluxo de pessoas que se deslocam em todas as direções do espaço urbano!
Esse é o grande desafio da Logística Urbana!

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