sábado, 9 de novembro de 2013

Visibilidade da Cadeia de Suprimentos ?


Visibilidade da Cadeia de Suprimentos ?


Uma cadeia de suprimentos dever ser ágil e ter capacidade de resposta rápida, operando de forma sincronizada envolvendo o suprimentos de matérias primas, insumos e componentes para produção, a manufatura e o atendimento as exigências de demandas de produtos por parte dos clientes.
Se de um lado é exigido que as empresas tenham habilidades para agir em mercados altamente globalizado, de outro torna-se indispensável que essas mesmas empresas tenham capacidade e flexibilidade para gerenciar e operar com fontes de suprimentos, produção, distribuição a nível global.
O gerenciamento de uma cadeia de suprimentos global requer um talento especial de seus executivos em função da complexidade de suas operações e do aumento consideravelmente da rede de fornecedores que passa a operar em uma escala mundial.
A complexidade das operações a nível internacional (logística de operações globais) impõe a necessidade de um sistema de informações bem estruturado que permita controlar os pedidos dos clientes, o suprimentos dos materiais, os embarques, o transporte e todas as atividades envolvidas, bem como o status dos eventos que ocorrem na rede logística com objetivo de permitir ações rápidas para promover os ajustes necessários, quando possível, para garantir a desempenho total da rede.
Nesse particular, em artigo postado neste blog que levou o título de Logística em Tempo Real, comentamos sobre essa viabilidade operacional, através da utilização de diversos dispositivos destinados à troca de informações em tempo real como Tablet, Notebooks, Smartphones etc., objetivando a convergência de informações para permitir a operação de uma rede logística com total visibilidade.
Neste sentido, uma pesquisa realizada pelo AberdeenGroup junto a 149 empresas que atuam em cadeias de suprimento a nível global, indicou que a visibilidade da cadeia de suprimentos é uma das maiores preocupações dos executivos da área de operações e logística e uma das maiores prioridade das empresas que buscam melhorar as suas performances operacionais e reduzir os custos de suas operações.
Em outro um estudo, realizado pela Consultoria Reslinc Corp. especializada em soluções logísticas para gerenciamento dos riscos de cadeias de suprimentos, ficou evidenciado que as principais cadeias de suprimentos globalizadas estão atualmente fortemente dependentes de subfornecedores o que é um fato muito preocupante pela grande probabilidade de uma possível ruptura no fluxo de suprimento às grandes manufaturas.
Embora essa pesquisa tenha se concentrado no ramo da alta tecnologia e no setor automobilístico, ela retrata bem o modus operandi de muitas cadeias de suprimentos que operam com um conjunto de fornecedores em diversas camadas.
Segundo a análise elaborada pela Reslinc Corp. no citado estudo, o risco de ruptura do suprimentos concentra-se nos subfornecedores, o que coloca em cheque a operação de grandes empresas.
O fato preocupante nesse contexto é que, embora os executivos das áreas de logística e operações manifestem grande preocupação com a integração das redes logísticas, em uma pesquisa realizada pela Zurich Insurance Group com 500 profissionais em 71 países, 75% dos executivos entrevistados relataram que não têm visibilidade total de suas cadeias de suprimentos!
Com comentamos nesse blog, é importante que os gerentes de logística e demais executivos invistam em estratégia que permitam obter uma boa visibilidade de suas redes logísticas, muito especialmente através da aplicação massiva de tecnologia da informação que possibilite uma integração de processos entre os parceiros. Essa ação coletiva na busca da integração dos parceiros de negócios, resultará em significativas melhorias na performance das empresas e em sensíveis redução de custos !
Fontes:
- Heaney, B, in Supply Chain Visibility – A Critical Strategy to Optimize Cost and Service – AberdeenGroup – May 2013.
·     - SupplyChain247 – Global Supply Chain Risk – 28/08/2013.
·     - Butner, K – in Blueprint for supply chain visibility – IBM Global Services (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário