COMO A AUTOMAÇÃO
ESTÁ
REVOLUCIONANDO
O VAREJO
Introdução
É indiscutível e de certa forma
assustador as ameaças a empregabilidade que são constantemente incrementadas
com o uso da automação e da inteligência artificial.
Não há dúvida que a inteligência
artificial embarcada é uma das inovações tecnológicas mais profundas que está
impactando os negócios, as relações e as pessoas, em todos os níveis. Seu
potencial de poder e sua influência é enorme, especialmente no campo da ciência e da tecnologia.
Se, de um lado, ela vem impactando todas
as áreas do conhecimento humano; de outro lado, os recentes avanços nas
comunicações via internet estão gerando um massivo volume de dados que não
podem ser deixados de lado. Afinal, eles são uma forte base de conhecimento que
criam e alavancam grandes oportunidades para a aplicação de sistemas de
inteligência artificial na otimização e gerenciamento de diversas atividades.
A transformação tecnológica avança
consideravelmente através digitalização, internet de tudo (IoT), rede de
comunicação de alta performance (5G, por exemplo), Inteligência Artificial,
Machine Learning e Big Data.
A denominada indústria 4.0 já é uma realidade em curso e vai promover rupturas significativas tanto a nível de tecnologias aplicadas, quanto nos processos operacionais.
A denominada indústria 4.0 já é uma realidade em curso e vai promover rupturas significativas tanto a nível de tecnologias aplicadas, quanto nos processos operacionais.
Esse tsunami de novas tecnologias,
levará a mudanças dos modelos tradicionais de controle e gestão aplicados às
cadeias de suprimentos, transformando-as em sistemas interligados com
inteligência embarcada (modelos de AI implementados nas redes logísticas), promovendo melhorias consideráveis nas cadeias de suprimentos através da automação de
processos, robótica, aumento nos níveis de serviços etc., tanto no que se refere ao
atendimento aos requisitos da demanda, quanto nos processos destinados a
promover a distribuição física dos produtos.
Sofisticados softwares de inteligência
artificial são introduzidos nos processos e nas operações logísticas,
promovendo uma verdadeira transformação em todas as áreas de negócios; muito
especialmente em função da sinergia gerada entre os parceiros,
permitindo assim um crescimento sustentável mediante ferramentas operacionais e
sistêmicas que possibilitem o gerenciamento do consumo, a redução dos
desperdícios; todos focados dentro de uma ótica de sustentabilidade global.
Figura 2 – Inteligência Artificial e
Robótica.
Fonte: Google Imagens e Gonçalves.
APLICAÇÕES NO VAREJO
Big Data e
Análise Preditiva
O volume de dados gerado nos diferentes
canais e em diferentes setores é gigantesco. Esse manancial de dados, se usados
adequadamente, fornecem subsídios considerável para melhorar
significativamente a tomada de decisões. São os conhecidos Big Data.
É obvio que a dinâmica dos sistemas
acaba produzindo esses dados em alta frequência e com flutuações em volume e
tempo, nos mais diversos parceiros de negócios. Dentro desse espectro, o
massivo volume de dados gerado dá suporte, através da sua captura, as análises
preditivas através do uso de análises estatísticas e reconhecimento de
padrões, por meio de algoritmos inseridos nos softwares de previsão, permitindo
assim, a elaboração de cenários preditivos.
Vale destacar a tecnologia machine learning. Numa linguagem
mais simplificada, um tipo de inteligência artificial que promove a capacidade
de um computador aprender e evoluir nesse aprendizado, mediante exposição de
novos dados e constante modificação. Nesse processo de aprendizado, um
cientista de dados se encarrega de fornecer dados aos algoritmos para que eles
encontrem padrões.
Figura 3 – Machine Learning x Deep Learnning.
Fonte: Google Imagens e Information Management.
Na
tecnologia deep learning, mais próxima da inteligência humana, o
sistema tem a capacidade de rapidamente avaliar um objeto, dar input nas informações
correspondentes e adaptar-se a diferentes variantes desse objeto, pois os
algoritmos vão se aprimorando a cada iteração, imitando assim as redes neurais
do cérebro humano.
Robótica e
Automação
A robótica tornou-se elemento
indispensável na operação de tarefas repetitivas ou na execução de tarefas em
áreas de alto risco; além das vantagens de poder operar no esquema (24/7), ou
seja, vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana, executando de forma
incansável e rápida, as operações.
Figura – 5 – Robô em operação.
Fonte: Google Imagens e Gonçalves.
Por outro lado, a automação tem a
capacidade de produzir resultados de auto impacto, em todos os fatores
relevantes para os negócios, tais como: agilidade,
melhoria da produtividade, aumento da lucratividade etc.
A combinação da Inteligência Artificial
com a Automação resulta em melhorias na tomada de decisões, aumento da
produtividade e redução de custos.
Processamento
da Linguagem Natural (PNL)
O Processamento da Linguagem Natural é
uma aplicação da inteligência artificial que permite com que os computadores
passem a entender e sintetizar a linguagem humana, mediante algoritmos
linguísticos.
Semelhante ao cérebro humano, esses sistemas podem simular atividades e tem a capacidade de analisar e manipular a
linguagem. Os exemplos mais conhecidos são os
Chatboots, Siri (Apple), Cortana (Windows) e Alexa (Amazon), que possuem a
capacidade de dialogar com as pessoas.
Figura 5 – Processamento da Linguagem
Natural (PNL).
Fonte: Google Imagens e Gonçalves.
Algumas aplicações da automação e da Inteligência
Artificial no varejo.
Walmart
A Walmart vem competindo com a Amazon e
outros varejistas online e está implementando a digitalização de suas lojas
físicas, com objetivo de gerenciá-las com maior eficiência, mantendo os custos
sob controle e permitindo tornar a experiência do cliente mais agradável.
Milhares de câmeras suspensas no teto,
combinadas com outras tecnologias, tais como sensores nas prateleiras,
monitoram a loja em tempo real, permite um reabastecimento rápido de
produtos. A Walmart espera expandir essa tecnologia para todas as suas lojas
nos próximos meses (PhysOrg – 25/abril/2019).
Um aspecto importante a ser considerado
com o uso dessas tecnologias está relacionado a privacidade dos clientes.
Considerando que o aprendizado máquina busca padrões e os combina, a empresa
poderá enfrentar problemas quando esse procedimento envolver o comportamento de
um cliente específico.
Figura 6 - Loja da Walmart com câmeras
no teto.
Fonte: Phys.Org (2019).
Outra tecnologia em implantação pela
Walmart é a denominada JetBlack, um serviço de compras por texto destinado aos
clientes de alta renda de Nova York. Como parte desse projeto, a empresa está
colocando alguns trailers em seus estacionamentos para que os clientes
possam experimentar essa tecnologia através da realidade virtual.
KROGER
A Kroger, uma gigante de supermercados
dos EUA em parceria com a startup Nuro.Ai, está implementando algumas
tecnologias de robôs inteligentes para fazer entregas de mantimentos nas portas
dos clientes.
Nesse projeto, os sistemas de banco de
dados do estoque e das vendas controlam as compras dos produtos individuais, na
medida em que esses dados formam uma grande massa, enquanto que os sistemas
de aprendizado máquina passam a prever os hábitos regulares dos clientes.
Observando esse processo numa escala de
maior porte, a análise do comportamento de milhões de consumidores vai permitir
que a rede de supermercados saiba exatamente o que cada família costuma comprar. Dentro desse processo, essa informação passa então a ser compartilhada com os fornecedores da rede de supermercados, promovendo desta forma, uma gestão mais eficiente dos estoques e
uma logística enxuta.
Figura 7 – Carrinhos da Kroger.
Fonte: http://houston.culturemap.com.
Outro aspecto que vale registro, está relacionado aos sistemas de AI. Eles estão ficando cada vez
mais sofisticados no reconhecimento de voz e permitirão aos clientes
realizarem compras simplesmente ditando, através de um aplicativo em seus celulares, a lista dos produtos desejados.
Essas experiências estão sendo realizadas com um assistente inteligente da Google denominado de Google Duplex (funciona nas plataformas ativadas pelo Google Assistente, incluindo alto-falantes e monitores inteligentes da Google, smartphones, smartwatches etc) e varejistas como o Carrefour e Walmart.
Essas experiências estão sendo realizadas com um assistente inteligente da Google denominado de Google Duplex (funciona nas plataformas ativadas pelo Google Assistente, incluindo alto-falantes e monitores inteligentes da Google, smartphones, smartwatches etc) e varejistas como o Carrefour e Walmart.
Figura 8 – Google Duplex.
Fonte: www.meupositivo.com.br.
Na medida em que os hábitos dos clientes
vão mudando, o sistema vai se ajustando, via aprendizado máquina, e assim, os algoritmos vão modelando o comportamento do cliente, permitindo prever que ofertas
deverão ser enviadas para cada um deles.
Wheel and Sprocket
A varejista de bicicletas Wheel and Sprocket (Wisconsin) utiliza sensores de piso
da Scanalytics para contar o número de clientes que adentram em cada uma de
suas lojas, com objetivo de ajudar a montagem das equipes.
Esses sensores medem as compressões dos pés nos pisos das lojas com a finalidade de analisar os movimentos das pessoas e, assim, permitir que a empresa saiba quais produtos merecem maior atenção dos clientes em suas lojas e por quanto tempo.
Esses sensores medem as compressões dos pés nos pisos das lojas com a finalidade de analisar os movimentos das pessoas e, assim, permitir que a empresa saiba quais produtos merecem maior atenção dos clientes em suas lojas e por quanto tempo.
Figura 9 – Sensores de piso na
Wheel and Sprocket.
Fonte: Scanalyticsinc e Wheel
& Sprocket.
LOJAS AUTONOMAS - ZAITT
Já disponível no Brasil, a Zaitt, a primeira loja
totalmente autônoma foi inaugurada no Espírito Santo e encontra-se em funcionamento
na Praia do Canto, em Vitória. A loja vende diversos produtos, entre legumes,
carnes e bebidas, 24 horas por dia, sete dias por semana.
Com base em um aplicativo baixado pelo cliente em seu
celular, clicando na chave de segurança que aparece na tela, esse cliente tem
acesso à loja com a aproximação dessa chave na porta do estabelecimento.
Figura 10 _ Loja autônoma
Zaitt.
Fonte: Zaint.com.br /Google Imagens e Gonçalves.
Ao adentrar na loja, o cliente escolhe o produto que quer,
aproximando o celular do código de barras existente no produto com a
finalidade de registrar a compra. Todo o sistema de cobrança é controlado pelo
aplicativo cadastrado no celular do cliente e após a compra, o cliente vai embora.
Segundo Renato Antunes, um dos sócios da empresa, essa
automação, pelo fato de não ter vendedores ou funcionários dentro da loja, gera
uma economia de até R$ 10 mil por mês.
Com bem explicou em entrevista realizada pela FCDL
Notícias: “A única parte que a gente precisa de força humana é na reposição de
estoque. Todo o processo da loja é feito de forma autônoma. O cliente vem aqui
e faz todo o processo de compra. A gente tem que vir fazer o controle de
estoque e a reposição de mercadorias”.
Não resta dúvida que a automação do varejo avança
aceleradamente, e não vai parar por ai! Essa automação promove uma redução nos custos,
agilidade os processos e melhorias no atendimento ao cliente, porém eleva o
risco de redução de postos de trabalho, colocando em xeque a empregabilidade!
Fonte:
D´Innocenzio, A. in Walmart
experiments with AI to monitor stores in real time – Phys.or/new – April
25/2019 – acesso: 05/06/2019.
Katski, G. in AI and
e-commerce – a perfect storm for retail Jobs - Phys.Org/news – April 25,2017 –
acesso: 05/06/2019.
MK Positivo in O que é Google Duplex e por que essa
tecnologia é tão assustadora e impressionante? disponível em https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/tendencias/o-que-e-google-duplex-assistente-voz-realiza-ligacoes/ - acesso: 18/07/2019.
Perez. S. in Walmart partners
with Google on voice-enabled grocery shopping – disponível em : https://techcrunch.com/2019/04/02/walmart-partners-with-google-on-voice-enabled-grocery-shopping/ - acesso: 18/07/2019.
FCDL Notícias in Lojs sem vendedores já são novidades no
pequeno varejo – disponível em: https://www.fcdl-sc.org.br/fcdl-noticias/lojas-sem-vendedor-ja-sao-realidade-no-pequeno-varejo/ - acesso: 18/07/2019.
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