segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A revolução no varejo

A REVOLUÇÃO NO VAREJO


O varejo vem sofrendo uma grande transformação. Isso deveu-se a internet e ao avanço considerável das compras efetuadas através de sites que oferecem os mais diversos produtos.

Depois da busca incessante para acelerar as entregas dos produtos (ver postagem – A revolução nas entregas), destinadas a atender aos consumidores cada vez mais ansiosos, muito especialmente em função das facilidades proporcionadas pelas compras via internet, eis que surgem novas tecnologias dispostas a dar maior celeridade nos processos de compras de produtos.

Nessa avalanche de processos para atender ao varejo, cada vez mais online, vale a pena comentar duas novas tecnologias que se encontram disponíveis e que tem como objetivo primordial é facilitar a vidas dos consumidores na hora de efetuar suas compras!

Entre elas citamos o caso da Amazon e o caso da Tesco (Homeplus), que adentram no mercado com uma inovação sensacional que revoluciona o mercado de varejo!

A tecnologia implementada pela Tesco, um grupo britânico que atua com uma rede de supermercados na Coreia do Sul, com a marca a Homeplus, é o projeto de uma loja virtual em grandes displays, disponível no metrô em Seul.

O sistema funciona da seguinte maneira: o usuário interessado, ao passar pela estação do metrô, depara-se com displays enormes nas paredes da estação, aonde são mostradas imagens das embalagens dos 500 produtos (Figura 2) mais populares das lojas físicas da rede de supermercados.



Figura 2 – Sistema implantado pela Homeplus no metrô de Seul (Correia do Sul).
Fonte: Tesco – Homeplus.

Utilizando-se de um smartphone que possua o aplicativo disponibilizado pela rede Homeplus, o cliente deverá escolher os produtos que deseja comprar e que se encontram mostrados nos display.

Ele então deverá escanear o QR Code (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera) na imagem correspondente ao produto,  indicando a quantidade do item que deseja adquirir e, então, após o processamento financeiro via cartão de crédito, aguardar a entrega dos itens comprados.

Para o leitor interessado em visualizar maiores detalhes desse projeto, basta acessar o link indicado a seguir:


Segundo a empresa, os pedidos realizados até às 13:00 horas, terão suas compras entregues no mesmo dia !

Essa nova tecnologia facilitará consideravelmente a compra de produtos para abastecer as residências. Funcionando de forma semelhante às aquisições de produtos em um supermercado com um grande diferencial que permite, num toque de dedos, adquirir os produtos que estão em falta na residência de qualquer usuário desse sistema revolucionário que funciona numa estação do metrô !

O sistema da Amazon é ainda mais revolucionário! Em vez de fazermos uma visita a um site de compras ou fisicamente adentrarmos em um supermercado, simplesmente vamos utilizar um pequeno aparelho (AmazonDash – Figura 3) o qual faz a leitura do código de barras de cada produto que necessitamos e que precisa ser renovado na nossa dispensa.


Figura 3 – AmazonDash.
Fonte: Amazon.

Utilizando-se de um aplicativo disponível para Android e IOS e de posse do AmazonDash, basta usar esse dispositivo, na sua própria residência, para ler o código de barra do produto que precisa ser adquirido e o mesmo vai aparecer na “lista de compras” em seu smartphone, bastando então indicar a quantidade que você vai necessitar desse produto e efetuar a sua compra.

Os detalhes desse processo são apresentados no vídeo do link abaixo:


Esse sistema encontra-se em teste em São Francisco e Seatle, nos Estados Unidos. O sistema funciona em conjunto com o serviço de entrega da Amazon, denominado de AmazonFresh (figura 4).

Figura 4 – Sistema AmazonFresh.
Fonte: Amazon.

O AmazonFresh é um serviço de entrega criado pela Amazon e destinado à comercialização de produtos alimentícios.

Assim, realizada compra com o uso do AmazonDash, os serviços do Amazon Fresh se encarregarão de realizar a entrega!

Aqui no Brasil, a rede de supermercados Zona Sul buscou implantar uma tecnologia semelhante (Figura 5) e que ficou, por um determinado período de tempo, disponível no metrô da Estação Uruguai (Rio de Janeiro – Tijuca).

O modelo de negócios desse supermercado simulava uma estante de produtos (Gôndola Virtual - Figura 5) na qual os itens mais vendidos nesse supermercado, dentre de certa variedade deles, estavam fisicamente apresentados e, ao lado de cada produto, o respectivo QR Code.




Figura 5 – Sistema testado pelo Supermercado Zona Sul – Rio de Janeiro – Brasil
Fotos do Autor.

Utilizando-se de um aplicativo para smartphones, disponibilizado pelo Supermercado Zona Sul, o cliente interessado, faz a leitura do QR Code e indica a respectiva quantidade de produto que deseja adquirir. Fechando o pedido, o sistema contabiliza o resultado via cartão de crédito do cliente e então o processamento da encomenda é realizado e a entrega efetivada no local indicado pelo cliente !

Também existem esse modelo de “vitrine virtual” implantadas em outras regiões do Brasil, como a disponibilizada pela rede de supermercados Pão de Açúcar no Shopping Cidade Jardim, na cidade de São Paulo e outra, no Rio de Janeiro, localizada no Aeroporto Santos Dumont e pertencente ao site de compras da empresa Submarino.com

O que podemos verificar, nessa avalanche de novas tecnologias é a facilidade com que os clientes poderão realizar a suas compras com um simples “toque de dedos”, utilizando-se de smartphones que estão revolucionando os serviços de comunicação, entretenimento e criando novos modelos de negócios que facilitam a vida dos consumidores.

É claro que alguns ajustes se farão necessários, como por exemplo, equalizar os estoques à demanda de produtos que será efetivada através de vários canais de vendas (ver postagem: Os desafios logísticos no Onmi-Canal), mas isso é uma questão de tempo.

Ao final, com a redução do tempo para comprar produtos essenciais, o melhor mesmo será aproveitar esse tempo disponível no lazer e em atividades mais prazerosas!

Fonte:

Ruic, G. in supermercado leva “prateleiras virtuais” ao metrô – disponível em - http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/supermercado-leva-prateleiras-virtuais-ao-metro - acesso 20/08/2016.

Canaltech – notícias – O fim dos supermercados- Amazon anuncia gadget que faz compras sem sair de casa – disponível em  http://canaltech.com.br/noticia/amazon/O-fim-dos-supermercados-Amazon-anuncia-gadget-que-faz-compras-sem-sair-de-casa/ = acesso: 20/08/2016.

Huberman, E. – in The difference in marketing for a retail for a retail store -  disponível em http://www.mytotalretail.com/article/the-difference-in-marketing-for-a-retail-store-vs-for-e-commerce/ -  acesso: 20/08/2016.

Walsh, M – in The future-of e-commerce:  bricks and mortar. – disponível em : https://www.theguardian.com/business/2016/jan/30/future-of-e-commerce-bricks-and-mortar - acesso: 20/08/2016.

Amazon - https://fresh.amazon.com/dash/ - acesso: 20/08/2016.

Baguley, R, and McDonald, C. in Appliance Science: How the AmazonDash button Works – disponível em : http://www.cnet.com/news/appliance-science-how-the-amazon-dash-button-works/  - acesso: 20/08/2016.

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Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro pela Universidade Federal do E.E.Santo, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC , consultor na área de operações (manufatura e serviços), professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:

Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier.

Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.

Administração de Estoques - Teoria e Prática - em coautoria de E. Schwember - Editora Interciência.

Um comentário:

  1. Excelente artigo. Nos traz uma visão da Tecnologia mudando nossas vidas, a cada dia, e fazendo com que as organizações repensem suas estratégias a cada momento.

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