sexta-feira, 23 de julho de 2010

A logística no varejo.

A logística no varejo.

O varejo em sua concepção tradicional sofreu uma mutação avassaladora a partir do momento em que a logística adentrou a suas portas apoiada pela tecnologia da informação.
Código de barras e transferência eletrônica de dados (EDI) já não são novidades impactantes em um mercado em franca expansão.
O varejista de hoje, diferentemente do "balconista" de ontem, é um homem antenado na tecnologia que lhe dá o suporte necessário ao desenvolvimento de suas atividades.
De um lado, softwares de apoio a decisão subsidiados por modelos logísticos destinados a melhorar a previsão de vendas, a gerir os estoques, simplificar processos, gerenciar categorias, para citar uns poucos em um amplo elenco de alternativas, estão presentes no dia-a-dia do varejista de hoje.
Por outro lado, os clientes estão cada vez mais exigentes, menos fieis a marcas e realizando compras em um contexto mais amplo de acesso a informações sob produtos, qualidade e preços.
Para atender a esse biônio sem perder o foco, o varejista de hoje necessita ter uma logística sofisticada que lhe de apoio em tempo integral.
Atender a um cliente de forma adequada requer muito mais do que um simples sorriso nos lábios e a simpatia de um  vendedor! O cliente deseja um produto e não espera por recebê-lo. O quer "just-in-consumption" fazendo uma paródia com o "just-in-time".
Ora, atender ao cliente no exato momento que ele deseja um produto é uma tarefa que requer um sofisticado fluxo de produtos ao longo da cadeia produtiva.
Para tanto a logística passou a fazer parte da vida do varejista! 
Diferentemente do modelo do passado, hoje ter um leque de opções de produtos não implica necessáriamente na manutenção de grandes estoques em intermináveis prateleiras! O que o varejista vai precisar é de uma logística de apoio eficente e presente em tempo integral.
Isso será possível a partir do momento em que o varejista passe a fazer parte da cadeia de suprimentos como ator e não como coadjuvante! Ele passa a ser parceiro de seu fornecedor e não um mero comprador eventual.
Se a logistica é o "planejamento e a operação de sistemas físicos, informacionais e gerenciais necessários para que insumos e produtos vençam condicionantes espaciais e temporais", a hora é essa!
Assim, o varejista de hoje, antenado com as novas tecnologias, está cantando a velha canção de Geraldo Vandré: "vem, vamos embora porque esperar não é fazer, quem sabe faz a hora e não espera acontecer!" 

Um comentário: