Tecnologias inovadoras revolucionam
a Distribuição Física.
a Distribuição Física.
A crescente convergência de vendas
via e-commerce, a vasta gama de plataformas digitais amigáveis e que podem ser interconectadas,
o uso intensivo de redes inteligentes, especialmente via wifi e o avanço nas tecnologias em veículos móveis, vem de encontro
à grandes inovações na logística de distribuição física.
A preocupação aqui, além de atender
a um volume de clientes que se conectam através das mais diversas mídias
digitais, está também relacionada ao fato de que, segundo o Fórum Econômico
Mundial (WEF), “as pessoas continuam a ser atraídas para as cidades pelas
oportunidades econômicas, sociais e criativas que oferecem”.
Esse processo de migração para os
grandes centros urbanos, analisado por diversos especialistas, resultou numa
estimativa de que, em 2050, a população urbana mundial será tão grande quanto à
população mundial em 2002 que era de cerca de 6 bilhões de pessoas.
O resultado esperado será grandes
congestionamentos de veículos, aumento da poluição ambiental, e altos custos
monetários e humanos. Basta examinar o relatório do WEF que menciona , considerando apenas os EUA, que nas 83
maiores áreas urbanas, o desperdício de tempo e combustível durante
congestionamento foi avaliado em US$ 60 bilhões de dólares!
Nesse sentido, no futuros, as
grandes cidades que não puderem sofrer expansão, terão que, incansavelmente, criar
inovações. Por exemplo, na escala da infraestrutura, a ideia, segundo o WEF é transformá-la em infraestruturas em pequena escala,
destinadas a dar maior flexibilidade através do compartilhamento nas suas mais
diversas áreas.
Buscando soluções inovadoras,
utilizando-se das tecnologias de comunicação e informação digital é possível
melhorar significativamente a operação do tráfego de veículos, monitorando as
informações de fluxo em tempo real, cujo resultado é o aproveitamento da
capacidade ociosa dos veículos, como por exemplo, o uso do transporte
compartilhado e mesmo mediante implementação de sofisticados algoritmos de
otimização dinâmica, como é o caso de um algoritmo projetado para o transporte
de massa destinado a direcionar esses veículos, em tempo real, para atender o
fluxo de passageiros em um ambiente de alta variância na taxa de fluxo, que foi
desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Nessa direção também caminha a
logística de distribuição física, como anunciado pela Mercedes-Benz que
pretende nos próximos cinco anos, investir um bilhão de euros em soluções de
transporte focadas na era digital e o desenvolvimento de veículos inteligentes,
com o uso de tecnologias combinadas com uma série de soluções inovadoras, destinadas a equacionar o velho problema logístico da “última milha”.
Muitas tecnologias surgiram para
buscar soluções inteligentes e economicamente sustentáveis para a distribuição
de produtos em grandes centros urbanos, como aquelas já mencionadas nesse blog
– A revolução no Varejo (postagem de
22/08/2016) e A revolução nas
entregas (postagem de 12/08/2016),
nas quais comentamos o uso de drones
e mesmo, veículos de transporte de passageiros com tempos ociosos, para
realizar as entregas dos produtos aos mais diversos clientes.
Como esse objetivo, a Mercedes
pretende focar seus projetos em três grandes áreas: Internet das Coisas,
soluções inovadoras na área de transporte e busca de parceiros com foco na
mobilidade urbana.
Figura 2 – Van e Drones
Fonte: Mercedes- Benz
Na inovação relacionada à área de transporte, a
Mercedes apresentou a seu projeto denominado "Van e Drones" (figura 2) que nasceu de uma
parceria com a startup Maternet da
Califórnia. Esse veículo vai equipado com dois drones em seu teto para fazer as entregas na “última milha”, levando
em conta as condições mais adversas nesse trajeto final. Os pacotes existentes
na Van, num total de 25 unidades, pesando até 2 quilos, são transportados pelos drones que
funcionam de forma autônoma através de um software existente e levando em conta que o destino
final de cada pacote já se encontra inserido no sistema e o drone ser controlado por GPS.
Todas as informações sobre os
produtos são compartilhadas com o software existente na Van que escolhe o
melhor roteiro de entrega, despachando no destino cada pacote a ser entregue de
forma automática e assim evitando erros nessa operação.
Figura 3 – Prateleiras no interior da VAN
Fonte: Mercedes-Benz
Claro que tudo isso começa na
operação do centro de distribuição que se integra ao sistema, onde os pedidos
são disponibilizados em prateleiras especiais e que são então inseridas no
interior do veículo, como mostra a figura 3.
Os interessados poderão visualizar
mais detalhes desse projeto através do link abaixo:
Outro sistema também inovador que
vai entrar em operação de testes pelos correios Suíços é o denominado “robô
carteiro” que são pequenos robôs sobre rodas com capacidade de carregar pacotes
de até 10 quilos e que podem entrega-los em um raio de até seis quilômetros,
percorrendo o perímetro a velocidade média de uma caminhada de um pedestre.
Figura 4 – Robôs carteiros em operação de teste.
Fonte: Starship Technologies.
Mediante o uso de um sistema de GPS
e um sistema de câmeras que permitirá o reconhecimento visual do entorno, ele
vai “caminhar” pelas calçadas e, mesmo em áreas destinadas aos pedestres. Embora
esse modelo de robô vá se deslocará de forma autônoma e esteja programado para
evitar obstáculos quando levar a carga até o
destino final, ele também poderá ter sua operação controlada operador, via
controle remoto. Com uma tecnologia embarcada, bastante sofisticada, que utiliza inteligência
artificial, esse robô aprenderá em cada entrega, aumentando assim a sua
autonomia.
Os interessados em maiores detalhes
desse revolucionário projeto poderão visualizar a operação desse modelo de robô
através do link abaixo:
A Swiss Post informa que entre as
aplicações possíveis estão incluídas: entrega na mesma hora, no mesmo dia,
entregas de mercadoria em geral e mesmo entregas em domicílio de produtos
médicos. Além disso, o cliente terá a possibilidade de ordenar e monitorar o status
de sua entrega através de um aplicativo para smartphone. O projeto da empresa
estima que as entregas ocorrão num intervalo de tempo entre 5-30 minutos,
dependendo da distância. Na fase de testes dos “robôs carteiros” as entregas
serão acompanhadas por um operador até que o sistema possa reunir o máximo de
informação possível objetivando aumentar o desempenho do robô.
Tecnologias inovadoras estão
impulsionando a logística de distribuição física, promovendo melhorias
significativas em sua performance, buscando equacionar o velho problema da
última milha, especialmente nas grande metrópoles.
O futuro promete muito mais !
Fonte:
WEF in as dez maiores inovações urbanas – disponível em
:http://www3.weforum.org/docs/WEF_Top_10_Emerging_Urban_Innovations_report_PR.pdf
– acesso 17/09/2016.
France Press – População mundial superou 6 bi de habitantes
em 2002, diz relatório - disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u70815.shtml - acesso:
17/09/2016.
Figueiredo, M. in Entregas a longo prazo – O Globo –
14/09/2016 – pag. 45.
Época Negócios in Correio da Suíça vai testar robôs-carteiros
a partir de setembro – disponível em : http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2016/08/correio-da-suica-vai-testar-robos-carteiros-partir-de-setembro.html - acesso:
17/09/2016.
Robotics trends – in Swiss
Post Testing Starship Technologies Delivery Robots - disponível em : http://www.roboticstrends.com/article/swiss_post_testing_starship_technologies_delivery_robots - acesso:
17/09/2016.
Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro pela Universidade Federal do E.E.Santo, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC , consultor na área de operações (manufatura e serviços), professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier.
Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.
Administração de Estoques - Teoria e Prática - em coautoria de E. Schwember - Editora Interciência.
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