domingo, 18 de setembro de 2016

Tecnologias inovadoras revolucionam a Distribuição Física

Tecnologias inovadoras revolucionam 
a Distribuição Física.


A crescente convergência de vendas via e-commerce, a vasta gama de plataformas digitais amigáveis e que podem ser interconectadas, o uso intensivo de redes inteligentes, especialmente via wifi e o avanço nas tecnologias em veículos móveis, vem de encontro à grandes inovações na logística de distribuição física.

A preocupação aqui, além de atender a um volume de clientes que se conectam através das mais diversas mídias digitais, está também relacionada ao fato de que, segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), “as pessoas continuam a ser atraídas para as cidades pelas oportunidades econômicas, sociais e criativas que oferecem”.

Esse processo de migração para os grandes centros urbanos, analisado por diversos especialistas, resultou numa estimativa de que, em 2050, a população urbana mundial será tão grande quanto à população mundial em 2002 que era de cerca de 6 bilhões de pessoas.

O resultado esperado será grandes congestionamentos de veículos, aumento da poluição ambiental, e altos custos monetários e humanos. Basta examinar o relatório do WEF que menciona , considerando apenas os EUA, que nas 83 maiores áreas urbanas, o desperdício de tempo e combustível durante congestionamento foi avaliado em US$ 60 bilhões de dólares!

Nesse sentido, no futuros, as grandes cidades que não puderem sofrer expansão, terão que, incansavelmente, criar inovações. Por exemplo, na escala da infraestrutura, a ideia, segundo o WEF  é transformá-la em infraestruturas em pequena escala, destinadas a dar maior flexibilidade através do compartilhamento nas suas mais diversas áreas.

Buscando soluções inovadoras, utilizando-se das tecnologias de comunicação e informação digital é possível melhorar significativamente a operação do tráfego de veículos, monitorando as informações de fluxo em tempo real, cujo resultado é o aproveitamento da capacidade ociosa dos veículos, como por exemplo, o uso do transporte compartilhado e mesmo mediante implementação de sofisticados algoritmos de otimização dinâmica, como é o caso de um algoritmo projetado para o transporte de massa destinado a direcionar esses veículos, em tempo real, para atender o fluxo de passageiros em um ambiente de alta variância na taxa de fluxo, que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade da Califórnia.

Nessa direção também caminha a logística de distribuição física, como anunciado pela Mercedes-Benz que pretende nos próximos cinco anos, investir um bilhão de euros em soluções de transporte focadas na era digital e o desenvolvimento de veículos inteligentes, com o uso de tecnologias combinadas com uma série de soluções inovadoras, destinadas a equacionar o velho problema logístico da “última milha”.

Muitas tecnologias surgiram para buscar soluções inteligentes e economicamente sustentáveis para a distribuição de produtos em grandes centros urbanos, como aquelas já mencionadas nesse blog – A revolução no Varejo (postagem de 22/08/2016)  e A revolução nas entregas (postagem de 12/08/2016), nas quais comentamos o uso de drones e mesmo, veículos de transporte de passageiros com tempos ociosos, para realizar as entregas dos produtos aos mais diversos clientes.

Como esse objetivo, a Mercedes pretende focar seus projetos em três grandes áreas: Internet das Coisas, soluções inovadoras na área de transporte e busca de parceiros com foco na mobilidade urbana.


Figura 2 – Van e Drones
Fonte: Mercedes- Benz

Na inovação relacionada à área de transporte, a Mercedes apresentou a seu projeto denominado "Van e Drones" (figura 2) que nasceu de uma parceria com a startup Maternet da Califórnia. Esse veículo vai equipado com dois drones em seu teto para fazer as entregas na “última milha”, levando em conta as condições mais adversas nesse trajeto final. Os pacotes existentes na Van, num total de 25 unidades, pesando até 2 quilos, são transportados pelos drones que funcionam de forma autônoma através de um software existente e levando em conta que o destino final de cada pacote já se encontra inserido no sistema e o drone ser controlado por GPS.

Todas as informações sobre os produtos são compartilhadas com o software existente na Van que escolhe o melhor roteiro de entrega, despachando no destino cada pacote a ser entregue de forma automática e assim evitando erros nessa operação.


Figura 3 – Prateleiras no interior da VAN
Fonte: Mercedes-Benz

Claro que tudo isso começa na operação do centro de distribuição que se integra ao sistema, onde os pedidos são disponibilizados em prateleiras especiais e que são então inseridas no interior do veículo, como mostra a figura 3.

Os interessados poderão visualizar mais detalhes desse projeto através do link abaixo:


Outro sistema também inovador que vai entrar em operação de testes pelos correios Suíços é o denominado “robô carteiro” que são pequenos robôs sobre rodas com capacidade de carregar pacotes de até 10 quilos e que podem entrega-los em um raio de até seis quilômetros, percorrendo o perímetro a velocidade média de uma caminhada de um pedestre.


Figura 4 – Robôs carteiros em operação de teste.
Fonte: Starship Technologies.

Mediante o uso de um sistema de GPS e um sistema de câmeras que permitirá o reconhecimento visual do entorno, ele vai “caminhar” pelas calçadas e, mesmo em áreas destinadas aos pedestres. Embora esse modelo de robô vá se deslocará de forma autônoma e esteja programado para evitar obstáculos quando levar a carga  até o destino final, ele também poderá ter sua operação controlada operador, via controle remoto. Com uma tecnologia embarcada, bastante sofisticada, que utiliza inteligência artificial, esse robô aprenderá em cada entrega, aumentando assim a sua autonomia.

Os interessados em maiores detalhes desse revolucionário projeto poderão visualizar a operação desse modelo de robô através do link abaixo:


A Swiss Post informa que entre as aplicações possíveis estão incluídas: entrega na mesma hora, no mesmo dia, entregas de mercadoria em geral e mesmo entregas em domicílio de produtos médicos. Além disso, o cliente terá a possibilidade de ordenar e monitorar o status de sua entrega através de um aplicativo para smartphone. O projeto da empresa estima que as entregas ocorrão num intervalo de tempo entre 5-30 minutos, dependendo da distância. Na fase de testes dos “robôs carteiros” as entregas serão acompanhadas por um operador até que o sistema possa reunir o máximo de informação possível objetivando aumentar o desempenho do robô.

Tecnologias inovadoras estão impulsionando a logística de distribuição física, promovendo melhorias significativas em sua performance, buscando equacionar o velho problema da última milha, especialmente nas grande metrópoles.
O futuro promete muito mais !

Fonte:
WEF in as dez maiores inovações urbanas – disponível em :http://www3.weforum.org/docs/WEF_Top_10_Emerging_Urban_Innovations_report_PR.pdf – acesso 17/09/2016.

France Press – População mundial superou 6 bi de habitantes em 2002, diz relatório - disponível em : http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u70815.shtml - acesso: 17/09/2016.

Figueiredo, M. in Entregas a longo prazo – O Globo – 14/09/2016 – pag. 45.

Época Negócios in Correio da Suíça vai testar robôs-carteiros a partir de setembro – disponível em : http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2016/08/correio-da-suica-vai-testar-robos-carteiros-partir-de-setembro.html - acesso: 17/09/2016.

Robotics trends – in  Swiss Post Testing Starship Technologies Delivery Robots  - disponível em : http://www.roboticstrends.com/article/swiss_post_testing_starship_technologies_delivery_robots - acesso: 17/09/2016.




Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro pela Universidade Federal do E.E.Santo, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC , consultor na área de operações (manufatura e serviços), professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier.
Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.
Administração de Estoques - Teoria e Prática - em coautoria de E. Schwember - Editora Interciência.

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