A REVOLUÇÃO NO VAREJO
O
varejo vem sofrendo uma grande transformação. Isso deveu-se a internet e ao
avanço considerável das compras efetuadas através de sites que oferecem os mais
diversos produtos.
Depois
da busca incessante para acelerar as entregas dos produtos (ver postagem – A revolução nas entregas),
destinadas a atender aos consumidores cada vez mais ansiosos, muito especialmente em
função das facilidades proporcionadas pelas compras via internet, eis que
surgem novas tecnologias dispostas a dar maior celeridade nos processos de compras
de produtos.
Nessa
avalanche de processos para atender ao varejo, cada vez mais online, vale a pena comentar duas novas
tecnologias que se encontram disponíveis e que tem como objetivo primordial é
facilitar a vidas dos consumidores na hora de efetuar suas compras!
Entre
elas citamos o caso da Amazon e o caso da Tesco (Homeplus), que adentram no
mercado com uma inovação sensacional que revoluciona o mercado de varejo!
A
tecnologia implementada pela Tesco, um grupo britânico que atua com uma rede de supermercados na Coreia do Sul, com a marca a Homeplus, é o projeto de uma loja virtual em grandes
displays, disponível no metrô em Seul.
O
sistema funciona da seguinte maneira: o usuário interessado, ao passar pela estação do
metrô, depara-se com displays enormes nas
paredes da estação, aonde são mostradas imagens das embalagens dos 500
produtos (Figura 2) mais populares das lojas físicas da rede de supermercados.
Figura 2 – Sistema implantado pela Homeplus no metrô de Seul (Correia do Sul).
Fonte: Tesco – Homeplus.
Figura 2 – Sistema implantado pela Homeplus no metrô de Seul (Correia do Sul).
Fonte: Tesco – Homeplus.
Utilizando-se
de um smartphone que possua o aplicativo disponibilizado pela rede Homeplus, o
cliente deverá escolher os produtos que deseja comprar e que se encontram
mostrados nos display.
Ele
então deverá escanear o QR Code (código
de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos
telefones celulares equipados com câmera) na imagem correspondente ao
produto, indicando a quantidade do item
que deseja adquirir e, então, após o processamento financeiro via cartão de
crédito, aguardar a entrega dos itens comprados.
Para
o leitor interessado em visualizar maiores detalhes desse projeto, basta
acessar o link indicado a seguir:
Segundo
a empresa, os pedidos realizados até às 13:00 horas, terão suas compras entregues no
mesmo dia !
Essa
nova tecnologia facilitará consideravelmente a compra de produtos para
abastecer as residências. Funcionando de forma semelhante às aquisições de
produtos em um supermercado com um grande diferencial que permite, num toque de
dedos, adquirir os produtos que estão em falta na residência de qualquer usuário
desse sistema revolucionário que funciona numa estação do metrô !
O
sistema da Amazon é ainda mais revolucionário! Em vez de fazermos uma visita a
um site de compras ou fisicamente adentrarmos em um supermercado, simplesmente
vamos utilizar um pequeno aparelho (AmazonDash – Figura 3) o qual faz a leitura do código de barras de cada produto
que necessitamos e que precisa ser renovado na nossa dispensa.
Figura 3 – AmazonDash.
Fonte: Amazon.
Utilizando-se de um aplicativo
disponível para Android e IOS e de posse do AmazonDash, basta usar esse
dispositivo, na sua própria residência, para ler o código de barra do produto que precisa ser adquirido e o
mesmo vai aparecer na “lista de compras” em seu smartphone, bastando então
indicar a quantidade que você vai necessitar desse produto e efetuar a sua
compra.
Os detalhes desse processo são apresentados
no vídeo do link abaixo:
Esse sistema encontra-se em teste em
São Francisco e Seatle, nos Estados Unidos. O sistema funciona em conjunto com
o serviço de entrega da Amazon, denominado de AmazonFresh (figura 4).
Figura 4 – Sistema AmazonFresh.
Fonte: Amazon.
O AmazonFresh
é um serviço de entrega criado pela Amazon e destinado à comercialização de
produtos alimentícios.
Assim, realizada compra com o uso do AmazonDash, os serviços do Amazon Fresh se encarregarão de realizar a
entrega!
Aqui no Brasil, a rede de
supermercados Zona Sul buscou implantar uma tecnologia semelhante (Figura 5) e que
ficou, por um determinado período de tempo, disponível no metrô da Estação
Uruguai (Rio de Janeiro – Tijuca).
O modelo de negócios desse supermercado
simulava uma estante de produtos (Gôndola Virtual - Figura 5) na qual os itens
mais vendidos nesse supermercado, dentre de certa variedade deles, estavam
fisicamente apresentados e, ao lado de cada produto, o respectivo QR Code.
Figura 5 – Sistema testado pelo
Supermercado Zona Sul – Rio de Janeiro – Brasil
Fotos do Autor.
Utilizando-se de um aplicativo para
smartphones, disponibilizado pelo Supermercado Zona Sul, o cliente interessado,
faz a leitura do QR Code e indica a respectiva quantidade de produto que
deseja adquirir. Fechando o pedido, o sistema contabiliza o resultado via
cartão de crédito do cliente e então o processamento da encomenda é realizado e
a entrega efetivada no local indicado pelo cliente !
Também existem esse modelo de “vitrine
virtual” implantadas em outras regiões do Brasil, como a disponibilizada pela rede de
supermercados Pão de Açúcar no Shopping Cidade Jardim, na cidade de São Paulo e
outra, no Rio de Janeiro, localizada no Aeroporto Santos Dumont e pertencente
ao site de compras da empresa Submarino.com
O que podemos verificar, nessa
avalanche de novas tecnologias é a facilidade com que os clientes poderão realizar
a suas compras com um simples “toque de dedos”, utilizando-se de smartphones que estão
revolucionando os serviços de comunicação, entretenimento e criando novos modelos
de negócios que facilitam a vida dos consumidores.
É claro que alguns ajustes se farão necessários, como por exemplo, equalizar os estoques à demanda de produtos que será efetivada através de vários canais de vendas (ver postagem: Os desafios logísticos no Onmi-Canal), mas isso é uma questão de tempo.
Ao final, com a redução do tempo para
comprar produtos essenciais, o melhor mesmo será aproveitar esse tempo disponível no
lazer e em atividades mais prazerosas!
Fonte:
Ruic, G. in supermercado leva “prateleiras virtuais” ao
metrô – disponível em - http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/supermercado-leva-prateleiras-virtuais-ao-metro
- acesso 20/08/2016.
Canaltech – notícias – O fim dos supermercados- Amazon
anuncia gadget que faz compras sem sair de casa – disponível em http://canaltech.com.br/noticia/amazon/O-fim-dos-supermercados-Amazon-anuncia-gadget-que-faz-compras-sem-sair-de-casa/
= acesso: 20/08/2016.
Huberman, E. – in The difference in marketing for a
retail for a retail store - disponível
em http://www.mytotalretail.com/article/the-difference-in-marketing-for-a-retail-store-vs-for-e-commerce/
- acesso: 20/08/2016.
Walsh, M – in The future-of e-commerce: bricks and mortar. – disponível em : https://www.theguardian.com/business/2016/jan/30/future-of-e-commerce-bricks-and-mortar
- acesso: 20/08/2016.
Amazon - https://fresh.amazon.com/dash/
- acesso: 20/08/2016.
Baguley, R, and McDonald, C. in Appliance Science: How
the AmazonDash button Works – disponível em : http://www.cnet.com/news/appliance-science-how-the-amazon-dash-button-works/
- acesso: 20/08/2016.
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Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro pela Universidade Federal do E.E.Santo, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC , consultor na área de operações (manufatura e serviços), professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier.
Logística e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.
Administração de Estoques - Teoria e Prática - em coautoria de E. Schwember - Editora Interciência.
Excelente artigo. Nos traz uma visão da Tecnologia mudando nossas vidas, a cada dia, e fazendo com que as organizações repensem suas estratégias a cada momento.
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