A REVOLUÇÃO NAS ENTREGAS
Um
dos grandes problemas do e-commerce e na logística de distribuição está
relacionado ao denominado “problema da última milha”.
Além
das dificuldades normais que acontecem diariamente na entrega de produtos para
os mais diversos clientes e nos mais variados pontos de uma região, hoje temos
que enfrentar também os grandes congestionamentos e mesmo, horários especiais
definidos pelas autoridades de trânsito, para que os veículos de entrega trafeguem
por determinadas áreas de uma cidade.
Uma
nova revolução está começando a tomar corpo, muito especialmente em função das
inovações tecnológicas que estão surgindo, cuja aplicabilidade ultrapassa os
objetivos inicialmente previstos.
Esse
é o caso do aplicativo UBER e o uso de Drones.
De
um lado, o uso de Drones estava
vinculado a área militar sendo que posteriormente passou a ser utilizado como
objeto de lazer, tanto pelo prazer de pilotá-lo como também é usado para
capturar, com o uso de câmeras especiais, cenas panorâmicas que passam a ser diariamente postadas no Youtube e no Facebook.
Do
outro, o aplicativo UBER veio revolucionar o transporte urbano e mesmo baratear o custo de locomoção visto que o leque de opções na contratação dos serviços de transporte de
passageiros aumentou, além, é claro, da possibilidade disponibilizada para que
seja realizado um transporte compartilhado.
É evidente que sempre aparecem janelas de oportunidades para o uso alternativo dessas tecnologias.
No varejo, tomemos o exemplo do Walmart, que investiu nos últimos dois anos, em infraestrutura para compras on-line, o montante de US$ 2,7 bilhões e pretende desenvolver formas mais ágeis para a entrega de seus produtos nas casas dos clientes.
No varejo, tomemos o exemplo do Walmart, que investiu nos últimos dois anos, em infraestrutura para compras on-line, o montante de US$ 2,7 bilhões e pretende desenvolver formas mais ágeis para a entrega de seus produtos nas casas dos clientes.
Nesse
sentido, essa grande rede de supermercados, desenvolveu projetos para entrega de suas encomendas através de serviços
como Uber , Lyft e Deliv . E, brevemente deverá começar a realizar testes de entrega
de mercadorias com o uso do Uber em Phoenix e do Lyft em Denver.
Figura 2 – Entrega do pedido via UBEr
ou Lyft.
Fonte: Walmart.
A
proposta da Walmart tem o seguinte enredo básico: o cliente localizado em uma
das áreas em que o Walmart está testando esse novo tipo de serviço, adquiri
seus produtos no supermercado virtual (online) e então seleciona uma “janela de tempo de
entrega”.
Preparado
o pedido do cliente, um funcionário (personal shoppers) do Walmart solicita então um motorista (UBER ou Lyft) para
que ele vá até as instalações do supermercado pegar a encomenda para entrega-la
diretamente ao cliente.
Utilizando-se
de um sistema que dará transparência total para o cliente, é previsto a
cobrança de uma taxa de entrega que varia entre US$ 7 e US$10, taxa essa que é paga no sistema on-line. Esse sistema também vai indicar para o cliente se a
sua ordem será entregue por um motorista de Uber ou Lyft.
Há muitos ajustes a serem realizados como esse projeto, entre eles destacamos o fato de que a entrega, diferentemente de ser realizada por um funcionário com uniforme da empresa, será efetivada por um motorista particular condutor do UBER ou Lyft, o que leva a questões relacionadas com à segurança. Afinal o cliente poderá estar exposto a problemas, caso meliantes utilizem essa prática para realizar furtos em residências, por exemplo!
Há muitos ajustes a serem realizados como esse projeto, entre eles destacamos o fato de que a entrega, diferentemente de ser realizada por um funcionário com uniforme da empresa, será efetivada por um motorista particular condutor do UBER ou Lyft, o que leva a questões relacionadas com à segurança. Afinal o cliente poderá estar exposto a problemas, caso meliantes utilizem essa prática para realizar furtos em residências, por exemplo!
Em
se tratando do uso de Drones para entregas em domicílios, essa é uma grande
promessa da Amazon, visto que segundo estudos realizados pela empresa, 86% de seus pedidos
tem um peso inferior a 2,2 quilos, limite de carga que um drone de oito
hélices consegue carregar.
Figura 3 – Uso de drones na entrega.
Fonte: Amazon
A
promessa da Amazon é realizar uma entrega em no máximo 30 minutos!
A
tecnologia dos Drones vem mostrando que esse processo de entrega somente é
viável para um raio máximo de 16 quilômetros do centro de distribuição da
empresa que o utiliza.
Importante
registrar que a Amazon desenvolveu um novo Drone com autonomia para 24
quilômetros e que opera voando numa altitude de 60 metros.
É
claro que existem inúmeros problemas operacionais para o uso de Drones em áreas
residenciais ou densamente povoadas e isso, além de ter que ser regulamentado,
ainda vai depender de muitos ajustes, especialmente em face da topologia das
regiões devido a grande variedade de edifícios e outros prédios comerciais e
residenciais.
Por
exemplo: como conseguir realizar uma entrega em um cliente que se encontra no
35° andar de um prédio residencial em uma área densamente carregada de grandes
construções?
Assim,
o uso do UBER/ Lyft ou similares que estarão chegando no mercado, torna-se muito
mais factível à curto prazo, enquanto que realizar as operações de entrega de
produtos via Drones poderá se tornar uma grande dor de cabeça, muito especialmente em áreas densamente povoadas!
Só
o tempo dirá !
Fonte:
Bender, M. in Piloting Delivery with Uber, Lyft and
Deliv – disponível em http://blog.walmart.com/business/20160603/piloting-delivery-with-uber-lyft-and-deliv
- acesso : 10/08/2016.
O Globo: Walmart faz parceria com Uber e Lyft para
entregas de produtos – disponível em http://oglobo.globo.com/economia/walmart-faz-parceria-com-uber-lyft-para-entregas-de-produtos-19437609
- acesso 10/08/2016.
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PAULO SÉRGIO GONÇALVES é engenheiro pela Universidade Federal do E. Espirito Santo, Mestre em Engenharia de Produção (M.Sc.) pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC; professor do IBMEC Educacional/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
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