OS DESAFIOS LOGÍSTICOS NO
OMNI-CANAL
Os hábitos dos
consumidores estão mudando consideravelmente.
Hoje com as
facilidades existentes, os consumidores podem fazer suas compras de qualquer
lugar e em diversas plataformas tecnológicas (smarthphones, tablets, notebooks,
desktop etc).
Esse processo acaba
produzindo uma revolução nos canais de vendas, muito especialmente no
denominado e-commerce e mesmo no comércio “móvel”, dado que o cliente poderá
acessar de qualquer lugar, o site de uma empresa que oferece produtos.
O denominado
Omni-Canal é uma tendência do mercado varejista que tem como ponto de apoio, a
convergência de todos os canais de atendimento ao público em geral, com tal
abrangência que o cliente não sinta grandes diferenças entre um atendimento no
mundo virtual e no mundo real!
Figura 1 –
Convergência dos canais
De acordo com
Malthias Heutger – vice-presidente de estratégia, marketing e inovação da DHL,
dentro dos próximos anos, a maioria da população mundial terá acesso a internet
de banda larga e, uma vez online, desejarão comprar produtos.
Segundo esse mesmo
executivo, nos Estados Unidos, entre 70 a 80% dos consumidores usam múltiplos
canais, antes de decidirem efetivamente sobre a compra de um produto que
deseja, e isso, sem dúvidas, é uma tendência mundial.
Esse será o grande
desafio da logística diante da explosão das tecnologias móveis que facilitam
consideravelmente o acesso dos clientes na aquisição de produtos.
Nesse sentido, a
tecnologia do Omni-Canal considera todos os pontos de contato possíveis entre
uma marca e um consumidor e tem por finalidade melhorar a eficiência e o
desempenho da marca junto ao cliente.
Uma abordagem
Omni-Canal apresenta três grandes desafios:
- Necessidade de uma visão única dos clientes;
- Coerência na abordagem entre os diversos canais oferecidos aos clientes;
- Uma ampla presença tanto física (varejistas) quanto virtual (web).
Normalmente, dentro
desse foco, o consumidor poderá visualizar o produto que deseja em um canal de
oferta físico ou virtual e, muitas vezes, ele não toma a decisão de compra
imediatamente, vindo a realizá-la posteriormente. Por exemplo, visitando um site
de compras, o cliente se depara com um produto que deseja e o adquiri,
posteriormente, em uma loja física.
Figura 2 –
Aspectos do Omini-Canal.
Fonte
Microsoft Dynamics.
Quatro aspectos
deverão ser considerados nas estratégias logísticas com o uso do Omni-Canal:
·
Gestão dos estoques – na abordagem Omni-Canal, o estoque de todos os pontos de vendas
deverão ser gerenciados de forma centralizada e em tempo real. A recomendação
aqui é a utilização de um sistema de gerenciamento de armazéns, conhecido como
WMS (Warehouse Managment System) que permita a integração dos canais de vendas
e a oferta de opções para a entrega do produto ao seu adquirente.
·
Gestão da cadeia de suprimentos – a operação de um sistema Omni-Canal só será viável
mediante o uso de uma estratégia de centralização da gestão da cadeia de
suprimentos e isso deverá acontecer com a integração dos parceiros do negócio
com o uso da tecnologia da informação.
·
Distribuição e Entrega de produtos – o uso da internet e, por via de consequência, a
expansão do e-commerce, acabou produzindo uma grande “dor de cabeça” para os
operadores dos sistemas de entregas de pedidos aos clientes. Hoje os clientes
estão muito mais exigentes com relação aos prazos de entrega e, uma demora
excessiva resultará em perda de vendas e do market
share. De um lado, se a velocidade da operação para agilizar as
entregas é essencial para o sucesso do negócio, de outro, a redução dos custos
de transporte na distribuição é imperativo. Neste sentido, o estudo de
alternativas quanto a centralização ou descentralização dos estoques físicos
através da utilização de centros de distribuição global, centros de
distribuição regionais ou mesmo depósitos, é primordial para a busca do sucesso
do negócio.
·
Assistência técnica e Logística reversa – se um cliente mostra-se satisfeito em adquirir um
produto e recebe-lo, no menor espaço de tempo possível, no local a qual
destinou sua entrega, é frustrante quando o produto, por algum motivo não
atende aos suas expectativas e ele deseja devolvê-lo e entra dos verdadeiros “loopings” nos canais de
atendimento aos clientes que, em sua maioria, são ineficientes e acabam
produzindo uma imagem negativa da empresa, colocando em risco o sucesso do
negócio.
Nesse sentido, o processo
de venda Omni-Canal tem que abordar a alternativa de um cliente poder devolver
o produto em uma loja física, mesmo que tenha adquirido-o em uma loja virtual!
Para que esse processo seja viável, é indispensável uma perfeita comunicação
entre todos os canais e em todas as direções.
As transformações que acontecem no
mundo dos negócios, implementadas com o uso intensivo de tecnologias de
convergência de mídias, envolvem um dos grandes desafios da logística.
Estar preparado para esses grandes
desafios é um tarefa de todos os gestores, muito especialmente, na gestão da
logística e da cadeia de suprimentos.
Fontes:
Moronvalle, E. in Marketing omnicanal : démultiplier la puissance de vos campagnes ! - disponível em http://www.expertinbox.com/marketing-omnicanal-demultiplier-puissance-campagne/ - acesso: 10/05/2016.
Monteiro, Ana C. in Omnicanal: o mesmo conceito para cada canal - disponivel em http://www.hipersuper.pt/2014/12/10/omnicanal-o-mesmo-conceito-para-cada-canal/- acesso: 10/05/2016.
DHL in Omni-Channel Logistics - disponível em : http://www.dpdhl.com/en/media_relations/media_library/graphics/infographic_omni-channel_logistics.html - acesso: 10/05/2016. __________________
Fontes:
Moronvalle, E. in Marketing omnicanal : démultiplier la puissance de vos campagnes ! - disponível em http://www.expertinbox.com/marketing-omnicanal-demultiplier-puissance-campagne/ - acesso: 10/05/2016.
Monteiro, Ana C. in Omnicanal: o mesmo conceito para cada canal - disponivel em http://www.hipersuper.pt/2014/12/10/omnicanal-o-mesmo-conceito-para-cada-canal/- acesso: 10/05/2016.
DHL in Omni-Channel Logistics - disponível em : http://www.dpdhl.com/en/media_relations/media_library/graphics/infographic_omni-channel_logistics.html - acesso: 10/05/2016. __________________
PAULO SÉRGIO GONÇALVES é engenheiro pela Universidade Federal do E. Espirito Santo, Mestre em Engenharia de Produção (M.Sc.) pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial pelo PDG/IBMEC; professor do IBMEC Educacional/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
- Administração de Materiais - 5ª Edição - Editora Elsevier
- Logistica e Cadeia de Suprimentos - O Essencial - Editora Manole.
- Administração de Estoques - Teoria e Prática - Editora Interciência - em coautoria de E. Schwember.
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