Tunnel Boring Machines ou Tatuzão
Os TBM (Tunnel Boring Machines) são máquinas especialmente projetadas para escavação de túneis com secção circular.
Esses máquinas evoluíram em termos de capacidade de escavação de
forma considerável. Um dos maiores túneis construídos com o uso dessa
tecnologia (TBM) é o Eurotúnel que possui uma extensão de 50,5 quilômetros de
ferrovia interligando a Inglaterra à França sob o Canal da Mancha.
São equipamentos utilizados devido a sua eficiência em diversos tipos de subsolo,
mostrando uma versatilidade que vai das rochas mais
duras até terrenos arenosos. O diâmetro da secção transversal da escavação para
abertura do túnel pode também variar muito: desde 1 metro, podendo atingir até 14 metros.
Em
verdade essas máquinas são sistemas complexos levando-se em conta que além de
fazer a escavação do terreno também remove o material escavado, faz a aplicação
de aduelas de concreto, promove a ventilação do ambiente, trabalha na produção dos fluidos necessários
para o processo de escavação etc.
Um
detalhamento do processo pode ser visualizado no vídeo apresentado no link
abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=qx_EjMlLgqY
Esses
equipamentos são desenvolvidos quase que sob medida levando-se em conta as
condições geológicas do local, tipo de material a ser escavado e condicionantes
do projeto.
No Rio
de Janeiro essa máquina, aqui denominada de “Tatuzão”, está trabalhando na
escavação da linha 4 do metro, cujo trajeto é mostrado na figura 1.
Figura 1 – Trajeto da
linha 4 do Metrô Rio.
Para chegar ao Rio de Janeiro, essa
máquina de 2 mil toneladas e 120 metros de comprimento por 11,5 metros de
diâmetro (o equivalente a um prédio de quatro andares), foi transportada de
navio em 12 contêineres e outras 71 peças soltas.
É um equipamento inédito no Rio de
Janeiro,.Trata-se do maior TBM da América Latina e o maior equipamento já
utilizado em obras metroviárias no Brasil.
Na Europa, mais precisamente em
Londres duas dessas máquinas estão operando para a construção de tuneis em um trajeto
de 42 quilômetros, cujo circuito é apresentado na figura 2.
Figura 2 – Trajeto
dos novos circuitos do Crossrail - Londres.
As duas máquinas utilizadas para o
Crossrail em Londres tem um comprimento de 150 metros e pesam cerca de 1.000
toneladas cada.
Não há dúvidas de que essa
tecnologia veio para revolucionar a construção de novas linha em metrôs
subterrâneos, melhorando assim a logística urbana e facilitando a mobilidade das grandes metrópoles..
Fontes:
Schimtt, G e Magalhães, L.E – in Tatuzão, enfim, avança – O
Globo – 26/02/2014 – Pag. 8
Tuneladoras - Revista I&T – Manutenção e Tecnologia: Um
modelo para cada aplicação – 27/04/2012 – disponível em http://www.revistamt.com.br/index.php?option=com_conteudo&task=printMateria&id=970
– acesso: 26/02/2014 .
Crossrail’s
Tunnel Machine Enters Its Final Leg – SupplyChain247 – disponivel em http://www.supplychain247.com/article/crossrails_tunnel_machine_enters_its_final_leg - acesso: 26/02/2014.
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Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro, M.Sc. em engenharia
de Produção pela COPPE/UFRJ, professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes
obras didáticas:
Administração de Estoques – Teoria e Prática, em coautoria de E.
Schwember – Editora Interciência;
Administração de Materiais – 4ª. Edição – Editora Campus/Elsevier;
Logística e Cadeia de
Suprimentos – O Essencial – Editora Manole
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