INTERMODALIDADE
MELHORANDO A LOGÍSTICA NO
RIO DE JANEIRO
A intermodalidade se desenvolve com o uso racional dos diversos modais
de transporte com objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e a
competitividade.
Como explica Junior & Silveira, a “intermodalidade são alternativas
que devem ser mais exploradas no Brasil, mediante maiores investimentos e
iniciativas para aumentar e qualificar suas infraestruturas e elevar o fluxo de
meios circulantes”.
Para garantir a circulação de bens e serviços é fundamental a construção e
readequação da infraestrutura, bem como a otimização da gestão e da logística,
levando-se em conta a velocidade com que os mercados geram demandas de produtos e serviços e criam grande
competição entre as empresas.
Figura 1 - Fluxo de bens e serviços no mundo - Modal maritimo
A
competitividade ocorre em todos os aspectos, cabendo ressaltar
nesse espaço, a inovação tecnológica, as redes físicas representadas pela
logística e redes virtuais apoiadas pela tecnologia da informação e a flexibilidade para operar em um mercado em constante mutação, muito
especialmente, em função da globalização da economia que transformou o planeta
em uma verdadeira arquitetura hub e spoke na oferta e demanda de bens e serviços.
Nesse sentido,
o Governo do Estado do Rio de Janeiro procura melhorar a infraestrutura
logística do Estado e deverá receber investimentos em diversos setores que poderão atingir R$ 34 bilhões (US$
14 bilhões), neles incluído projetos para implementar a multimodalidade.
Com a
instalação de várias indústrias nas cidade de Resende, Itatiaia e Porto Real
onde se encontram as plantas de grandes montadoras como Volkswagen e Peugeot/ Citroën
e uma complexa rede de fornecedores e distribuidores, tornou-se imperioso dotar
o Estado do Rio de Janeiro com uma infraestrutura de porte para suportar o
fluxo de bens que transitam na região.
O complexo
industrial automobilístico da região conta com 17 fornecedores de diversos
portes. Os investimentos na região foram também incrementados com a instalação das montadoras
Jaguar Land Rover em Itatiaia com investimentos de R$ 750 milhões (US$ 300 milhões)
e geração de 400 empregos diretos e a Hyundai Heavy Industries com uma fábrica
de equipamentos pesados, também em Itatiaia, com investimentos da ordem de R$
360 milhões (US$ 144 milhões) e geração de 500 empregos diretos.
Figura 2- Mapa do Vale do Paraíba
No entorno ainda
temos a Proctor & Glambe, Xerox, Siderúrgica Votorantim em Resende e a
fábrica de pneus da Michelin.
Outros
investimentos também injetarão recursos na região, como é o caso do Centro de Armazenagem e
Distribuição de Peças da Nissan do Brasil, que deverão envolver recusros da ordem de R$ 70 milhões (US$ 28 milhões).
Em Queimados
foi a vez da MRS Logística com a instalação do Polo Intermodal Ferroviário onde
foram destinados R$ 240 milhões (US$ 96 milhões).
O Governo do
Estado do Rio de Janeiro pretende destinar R$ 250 milhões (US$ 100 milhões)
para a construção de um terminal intermodal. Esse terminal vai se localizar na
região do Vale do Paraíba (Figura 2), à margem da Rodovia Presidente Dutra e integrará os
modais ferroviários e rodoviários e o Porto do Rio.
Figura 3 - Arco Metropolitano - Rio de Janeiro
A intermodalidade
vai permitir flexibilizar as operações das indústrias da região, melhorando o fluxo logístico do transporte rodoviário com o uso do terminal intermodal e o denominado Arco
Metropolitano, como mostra a figura 3.
E o Estado do Rio de Janeiro segue na sua marcha para se tornar um grande polo industrial no contexto da geografia brasileira!
E o Estado do Rio de Janeiro segue na sua marcha para se tornar um grande polo industrial no contexto da geografia brasileira!
Fonte:
RJ: Montadora Jaguar Land Rover confirma
fábrica em Itatiaia – disponível
emhttp://economia.terra.com.br/carros-motos/rj-montadora-jaguar-land-rover-confirma-fabrica-em-
itatiaia,4fb68ade7a11a410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html - acesso: 06/12/2014.
Estado do Rio investe R$ 34 bilhões em
logística – disponível em http://www.portosenavios.com.br/portos-e-logistica/25102-estado-do-rio-investe-r-34-bilhoes-em-logistica
- acesso 06/12/2014.
Hyundai inaugura no Brasil fábrica de
equipamentos - Revista EXAME – 24/04/2013
– disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/hyundai-inaugura-no-brasil-fabrica-de-equipamentos - acesso: 06/12/2014.
Felipe Junior, N.F e Silveira, M.R. in A Intermodalidade
na Europa e no Brasil: O porto de Pederneiras – SP como Ponto Nodal –
disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/viewFile/237/pdf15 - acesso 06/12/2014.
Mapa do Vale do Paraíba - http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2014/06/a-regiao-do-vale-do-paraiba.html/2014/06/a-regiao-do-vale-do-paraiba.html - Acesso: 07/12/2014.
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Paulo Sérgio Gonçalves é
engenheiro, M.Sc. em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, professor do
IBMEC/RJ e autor das seguintes obras
didáticas:
•
Administração de Estoques – Teoria e Prática, em coautoria de E.
Schwember – Editora Interciência;
•
Administração de Materiais – 4ª. Edição – Editora Campus/Elsevier;
•
Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial – Editora Manole.
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