segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Intermodalidade - Melhorando a Logística no Rio de Janeiro

INTERMODALIDADE
MELHORANDO A LOGÍSTICA NO RIO DE JANEIRO



A intermodalidade se desenvolve com o uso racional dos diversos modais de transporte com objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade e a competitividade.
Como explica Junior & Silveira, a “intermodalidade são alternativas que devem ser mais exploradas no Brasil, mediante maiores investimentos e iniciativas para aumentar e qualificar suas infraestruturas e elevar o fluxo de meios circulantes”.
Para garantir a circulação de bens e serviços é fundamental a construção e readequação da infraestrutura, bem como a otimização da gestão e da logística, levando-se em conta a velocidade com que os mercados geram demandas de produtos e serviços e criam grande competição entre as empresas.


Figura 1 - Fluxo de bens e serviços no mundo - Modal maritimo

A competitividade ocorre em todos os aspectos, cabendo ressaltar nesse espaço, a inovação tecnológica, as redes físicas representadas pela logística e redes virtuais apoiadas pela tecnologia da informação e a flexibilidade para operar em um mercado em constante mutação, muito especialmente, em função da globalização da economia que transformou o planeta em uma verdadeira arquitetura hub e spoke na oferta e demanda de bens e serviços.
Nesse sentido, o Governo do Estado do Rio de Janeiro procura melhorar a infraestrutura logística do Estado e deverá receber investimentos em diversos setores que poderão atingir R$ 34 bilhões (US$ 14 bilhões), neles incluído projetos para implementar a multimodalidade.
Com a instalação de várias indústrias nas cidade de Resende, Itatiaia e Porto Real onde se encontram as plantas de grandes montadoras como Volkswagen e Peugeot/ Citroën e uma complexa rede de fornecedores e distribuidores, tornou-se imperioso dotar o Estado do Rio de Janeiro com uma infraestrutura de porte para suportar o fluxo de bens que transitam na região.
O complexo industrial automobilístico da região conta com 17 fornecedores de diversos portes. Os investimentos na região foram também incrementados com a instalação das montadoras Jaguar Land Rover em Itatiaia com investimentos de R$ 750 milhões (US$ 300 milhões) e geração de 400 empregos diretos e a Hyundai Heavy Industries com uma fábrica de equipamentos pesados, também em Itatiaia, com investimentos da ordem de R$ 360 milhões (US$ 144 milhões) e geração de 500 empregos diretos.


Figura 2- Mapa do Vale do Paraíba

No entorno ainda temos a Proctor & Glambe, Xerox, Siderúrgica Votorantim em Resende e a fábrica de pneus da Michelin.
Outros investimentos também injetarão recursos na região, como é o caso do Centro de Armazenagem e Distribuição de Peças da Nissan do Brasil, que deverão envolver recusros da ordem de R$ 70 milhões (US$ 28 milhões).
Em Queimados foi a vez da MRS Logística com a instalação do Polo Intermodal Ferroviário onde foram destinados R$ 240 milhões (US$ 96 milhões).
O Governo do Estado do Rio de Janeiro pretende destinar R$ 250 milhões (US$ 100 milhões) para a construção de um terminal intermodal. Esse terminal vai se localizar na região do Vale do Paraíba (Figura 2), à margem da Rodovia Presidente Dutra e integrará os modais ferroviários e rodoviários e o Porto do Rio. 

Figura 3 - Arco Metropolitano - Rio de Janeiro

A intermodalidade vai permitir flexibilizar as operações das indústrias da região, melhorando o fluxo logístico do transporte rodoviário com o uso do terminal intermodal e o denominado Arco Metropolitano, como mostra a figura 3.

E o Estado do Rio de Janeiro segue na sua marcha para se tornar um grande polo industrial no contexto da geografia brasileira!
Fonte:
RJ: Montadora Jaguar Land Rover confirma fábrica em Itatiaia – disponível emhttp://economia.terra.com.br/carros-motos/rj-montadora-jaguar-land-rover-confirma-fabrica-em- itatiaia,4fb68ade7a11a410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html  - acesso: 06/12/2014.


Hyundai inaugura no Brasil fábrica de equipamentos  - Revista EXAME – 24/04/2013 – disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/hyundai-inaugura-no-brasil-fabrica-de-equipamentos - acesso: 06/12/2014.

Felipe Junior, N.F e Silveira, M.R. in A Intermodalidade na Europa e no Brasil: O porto de Pederneiras – SP como Ponto Nodal – disponível em http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/article/viewFile/237/pdf15acesso 06/12/2014.

Mapa do Vale do Paraíba - http://professormarcianodantas.blogspot.com.br/2014/06/a-regiao-do-vale-do-paraiba.html/2014/06/a-regiao-do-vale-do-paraiba.html - Acesso: 07/12/2014.
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Paulo Sérgio Gonçalves é engenheiro, M.Sc. em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ, professor do IBMEC/RJ e  autor das seguintes obras didáticas:
         Administração de Estoques – Teoria e Prática, em coautoria de E. Schwember – Editora Interciência;
         Administração de Materiais – 4ª. Edição – Editora Campus/Elsevier;
         Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial – Editora Manole.

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