PLATAFORMAS LOGÍSTICAS
Plataformas logísticas são espaços
geográficos onde há uma grande concentração de operações que visam oferecer uma
estrutura operacional destinada a melhorar o fluxo de bens e serviços, aumentando
assim a produtividade e a competitividade das empresas.
Geralmente uma
plataforma logística é dotada de zonas destinadas a diversos empreendimentos e possui
uma infraestrutura com um bom elenco de alternativas, entre elas, as
facilidades de se utilizar diversos modais de transporte.
O conceito de plataforma logística não
é novo. Surgiu na França, na década de 60, como consequência da utilização de
novos métodos para o gerenciamento das operações logísticas.
De um modo geral, essas plataformas
podem ser classificadas dentro de diversos critérios, entre eles, o foco na
atividade primordial. Assim há plataformas destinadas a grandes centros urbanos
(Plataformas Urbanas), plataformas destinadas ao apoio nas operações portuárias
(Plataformas Portuárias), plataformas regionais destinadas a facilitar e
reorganizar o fluxo logístico entre diversas regiões (Plataformas Regionais) e
também aquelas destinadas a aumentar a dinâmica do comércio exterior.
Um belo exemplo de plataforma
logística é o da Plataforma Logística da Comunidade de Valencia, na Espanha,
que pode ser visualizada através do vídeo do link indicado a seguir:
Em geral, uma plataforma logística
ideal é apoiada por uma tríade de atividades operacionais, destinadas a atender
uma gama de usuários e envolve:
- Serviços de apoio caracterizado por áreas de recepção, acomodação, estacionamentos, praça de alimentação, serviços alfandegários, agentes de viagens, entre tantos outros;
- Operadores logísticos com serviços de afretamento, armazenagem, distribuição, assessoria aduaneira e comercial, transporte e distribuição;
- Transportes - envolvendo os diversos modais: aéreo rodoviário, ferroviário e marítimo e operações de transporte multimodais.
Os usuários típicos das plataformas
logísticas estão indicados na figura 2, a seguir:
Figura 2 – Usuários das Plataformas Logísticas
Adaptado de Gama (2011)
No Brasil, a primeira plataforma
logística desenhada com esse objetivo é a denominada Plataforma Logística
Multimodal de Goiás que está em construção e se encontra localizada na cidade
de Anápolis, considerada o "Trevo do Brasil" pelas facilidades
naturais de integração com os centros de consumo do País, além de ser a principal
cidade industrial e centro logístico do Centro-Oeste brasileiro.
Esse espaço geográfico também
abriga centenas de pequenas médias e empresas. A figura 3 apresenta a modelagem dessa
plataforma.
Figura 3 – Plataforma Logística de
Anápolis – Goiás
Fonte: Governo de Goias (2013)
Ha várias modalidades de plataformas logísticas no Brasil,
entre elas, podemos citar: o Centro de Logística Integrada de São Paulo, a
Plataforma Logística da Região Amazônica Ocidental (constituída dos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) em
andamento; o Terminal Portuário de Pacém que pretende se transformar em uma
plataforma logística e aonde se encontra uma Zona de Processamento de Exportação
(ZPE); Aguiarnópolis no Estado de Tocantins, Juazeiro na Bahia, Paranaguá no
Rio Grande do Sul, onde se encontra localizado o maior porto exportador de
produtos agrícolas do País.
A globalização impactou
consideravelmente a logística e as questões territoriais e, por via de
consequência, o uso de plataformas logísticas passou a ser uma tendência
mundial.
O suporte logístico é essencial para o fluxo de bens e, portanto, há
necessidade de reunir condições para que as empresas mantenham uma elevada
competitividade internacional. Isso só poderá acontecer com a integração dos
serviços através de plataformas logísticas que venham a atender aos requisitos
operacionais exigidos por diversas empresas e que permita um alto grau de
flexibilidade operacional nas operações logísticas.
Fontes:
Dubke, A. F ; Ferreira, F.R.N; Pizzoltao, N. D in Plataformas
logísticas: características e tendências – XXIV Encontro Nacional de
Engenhara de Produção – Florianópolis – 2004;
Bocovis, M.M.C – in Estudo comparativo das
plataformas logísticas europeias x brasileiras – II Congresso de Pesquisa e
Inovação da Rede Norte Nordeste de
educação tecnológica – 2007.
Lopes, D – in Plataformas logística no Brasil – o
caso dos Ecopátios – in Os caminhos da Engenharia Brasileira – São Paulo – maio
de 2012.
MOPTC – Portugal Logístico - Rede Nacional de
Plataformas Logísticas – Ministério das Obras Públicas, Transportes e
Comunicação .
Governo de Goias – Audiência Pública – Platafomras
Logística Multimodal de Goiás – novembro de 2013;
Gama, J.N.B – in Plataforma Logística – Instrumento
importante para maior eficiência
logística dos Portos Brasileiros – O caso do Porto de Santos – Governo Federal
- Secretaria dos Portos – dezembro 2011
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Paulo Sérgio
Gonçalves é engenheiro, M.Sc. em engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ,
professor do IBMEC/RJ e autor das
seguintes obras didáticas:
- Administração de Estoques – Teoria e Prática, em coautoria de E. Schwember – Editora Interciência;
- Administração de Materiais – 4ª. Edição – Editora Campus/Elsevier;
- Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial – Editora Manole.
www.logisticananuvem.com.br
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