INOVAÇÃO NA LOGÍSTICA
Parte II
“Qualquer tecnologia suficientemente
avançada é
indistinguível da mágica.”
Arthur Clarke.
A parte I dessa postagem, publicada
nesse blog em 15/março/2019, comentou que a grande revolução tecnológica da
logística deveu-se a transferência das tecnologias aplicada na segunda guerra
mundial, para a manufatura e serviços.
Nesse contexto, vale relembrar que,
em 1956, Malcom Mclean, inovou e alavancou a logística, através da introdução
do uso de contêineres no transporte intermodal.
O objetivo dessa postagem é mostrar
como as novas tecnologias relacionadas a redes de dados, dispositivos móveis e
tantos outros equipamentos conectados às redes, proporcionaram melhorias
significativas nas atividades logísticas, dando-lhes agilidade, aumentando a sua
produtividade e, por via de consequência, reduzindo custos e assim, alavancando
novos negócios.
É indiscutível que as plataformas de
tecnologia da informação alavancaram os processos logísticos, municiando-os de
grande flexibilidade operacional e agilidade na condução dos negócios.
A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) proporcionou a
integração de todas as atividades logísticas, dando-lhes visibilidade, muito
especialmente em função da transferência dos dados, antes “flutuando” em
servidores dos diversos parceiros, para a nuvem, como mostra a figura 2.
Figura 2 – Logística e Internet das
Coisas.
Fonte: Gonçalves, P.S. (2015).
Assim, não restam dúvidas de que, internet das coisas (IOT),
a identificação por rádio frequência (RFID) e mesmo o novo sistema de captura e
identificação automática (AIDC) deverão prevalecer e serão aplicados em todos
os setores da logística.
Sistema de captura e
identificação automática (AIDC) - tem por finalidade,
fornecer informações em tempo real dos mais diversos eventos logísticos. Com
esses dispositivos é possível criar um gerenciamento bastante ágil, permitindo
a tomada de decisão praticamente em tempo real, com o objetivo de corrigir e
gerenciar eventos extraordinários que ocorrem nos processos operacionais.
Tecnologias tipicamente consideradas como parte do AIDC
incluem código de barras, Identificação por Radiofrequência (RFID), Biometria,
cartão magnético, reconhecimento ótico de caracteres, Smart card e Reconhecimento de fala. Por exemplo, o atraso de um
pedido poderá ser mitigado, através do uso de alternativas que permitam superar
esse atraso em algum elo da cadeia de suprimentos.
Figura
3 – Sistema de Captura e Identificação Automática – AIDC.
Fonte:
Steemit/Google Imagens (2019).
RFID & e-Tag – tecnologia inicialmente utilizada
pelos britânicos na Segunda Guerra Mundial, foi introduzida mais massivamente
pela Walmart, na década de 90, com a finalidade de melhorar o fluxo de entrada
e saída de produtos na sua rede de supermercados.
O sucesso dessa aplicação ganhou amplitude no seu uso, dado
que ela permite um controle efetivo dos estoques, em tempo real e, por via de
consequência, reduz os riscos de falta de produtos.
Figura 4 – Etiqueta
eletrônica e seu funcionamento.
Essas etiquetas (Figura 4) permitem receber informações que são geradas ao longo do processo de fabricação e/ou modificação do produto, facilitando assim o cliente ter acesso a informações sobre o produto tais como: data de fabricação, uso de práticas sustentáveis na sua elaboração/produção etc.
Também é utilizada no rastreamento de pedidos, permitindo
assim, que dessa forma, o próprio cliente tenha possibilidade de acompanhar o
andamento de seus pedidos, via internet, desde a sua expedição até o seu
recebimento.
A empresa Frost & Sullivan estima em US$ 5,4 bilhões o
mercado de etiquetas eletrônicas para a ano de 2020.
Computação em Nuvem - Cloud Computing (em inglês) - Figura 5, trouxe grandes benefícios para a logística, especialmente com os avanços das tecnologias embarcadas nos denominados dispositivos móveis (celulares, notebooks e tablets); permitindo assim a entrega de um serviço, através da internet, que pode ser acessado de qualquer lugar.
Um dos grandes ganhos da computação em nuvem é a desnecessidade da realização de grandes investimentos em hardwares, reduzindo assim os custos na criação e manutenção de centrais de dados (Data Centers) que operam com uma grande quantidade de servidores, nos quais residem os softwares e aonde são armazenados os dados.
A segurança dos dados, é operada através do uso de sistemas de criptografia, utilização de códigos de segurança e senhas robustas; dificultando consideravelmente a possibilidade de invasão por algum intruso!
Além disso, o backup dos dados é automático, os quais passam a ser armazenados também em outras pastas ou outros servidores.
Sob o âmbito estrito da logística, os ganhos são consideráveis; a começar pelo acesso aos dados utilizando-se qualquer dispositivo móvel que tenha conexão com a internet, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Ademais, sensíveis diferenciais são obtidos com essa tecnologia, através da integração das informações com os diversos setores da empresa (finança, gestão de estoques, vendas, distribuição física etc), melhorando o nível de comunicação empresarial e agilizando os processos logísticos.
Além de controlar os diversos tramites burocráticos dos processos logísticos, permite gerenciar os diversos elos da cadeia logística, especialmente se essa cadeia estiver interligada entre os parceiros de negócios, melhorando a sua visibilidade e maximizando os resultados esperados.
E, ao final, resultando em melhorias nos serviços logísticos com maior satisfação dos clientes e reduções de custos das operações.
Computação em Nuvem - Cloud Computing (em inglês) - Figura 5, trouxe grandes benefícios para a logística, especialmente com os avanços das tecnologias embarcadas nos denominados dispositivos móveis (celulares, notebooks e tablets); permitindo assim a entrega de um serviço, através da internet, que pode ser acessado de qualquer lugar.
Figura 5 - Computação em nuvem.
Fonte: Autor/Google Imagens (2019).
A segurança dos dados, é operada através do uso de sistemas de criptografia, utilização de códigos de segurança e senhas robustas; dificultando consideravelmente a possibilidade de invasão por algum intruso!
Além disso, o backup dos dados é automático, os quais passam a ser armazenados também em outras pastas ou outros servidores.
Sob o âmbito estrito da logística, os ganhos são consideráveis; a começar pelo acesso aos dados utilizando-se qualquer dispositivo móvel que tenha conexão com a internet, a qualquer hora e de qualquer lugar.
Ademais, sensíveis diferenciais são obtidos com essa tecnologia, através da integração das informações com os diversos setores da empresa (finança, gestão de estoques, vendas, distribuição física etc), melhorando o nível de comunicação empresarial e agilizando os processos logísticos.
Além de controlar os diversos tramites burocráticos dos processos logísticos, permite gerenciar os diversos elos da cadeia logística, especialmente se essa cadeia estiver interligada entre os parceiros de negócios, melhorando a sua visibilidade e maximizando os resultados esperados.
E, ao final, resultando em melhorias nos serviços logísticos com maior satisfação dos clientes e reduções de custos das operações.
Vans e Drones – muitas tecnologias surgiram e
focadas na busca de soluções inteligentes e economicamente sustentáveis,
especialmente da distribuição de produtos em grandes centros urbanos.
A McKinsey/ONU estimam que, em 2050 entre 55 e 65 % da
população mundial estará concentrada em grandes centros urbanos, valendo notar
que as estimativas dão conta que no citado ano, a população mundial deverá
atingir 10 bilhões de pessoas.
É obvio que tamanha concentração populacional vai gerar
inúmeros problemas, inclusive relacionados a mobilidade urbana e nesse
contexto, aumentarão em escalda exponencial, os problemas de entregas,
especialmente para a denominada “última milha”.
A Mercedes Benz em parceria com a Maternet (Califórnia)
desenvolveu um modelo de Van/Drone (Figura 6), especialmente projetada para
atender as entregas de “última milha”, diante das dificuldades encontradas no
fluxo de transporte dos produtos até os clientes.
Figura 6 – Van/Drones e suas facilidades.
Fonte: Mercedes/Gonçalves (2016).
Essa Van é equipada com dois drones, localizados em seu teto,
que tem a capacidade para dois quilos de carga útil.
O veículo é abastecido com 25 pacotes (dois quilos por
pacote) e são transportados pelos drones até o local de destino de forma
autônoma através de um softwares especial que recebe informações do destino de
cada pacote, sendo que o drone é operado por GPS (sistema de posicionamento
global, mais conhecido pela sigla GPS - Global Positioning System. Um mecanismo
de posicionamento via satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a sua
posição, a qualquer momento e em qualquer lugar no planeta).
Realidade Aumentada – A coqueluche dessa tecnologia
elevou-se quando a Nitendo lançou um jogo denominado “Pokemon”’, que permitiam
aos seus usuários, caçar personagens desse jogo, misturando realidade com
virtualidade.
Rapidamente essa tecnologia foi absorvida pelo mundo
corporativo, na área de negócios, e as suas aplicações foram enormemente
ampliadas, mostrando; por um lado, a sua viabilidade na sua utilização nas
operações logísticas.
Figura 7 – Realidade Aumentada aplicada na separação de
pedidos.
Fonte: DHL/Gonçalves (2015).
Por exemplo, uma das aplicações de impacto (Figura 7) é a sua
utilização em grandes Centros de Distribuição, nas atividades de picking
(separação do pedidos), que chegam a absorver entre 55% e 65% cos custos
operacionais de um Centro de Distribuição.
Sua operação interativa permite de forma intuitiva, deixar os
operadores com as “mãos livres” durantes as atividade de picking , reduzindo,
por via de consequência, a taxa de erro
na separação dos pedidos e aumentando em até 25% a eficiência
operacional.
A Ricoh (fabricantes de produtos eletrônicos) em parceria com
a DHL, desenvolveu um projeto denominado Vision Picking; como mostra a Figura 7fe, onde um operador, atuando com o uso de um óculos de Realidade Aumentada (RA)
realiza as operações de coleta dos pedidos e promove o seu posicionamento na
área de expedição.
Outra aplicação bastante significativa dessa tecnologia RA
está relacionada a localização de contêineres nos pátios. A localização tradicional
de um contêiner é efetuada utilizando-se quatro parâmetros: quadra, coluna,
altura e fila.
Como uso de RA, os contêineres ao adentrarem no pátio, são
registrados e sua localização determinada na área do pátio. Nesse sistema (Figura 8) o
operador utiliza um tablet no posicionamento do contêiner em função dos demais
contêineres existentes no entorno, reduzindo assim a tediosa rotina, pouco
criativa tradicional que pode levar a ocorrência de erros.
Figura 8 –
Uso da Realidade Aumentada no Controle de Contêineres.
Fonte:
Gonçalves (2016).
Inteligência Artificial
– com os avanços das
tecnologias e o elevado volume de redes nas comunicações em suas mais diversas
formas e plataformas, um considerável volume de dados passou a transitar nessas
redes, ricos em informações para os mais variados negócios.
Esse volumoso acervo de dados, disponível para serem
explorados, permitiu a criação dos denominados Big Datas. O tratamento
desses dados dentro da ótica dos 4 V´s (Volume, Velocidade, Variedade e
Veracidade) e suas análises permitem elaborar algoritmos embarcados em diversas
aplicações, flexibilizando as operações através de sofisticados modelos que
resultam no uso de redes neurais com capacidade de aprender características e
padrões que são “minerados” no arsenal de dados proporcionados pelos Big Datas.
Figura 9 - Big data e Inteligência Artificial.
Fonte: Gonçalves (2016).
Nesse sentido, a evolução da inteligência artificial (AI) tornou-se
tão majestosa em todos os campos das atividades humanas e, vem função dessa
expansão progressiva, acabou produzindo um campo específico, dedicado ao estudo
das otimizações logística.
O avanço da aplicação da inteligência artificial nas
operações logísticas é exponencial. Alguns benefícios do uso da AI aplicadas à
logística são elencados a seguir:
Robótica
e automação – robôs, agora mais leves e
mais flexíveis, já estão em uso em diversas atividades. A DHL, por exemplo,
testou com sucesso o uso de robôs ao lado de funcionários no apoio de operações
logística repetitivas. Entre diversas outras aplicações, podemos citar o
sistema robótico Kiva que utiliza um poderoso software de controle e vem sendo
utilizado no armazém da Amazon e em outras unidades varejistas.
Veículos
autônomos – além dos caminhões (Figura 10) que comentamos nesse
blog, empilhadeira e outros equipamentos autônomos já estão atingindo um bom
“nível de maturidade” nas operações, segundo informa a DHL.
Figura 10 – Caminhão da Mercedes Benz.
Fonte: Mercedes/Gonçalves (2016).
Veículos
aéreos não tripulados (UAV´s) – Drones já cruzam os
céus, em caráter experimental, em operações de entrega de produtos aos clientes,
especialmente em áreas rurais e locais de difícil acesso,
Uso
de impressão 3D – usadas na descentralização da
produção e fabricação. Os pedidos dos clientes são transferidos para
diretamente para pequenas “fabricas” mais próximas dos clientes, o que a DHL
denomina de “hiper-personalização”. Peças de reposição de aeronaves já estão
sendo impressas em impressoras 3 D (Figura 11).
Figura 11 – Impressora 3 D.
Fonte:
Google Imagens/Direirotech.com (2019).
AI no
tratamento e processamento de cargas aéreas -
através de um conjunto de regras e restrições, tais como: prioridades, tipos de
carga, horários de voos, horários de pico etc. e com auxílio de sistemas com
AI. Os terminais da Hong Kong Air Cargo Ltd. (Figura 12) vem utilizando essa modelagem para
tratar e processar cada carga que chega e parte nas diversas aeronaves.
Figura 12 - Aeroporto
de Hong Kong e terminal de carga.
Fonte:
Google Imagens/Flicks.com (2019).
A lista de novas tecnologias inovadoras na área da logística é extensa!
A cada dia surgem novas aplicações, muitas delas altamente disruptivas que resultam na ampliação da capacidade de operação e controle das cadeias de suprimentos, imputando-lhes ganhos de produtividade e aumento da competitividade no mercado global!
Estar antenado com os avanços tecnológicos aplicados à logística é essencial, muito especialmente em um mundo altamente competitivo !\
Fonte:
Goncalves,
P. S. – in Logística Hiperconectada -disponível em https://professorgoncalves.blogspto.com/logisitca-hiperconectada.html - acesso: 28/03/2019
- Inovação da
Logística – Parte I – disponível
- Etiquetas
Eletrônicas Revolucionam o Varejo – disponível em: https://professorgoncalves.blogspto.com/etiquetas-eletronicas-revolucionam-a-logistica/html - acesso: 28/03/2019.
- Tecnologias
Inovadoras revolucionam a Distribuição Física – disponível em: https://professorgoncalves.blogspto.com/tecnologias-inovadoras-revolucionam-a-distribuicao-fisica/html - acesso: 28/03/2019.
- Inteligência
Artificial aplicada à Logística – disponível em: https://professorgoncalves.blogspto.com/inteligencia-artificial-aplicada-a-logistica/html - acesso: 28/03/2019.
- Realidade
Aumentada está revolucionando a Logística – disponível em: https://professorgoncalves.blogspto.com/realidade-aumentada-esta-revolucionando-a-logistica/html acesso: 28/03/2019.
- Veículos
Autônomos vão acelerar a logística -
disponível em : http://professorgoncalves.blogspot.com/2016/10/veiculos-autonomos-vao-acelerar.html - acesso: 31/03/2019.
Godoy, B. in
Lições incríveis de inovação em logística da Amazon para seu e-commerce –
disponível em: https://www.madae.com.br/blog/licoes-incriveis-de-inovacao-em-logistica-da-amazon - acesso: 15/03/2019.
Blog e-Sales - in Afinal, como usar cloud computing na logística? disponível em
Blog e-Sales - in Afinal, como usar cloud computing na logística? disponível em
https://esales.com.br/blog/afinal-como-usar-cloud-computing-na-logistica/ - acesso: 04/04/2019.
Mecalux - in Computação na nuvem como aliada da cadeia logística - disponivel em - https://www.mecalux.com.br/artigos-logistica/computacao-nuvem-como-aliada-cadeia-logistica - acesso: 04/04/2019.
Mecalux - in Computação na nuvem como aliada da cadeia logística - disponivel em - https://www.mecalux.com.br/artigos-logistica/computacao-nuvem-como-aliada-cadeia-logistica - acesso: 04/04/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário