terça-feira, 17 de outubro de 2017

Por um varejo enxuto

Por um varejo enxuto



As vendas no varejo nos EUA atingiram US $ 3.375 trilhões em 2016 - um salto de 3,9% em comparação com US $ 3,247 trilhões em 2015. Isso sugere que as vendas de comércio eletrônico representaram 11,7% do total de vendas relativas ao ano de 2016.

As vendas na web atingiram US $ 394,86 bilhões no ano passado, representando um aumento de 15,6% em comparação com US $ 341,70 bilhões em 2015. Essa é a maior taxa de crescimento desde 2013, quando as vendas online cresceram 16,5% em relação a 2012, isso é claro nos EUA.

No Brasil, segundo dados divulgados pelo EBit (relatório WebShoppers_35), o comércio eletrônico fechou o ano de 2016 com um faturamento de R$ 44,4 bilhões, representado um crescimento de 7,5% em relação ao ano de 2015 que registrou um faturamento de R$ 41,3 bilhões,

A explosão do comércio eletrônico que, em certa medida, impactou o comércio varejista tradicional de lojas físicas, acaba levando a necessidade imperiosa de tornar seus processos mais enxutos, dentro de um compromisso com a eficiência, qualidade dos serviços e redução de custos.

Na medida em que as compras via internet começam a se tornar um padrão viável para os consumidores, cada vez mais as empresas passam as explorar as aplicações da inteligência artificial (AI), tanto para melhorar a competitividade como objetivando fidelizar os seus clientes.

Por exemplo, a título de curiosidade, o uso dos denominados “Chatbots” ou assistentes de AI são capazes de atender aos requisitos dos clientes através de respostas por comando de voz e mesmo chegam a recomendar produtos através de uma linguagem natural. 

O modelo mais comum que conhecemos são as sugestões de compras que aparecem em nossos monitores todas as vezes que utilizamos os mecanismos de buscas na internet.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos varejistas decorre das margens apertadas que é um ponto crítico para que seja mantida uma adequada competitividade, não esquecendo, é claro, de oferecer um excelente serviço ao cliente.

Embora tal propósito venha de encontro a um verdadeiro desafio, é inevitável essa mudança para que o varejista se torne competitivo diante de uma concorrência cada vez mais acirrada e agressiva.

Algumas medidas básicas devem ser observadas, entre elas podemos destacar: de um lado, considerando a concorrência com a internet (e-commerce) é indispensável que o varejista opere mudanças no seu negócio, transformando-o em um espaço que venha a cativar o consumidor e que esse tenha prazer em estar nele. 

De outro lado, os consumidores não querem mais serem tratados com um mero número ou composição estatística de uma base de dados, eles querem ser tratados como pessoas e nesse aspecto, é indispensável as exigência quanto a contratação de pessoal com perfil adequado para o atendimento no varejo.

Considerando-se um repertório de medidas a serem adotadas para atender aos objetivos explicitados nos parágrafos anteriores, é indispensável que o varejista, na gestão de seu negócio, promova melhorias e aumente a sua competitividade, através de um elenco de programas tais como:
  • Eficiência os processos internos;
  • Redução dos custos de má qualidade;
  • Melhoria nos ciclos dos processos e eliminação de falhas;
  • Melhorias dos níveis de serviços prestados as clientes.
O exame dos pontos elencados, leva-nos a uma comparação com os processos industriais e, por via de consequência, resulta de certa maneira em trazer para o varejo a mesma metodologia disponível e aplicada à indústria, com as devidas adaptações.

Nesse sentido, a metodologia denominada de Seis Sigma é o ponto chave que permitirá ao varejista identificar e mesmo eliminar custos que efetivamente não agreguem valor para seus clientes, promova melhorias em seus processos com resultados no aumento a sua competitividade.

Os projetos de Seis Sigma são focados em uma estratégia denominada de DMAIC que é uma sigla resultante de Definir, Mensurar, Analisar, Incrementar e Controlar, como mostra a figura 2.

Figura 2 – Seis Sigma – Estratégia  DMAIC.

Afinal de contas, de que trata a metodologia Seis Sigma?

De uma forma bem objetiva, poderemos definir essa metodologia como um conjunto de práticas que tiveram início na empresa Motorola que tinha como objetivo sistemático, através de melhorias em seus processos, eliminar defeitos resultantes da conformidade de um produto ou de um serviço com as suas especificações. 

O Seis Sigma é também considerado uma estratégia gerencial destinada a realizar mudanças nas organizações, que resultem em melhorias nos processos, produtos e serviços, tendo como foco a satisfação dos clientes.

Assim, fazer mudanças criando processos internos mais eficientes e que resultem em redução de custos das operações, melhorando significativamente a qualidade e os serviços prestados aos clientes, é essencial para sobreviver nesse mundo altamente competitivo.

Fontes:
Gonçalves, P.S. – in Como a inteligência artificial está revolucionando o varejo – disponível em: http://professorgoncalves.blogspot.com.br/2017/08/como-inteligencia-artificial-esta.html – acesso: 10/10/2017

Santos, V. M. – in Como o Lean Sigma poderia melhorar o Varejo? – disponível em http://www.fm2s.com.br – acesso: 10/10/2017.

DETEC – Departamento Municipal de Desenvolvimento Econômico/SP – in Como o Seis Sigma pode ajudar sua empresa a alcançar a excelência – disponível em http://www.americobrasiliense.sp.gov.br/detec/uncategorized/como-o-seis-sigma-pode-ajudar-sua-empresa-a-alcancar-a-excelencia – acesso: 10/10/2017.

Melo, L. – in O que esperar do varejo brasileiro em 2017 – disponível em https://exame.abril.com.br/negocios/o-que-esperar-do-varejo-em-2017/# - acesso: 10/10/2017.

Zaraban, E. in US e-commerce sales grow 15.6% in 2016  – disponível em: https://www.digitalcommerce360.com/2017/02/17/us-e-commerce-sales-grow-156-2016/ - Acesso: 17/10/2017.

Sennar, K – in Artificial Intelligence in e-commerce – Comparing the top 5 largest – disponível em: https://techemergence.com/artificial-intelligence-in-ecommerce-amaozn-alibaba-jd-com/ - acesso: 10/10/2017.


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