Como
a Inteligência Artificial está Revolucionando o Varejo
Imaginem
a seguinte situação: um cliente adentra a um supermercado com sua lista de
compras e, gradativamente, vai colocando no seu carrinho os produtos que
adquire com base em uma lista de compras que, normalmente, prepara antes de ir
até o supermercado.
Ao
final, quando passa no “check-out”
(figura 2), a primeira solicitação do caixa do supermercado é que ele deverá digitar o número do respectivo CPF/CIC, antes mesmos de iniciar a passagens dos
pedidos pelo leitor de código de barra ou, em casos mais sofisticados, o
próprio cliente passa por um sistema de “check-out”
rápido e ele mesmo realiza seu pagamento, inserindo o seu cartão de crédito na
maquina, sem a necessidade da intervenção de qualquer funcionário do
supermercado.
Figura 2 – Modelos de check out.
Provavelmente,
a maioria dos clientes dos supermercados não têm a menor ideia do que se passa
por trás dessa simples operação de fechamento da compra realizada.
Uma
importante atividade que acontece nesse momento é a coleta de dados do cliente,
principalmente a lista de produto que adquiriu, cujo objetivo primordial é dar
suporte a um sistema de gestão mais sofisticado com o uso da tecnologia da
informação e inteligência artificial.
Um exemplo é o sistema desenvolvido pela IBM que utiliza e produz análises importantes - combinando dados de padrões de navegação na web, mídias sociais, previsões da indústria, registros de clientes existentes, etc. - para prever tendências, preparar a demanda, identificar clientes, otimizar preços e promoções, monitorando as análises e resultados em tempo real (figura 3).
Um exemplo é o sistema desenvolvido pela IBM que utiliza e produz análises importantes - combinando dados de padrões de navegação na web, mídias sociais, previsões da indústria, registros de clientes existentes, etc. - para prever tendências, preparar a demanda, identificar clientes, otimizar preços e promoções, monitorando as análises e resultados em tempo real (figura 3).
Figura 3 – Big Data & Analytics no varejo.
Para os leitores mais interessados, sugerimos o vídeo do link abaixo:
Todo esse processo é desenvolvido através de poderosos algoritmos computacionais aliados à learning machine (aprendizado da máquina), capaz de identificar os clientes, descobrir suas preferências de compras, identificar disponibilidade de estoques, ajustar novas encomendas de produtos etc.
Embora hoje essa fantástica tecnologia criadora de sistemas inteligentes, em face dos custos elevados, ainda está disponível para grandes empresas varejistas, pouco a pouco, ela avança na oferta de soluções para pequenos varejistas.
Todo esse processo é desenvolvido através de poderosos algoritmos computacionais aliados à learning machine (aprendizado da máquina), capaz de identificar os clientes, descobrir suas preferências de compras, identificar disponibilidade de estoques, ajustar novas encomendas de produtos etc.
Embora hoje essa fantástica tecnologia criadora de sistemas inteligentes, em face dos custos elevados, ainda está disponível para grandes empresas varejistas, pouco a pouco, ela avança na oferta de soluções para pequenos varejistas.
É
claro que todo esse processo não se desenvolve tão somente para as redes
físicas de varejo! Unindo uma abordagem de omni
canal, onde o cliente pode fazer contato com a empresa através de vários
canais, possibilitando que esse cliente possa continuar sua comunicação com a
empresa através de outro canal; o sistema consolida as informações produzindo
uma poderosa ferramenta para alavancar vendas e, por exemplo, em tempo real, poderá enviar inputs para que sejam ajustados os estoques em conformidade com a
exigências dos clientes.
Outra
tecnologia que também desponta com grande potencial para os varejista é o uso
da AR (Realidade Aumentada) que permite ao cliente interagir de acordo com suas
preferências, com por exemplo, o “case” descrito pela J. Walter Thompson
Intelligence que trata do uso da realidade aumentada na área de modas:
“Em Paris, um carro-chefe da Nike nos Champs-Élysées estreou uma experiência de AR na loja no outono passado. Os compradores podem personalizar seus tênis por meio de um tablet, depois projetar seu design em um sapato branco, para uma pré-visualização em tempo real de seu produto personalizado. O aplicativo "DressingRoom" da Gap, apresentado no Consumer Electronics Show, permite aos usuários personalizar um modelo 3D virtual para suas proporções”.
“Em Paris, um carro-chefe da Nike nos Champs-Élysées estreou uma experiência de AR na loja no outono passado. Os compradores podem personalizar seus tênis por meio de um tablet, depois projetar seu design em um sapato branco, para uma pré-visualização em tempo real de seu produto personalizado. O aplicativo "DressingRoom" da Gap, apresentado no Consumer Electronics Show, permite aos usuários personalizar um modelo 3D virtual para suas proporções”.
Os
benefícios projetados por essas tecnologias são enormes!
Por exemplo, do lado do consumidor, através do aprendizado de máquina, será possível conhecer suas preferências e com essa ferramenta, será possível oferecer ao consumidor exatamente o que ele necessita. Do lado do varejista, o sistema poderá fornecer sugestões para arrumação dos produtos no interior da loja, com objetivo de que os consumidores adquiram mais produtos ou disponibilizando do site de vendas os produtos de acordo com as preferências dos clientes.
Por exemplo, do lado do consumidor, através do aprendizado de máquina, será possível conhecer suas preferências e com essa ferramenta, será possível oferecer ao consumidor exatamente o que ele necessita. Do lado do varejista, o sistema poderá fornecer sugestões para arrumação dos produtos no interior da loja, com objetivo de que os consumidores adquiram mais produtos ou disponibilizando do site de vendas os produtos de acordo com as preferências dos clientes.
A inteligência
artificial gradativamente vai adentrando no varejo e dentro de pouco tempo,
sistemas inteligentes estarão disponíveis, a baixo custo, para pequenos
varejistas.
É só uma questão de tempo!
É só uma questão de tempo!
Fonte:
Dreher, F. in
Watson oferece 18 ferramentas gratuitas em plataforma de nuvem da IBM - disponível
emhttp://idgnow.com.br/ti-corporativa/2016/02/26/watson-oferece-18-ferramentas-gratuitas-em-plataforma-de-nuvem-da-ibm/
- acesso: 26/08/2017.
O Negócio do
Varejo - Varejistas usam inteligência artificial para personalizar experiência
do cliente – disponível em: http://onegociodovarejo.com.br/varejistas-usam-inteligencia-artificial-para-personalizar-experiencia-do-cliente/
- acesso: 26/08/2017.
Genaro, G. - O
que vem por aí no varejo em 2017 – disponível em http://www.segs.com.br/seguros/50903-o-que-vem-por-ai-no-varejo-em-2017.html
- acesso: 26/08/2017.
Fagellia, D. –
in Artificial Intelligence in Retail – 10 Present and Future Use Cases –
disponível em https://www.techemergence.com/artificial-intelligence-retail/
- acesso: 26/08/2017.
Hudson, M. – in
How Artificial Intelligence (AI) Can Help Retail – disponível em : https://www.thebalance.com/how-artificial-intelligence-will-change-retail-4143281
- aceso: 26/08/2017.
Rossollilo, M. in
3 Ways Retailers Are Using Artificial Intelligence to Help Save Stores - disponível
em: https://www.fool.com/investing/2017/06/03/3-ways-retailers-are-using-artificial-intelligence.aspx
- acesso: 26/08/2017.
Professor, a inteligência artificial tem potencial de dominar todas as áreas de negociação existentes na face da terra, seja de produtos tangíveis ou não. Belo post! Até segunda feira.
ResponderExcluirAtenciosamente,
Yago Salgado