quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A EXPANSÃO DO CANAL DO PANAMÁ

A EXPANSÃO DO CANAL DO PANAMÁ


Com um aporte de recursos da ordem de US$5,25 bilhões, deverá ser inaugurada em abril de 2016 a nova expansão do Canal do Panamá.

Essa expansão vai implicar na necessidade de os operadores logísticos, em especial carregadores e transportadoras, a reestruturar suas atividades com a finalidade de atender as novas estratégias e novas operações, principalmente em função do aumento da complexidade que vem surgindo no campo da logística.

A figura 2 apresenta como ficará a nova capacidade de fluxo do Canal do Panamá após a sua expansão.

Figura 2 – Expansão do Canal do Panamá.
Fonte: www.washingtonpost.com/wp-srv/special/world/modernization-of-panama-canal/

Essa é a primeira grande reforma que o Canal do Panamá sofreu, desde a sua abertura em 1914 e será de grande impacto na indústria logística global, muito especialmente no que se refere ao manuseio e transporte de cargas para os EUA. 

Hoje o volume de carga que passa pelo canal vem excedendo a sua capacidade no escoamento de navios o que vem causando engarrafamentos, muito especialmente nos horários de pico. 

Estimativas projetadas pela The Boston Consulting Group e CH Robinson indicam que haverá um aumento de 10% no tráfego de contêineres entre a Ásia e os Estados Unidos que serão redirecionados dos portos da Costa Oeste para os portos da Costa Leste, até o ano 2.020.

A expansão do canal envolverá tanto as questões de capacidade de fluxo, com também o aumento da capacidade de carga dos vasos de transporte, uma vez que absorverá a nova geração de navios, como por exemplo, a linha Panamax (figura 3) que tem capacidade de transportar em seu bojo até 18.000 contêineres de 20 pés equivalentes (TEUs).

Importante registrar que esses novos navios cuja extensão chega a cerca de quatro campos de futebol americano (aproximadamente 440 metros), são responsáveis por 16% da frota de contêineres existente no mundo.

Figura 3 – evolução da capacidade dos navios de contêineres
Fonte: www.washingtonpost.com/wp-srv/special/world/modernization-of-panama-canal/

Se por um lado, essa expansão aumentará consideravelmente o fluxo de transporte através do Canal do Panamá, de outro ela acabará impulsionando a necessidade de novos investimentos logísticos para dar suporte a esse aumento de fluxo, como por exemplo, ampliação de portos, o mesmo acontecendo com a profundidade dos seus canais e a instalação de guindastes de maior capacidade.

A nova frota de navios de grandes capacidades e o aumento da velocidade operacional do sistema do Canal do Panamá é um binômio que vai alavancar também investimentos para a modernização das instalações portuárias.

Decisões de investimentos, assim como o redirecionamento das rotas dos veículos de transporte dos modais rodoviários e ferroviários serão influenciadas por essa expansão.

O mesmo acontecerá com relação ao trade-off experimentado pelos transportadores na equação de “velocidade de transporte versus custos” aliado ao aumento nos serviços de distribuição o que, de certa forma, também impulsionará o crescimento de novos investimentos em centros de distribuições para atender a crescente demanda de produtos.

A AAPA (Associação Americana de Autoridades Portuárias) estima que os investimentos na expansão de portos e instalações portuárias privadas deverão envolver aproximadamente US$ 9,0 Bilhões!

Essas reformas podem ser divididas em três configurações:
  • Novas malhas terrestres – através de rodovias e ferrovias;
  • Novas ampliações aquaviárias – através do alargamento e aumento da profundidade dos portos para se adequarem a nova categoria de navios;
  • Novas estruturas portuárias – através da ampliação e modernização da infraestrutura portuárias, como por exemplo, uso de guindastes de maior capacidade de carga e maior velocidade na transferência dessas cargas entre modais.
As estimativas nesse âmbito, segundo a AAPA é de que 125 novos projetos sejam destinados melhorias na infraestrutura.

Indiscutivelmente, além de aumentar a sua capacidade de operação, a ampliação do Canal do Panamá, produzirá um efeito dominó, por impulsionar consideravelmente  a oferta de infraestrutura em todas as suas vertentes que serão propagadas ao longo de todas as cadeias de suprimentos.

Fonte:
Robinson C.H. and others in Wide Open - How the Panama Canal Expansion - Is Redrawing the Logistics Map. - BCG Report – 2015.
Washington Posts – Modarnization of Panama Canal  - www.washingtonpost.com/wp-srv/special/world/modernization-of-panama-canal/ - acesso: 21/12/2015. 
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PAULO SÉRGIO GONÇALVES é engenheiro pela Universidade Federal do E.E.Santo, M.Sc. em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e MBA em Estratégia Empresarial.
Professor do IBMEC Educacional – Unidade Rio de Janeiro.
Autor de três obras didáticas:
Administração de Materiais – 4a. Edição – Editora Elsevier
Administração do Estoques – Teoria e Prática – em coautoria com E.Schwember – Editora Interciência.

Logística e Cadeia de Suprimentos – O Essencial – Editora Manole.

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