quinta-feira, 17 de abril de 2014

Copa do Mundo e os Riscos Logísticos da Transmissão de Doenças.

COPA DO MUNDO E OS RISCOS
LOGÍSTICOS DA TRANSMISSÃO DE DOENÇAS

O Brasil sede da Copa de 2014 cujos eventos terão lugar entre junho e julho receberá um volume razoável de estrangeiros que estarão circulando por todo o País, muito especialmente nas cidades aonde acontecerão as partidas futebolísticas. É claro que essa elevada concentração de pessoas circulando por todos os espaços do nosso território traz consideráveis riscos logísticos relacionados à transmissão de doenças infectocontagiosas que rondam todo o nosso planeta.
Na Copa do Mundo de 2010 que aconteceu na África do Sul quando, segundo estimativas dos responsáveis pelo evento, cerca de 350.000 pessoas transitaram pelas arenas das pelejas através de visitas realizadas nas oito cidades nos meses em que o evento se realizou. Em face desse evento, ocorreu um aumento na transmissão de doenças, pois os indivíduos passaram a função de verdadeiros “operadores logísticos” na transmissão de vírus, bactérias e outros tantos microrganismos. O resultado após a Copa na África foi uma disseminação da gripe e do sarampo em todo o planeta.
E é claro que o Brasil não estará inume a isso!
Eventos internacionais de grande concentração de pessoas sempre é um verdadeiro pesadelo para os órgãos governamentais, principalmente para aqueles ligados ao setor da saúde. Isso ocorre muito especialmente devido a dificuldade em criar medidas preventivas e de controle quanto à mobilidade e acesso dos turistas por todo o território nacional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) vem mantendo-se alerta em face de grandes concentrações de pessoas em eventos internacionais que podem colocar a população em grande exposição a diversas doenças infectocontagiosas e mesmo com as possibilidades de uma provável epidemia.
Como alertam os órgãos Oficiais de Saúde Pública: “muitas doenças foram erradicadas ou controladas em nosso país, mas correm o risco de retornarem com a Copa do Mundo”.  Uma delas é a poliomielite que foi erradicada no Brasil há 25 anos ! E bom lembrar que essa doença pode ser transmitida através da ingestão de água e alimentos contaminados, devido à precariedade de certas regiões brasileiras e também pelo fato de muitas pessoas ingressarem no país oriundos de regiões onde a erradicação da doença ainda não foi estabelecida.
Só para termos uma ideia, no planeta existem onze regiões onde o vírus de poliomielite selvagem ainda atinge as populações! Existem também áreas com intensa vigilância pela OMS visto que em 2013 essas áreas foram acometidas do vírus da poliomielite: Nigéria, Camarão, Somália, Síria, Etiópia, Quênia e Índia.
E uma pergunta sobre a logística perversa da transmissão de doenças se faz presente: quantos torcedores originários desses países estarão desembarcando e circulando no Brasil durante a Copa do Mundo? Quais os riscos aos quais estaremos submetidos?
Outro grande vilão dessa história que vem preocupando as autoridades sanitárias é o sarampo que está novamente surgindo entre os humanos, muito especialmente, segundo a OMS, devido à baixa cobertura vacinal na população do planeta. A OMS reportou em 2013 vários casos de sarampo emergindo por todo o planeta em países como: Paquistão, Geórgia, Holanda, França, Itália, Espanha, Romênia, Reino Unido e Austrália! Mesmo nos Estados Unidos já foram reportados 20 casos de sarampo neste ano de 2014. Neste sentido a ONU tem como meta primordial a vacinação de cerca de 90% da população mundial, em especial as crianças.
Também é preocupante os recentes alertas de pesquisadores franceses e brasileiros sobre  o vírus Chikungunya (causa sintomas semelhantes aos da dengue) que poderá se tornar uma epidemia sem precedentes nas Américas, de acordo com a pesquisa publicada no "Journal of Virology", muito especialmente devido a Copa do Mundo,  pois pessoas vindas de outros países ou cidades para ver os jogos em Estados de diferentes regiões do país podem estar infectadas.
Outras doenças também estarão presentes, entre elas as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) como HIV, Hepatite B e HPV, além de doenças contagiosas por transmissão respiratória como é o caso da meningite meningocócica cuja transmissão está diretamente relacionada à grande aglomeração de pessoas como é o caso da Copa do Mundo. Além de tantas outras enfermidades provocadas pela ingestão de água e alimentos contaminados que acabam provocando transtornos à população.
Em resumo na Copa do Mundo o importante é competir e no campo pessoal o importante é estar prevenido! Vamos torcer sem descuidar da nossa prevenção contra essas doenças que infelizmente estarão nos visitando proximamente!
Em caso de dúvidas, consulte o seu médico !

Fonte:
Polio - Global Eradication Iniciative - http://www.polioeradication.org – acesso: 11/04/2014.
http://www.anvisa.org.br – acesso 11/04/2014.
Copa do Mundo 2014: como evitar o aumento de doenças infectocontagiosas http://www.iminite.com.br/blog/?p=256 – acesso 11/04/2014.
Poliomielite: sintomas, transmissão e prevenção - http://portal.fiocruz.br – acesso 15/04/2014.
Sarampo: sintomas, transmissão e prevençãohttp://portal.fiocruz.br – acesso 15/04/2014.
Perigo de transmissão de doenças durante a Copa é abordado em programa da Rádio https://www.ufmg.br/online/arquivos/032846.shtml - acesso: 15/04/2014.
Novo vírus transmitido pelo mosquito da dengue pode chegar ao país em breve http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2014/04/08/novo-virus-transmitido-pelo- -da-dengue-pode-chegar-ao-pais-em-breve.htm – acesso 16/04/2014.
______________________________
Paulo Sérgio Gonçalves é M.Sc. em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ e professor do IBMEC/RJ e autor das seguintes obras didáticas:
  • Administração de Estoques - Teoria e Prática - em coautoria com E.Shwember -Ed. Interciência.
  • Administração de Materiais - 4a. Edição - Editora Elseiver
  • Logística e Cadeias de Suprimentos - O Essencial - Ed. Manole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário