quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

LOGISTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

É indiscutível o impulso que a logística obteve em função do apoio que recebeu a partir do momento em que as suas operações passaram a contar com os recursos da tecnologia da informação.
De um lado, o uso de código de barras no controle dos estoques e na gestão da demanda, facilitou consideravelmente os processos, permitindo otimizar os custos dos estoques sem reduzir o nível dos serviços em termos de disponibilidade de produtos e leque de opções na compra de diversos itens.
De outro, a tecnologia da informação e a internet propiciaram uma grande alavancagem no incremento dos negócios e abriram uma gama de possibilidades no comércio de bens e serviços através da web.
Aliada da logística e operada pela tecnologia da informação está a denominada etiqueta inteligente (também conhecida como e-tag) que trabalha com a tecnologia de rádio freqüência (RFID).
Essas etiquetas têm propriedades especiais: acumulam informações sobre o produto (características, validade etc.), facilitam, por exemplo, o controle dos inventários sem a necessidade de contagem física individual de cada produto (basta utilizar um sensor especial que “lêem” a disponibilidade do produto nas prateleiras) além de terem a possibilidade de serem rastreadas, ou seja, é possível saber exatamente em que local se encontra o produto.
Embora a tecnologia da informação venha a criar um novo ambiente de negócios e permitir a realização de compras via internet, desnecessário dizer que os produtos adquiridos pelos clientes e consumidores precisam chegar aos seus destinos finais em condições de uso, de forma mais rápida possível e com o menor dispêndio energético (custos representam, segundo nossa ótica, dissipação energética!).
Assim é necessário prover a logística de meios suficientemente ágeis para que não quebremos as expectativas do cliente que ao eleger, via internet, o produto que almeja não fique aguardando longos e intermináveis dias para receber o tão desejado produto!
A velocidade com que as transações são realizadas via web geram grandes expectativas que se traduzem numa alta ansiedade no desejo do cliente em ter a posse do produto adquirido o mais rápido possível.
Aqui um registro dramático: a falência da eficiência dos ECT na entrega de documentos, cartas e mesmo SEDEX! Fato que vem prejudicando o processo muito utilizado por inúmeras empresas para a remessa dos produtos adquiridos via internet e que tinham como ponto de apoio uma logística ágil em um ambiente de elevado desempenho que existia no sistema de entregas realizadas pelos correios.
Hoje existem empresas bastante ágeis nesse processo. Encomendas realizadas via internet em um sábado são recebidas pelo cliente na segunda-feira pela manha!
Para esse objetivo se tornar uma realidade deveremos ter um bom aporte de recursos logísticos disponíveis, desde o processamento do pedido e sua validação através de links com as empresas de cartão de crédito ou mesmo certificação do pagamento nos casos de compra via boleto bancário, até um eficiente sistema de entregas porta-a-porta.
Paralelamente a esse encantamento tecnológico foram associados outros dispositivos igualmente interessantes, como por exemplo, uma geladeira inteligente! Ela tem a capacidade de “ler” o estoque de cada item nela armazenado e então “pedir” o produto diretamente ao supermercado mais próximo!
Enquanto isso, o feliz proprietário dessa maravilhosa máquina tecnológica se encontra diante de uma TV de alta resolução com um pacote de pipoca e um litro de refrigerante se deliciando visualmente e se consumindo em sedentarismo! Esse é o lado trágico das facilidades tecnológicas! Não é sem razão que a taxa de obesidade cresce assustadoramente em todo o planeta!
Todo esse verdadeiro arsenal em tecnologia da informação disponível e de apoio as operações logísticas se tornaria absolutamente dispensável se a logística de distribuição física não estiver funcionando adequadamente!
Para tanto ela deverá ser municiada de condições operacionais que lhe permitam agilidade nos processos e eficiência nas entregas!
O uso de serviços de apoio tais como: motocicletas, terceirização das entregas mediante uso de empresas especializadas, são recursos indispensáveis para a sobrevivência empresarial em um campo que demanda cada vez mais senso de oportunidade e rapidez no trato dos anseios e satisfação de clientes e consumidores.

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